google inbox 1

Meio mundo utiliza o Gmail e, como é lógico, meio desse meio mundo não gosta de modificações naquilo que pensa dominar. Vai daí, e porque a Google levou a peito as críticas mais vorazes em relação às últimas actualizações do seu monstro Gmail, preferiu apresentar uma aplicação própria de nome INBOX. Se uns dizem que o novo Inbox é a mistura entre o Gmail e o Google Now, podem até ter alguma razão. Na verdade, ainda não o experimentei pois nesta fase o serviço só está disponível através de convite. Mas é fácil conseguir um.

O certo é que o Inbox é mais moderno, userfriendly para quem usa mobile e deixa o PC para segundo plano, prometendo juntar uma quantidade de serviços num só. O melhor é ver o vídeo explicativo e ler o comunicado oficial:

 

Gooogle Inbox anim

 

Agrupamento (bundles): uma forma simples para se manter organizado

O Inbox expande as categorias que disponibilizámos no Gmail no ano passado, facilitando a interacção com emails do mesmo género de uma só vez. Por exemplo, todos os seus recibos de compras ou extractos das contas bancárias são agrupados para que consiga rapidamente identificá-los e fazer a respectiva triagem. Mais, até pode ajudar a Inbox a adaptar-se ao seu trabalho ao indicar que emails gostaria de ver agrupados.

Destaques: a informação importante acessível com um simples olhar

O Inbox destaca a informação chave das mensagens importantes, tais como, os detalhes do voo que reservou online, informações de eventos e fotos e documentos enviados para si pelos seus amigos e familiares. O Inbox até lhe mostra informação útil da Internet que não estava mencionada no email original, como por exemplo, o estado do voo em tempo real ou encomendas. O agrupamento e os destaques trabalham em conjunto de forma a que tenha acesso à informação que realmente precisa, num abrir e fechar de olhos.

Lembretes (reminders), Notas (assists) e Silenciamento (snooze): ferramentas para cuidar do seu negócio

O Inbox permite que se foque nas suas prioridades ao informá-lo dos seus próprios Lembretes, desde o comum “Recolher a roupa na lavandaria” ao lembrete daquela ideia extraordinária para o negócio. Independentemente daquilo que precisa de ser lembrado, o seu inbox torna-se um local central para acompanhar as coisas de que não pode esquecer-se.

E por falar, no que temos de fazer, o Inbox ajuda-o a cruzar as tarefas que tem de fazer através de notas – informação básica que poderá necessitar para concluir a sua tarefa. Por exemplo, se adiciona um lembrete para telefonar à Loja de Informática, o Inbox vai informá-lo do número de telefone da loja e o respectivo horário de funcionamento. As notas também trabalham para o seu email. Se fizer uma reserva online num determinado restaurante, a Inbox adiciona um mapa ao seu email de confirmação dessa mesma reserva. Reserve um voo online, e o Inbox fornece-lhe um link para fazer o check in.

Mas é claro, que nem tudo é para ser feito NA HORA. Sempre que se encontrar num local menos próprio ou precisar de se focar noutro assunto, o Inbox permite silenciar emails e os lembretes do silenciamento (snooze). Pode programar para surgirem noutra altura ou quando chegar a outro local, como a sua casa ou escritório.

Comece hoje a utilizar o Inbox

Começámos hoje a enviar os primeiros convites para os utilizadores experimentarem o Inbox e cada novo utilizador poderá convidar os seus amigos. Poderá também enviar-nos um email para inbox@google.com a solicitar um convite que serão entregues à medida que forem estando disponíveis.

Quando começar a utilizar o Inbox, vai notar logo que não é o mesmo que o Gmail – e é esse o ponto. Enquanto continua a poder utilizar o Gmail, o Inbox é uma nova viagem, uma forma melhor de regressar ao que é importante. E mal podemos esperar para partilhá-la consigo.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts