1

Coco, cujo nome científico é Cocos nucífera L., pertence á família das Palmáceas. A sua origem é alvo de discórdia, podendo ser encontrado no Sudeste Asiático ou no Nordeste da América do Sul. Contudo, sabe-se que o fruto apresenta uma excelente capacidade de reprodução e de adaptação ao solo, sendo muito bem aceite em zonas mais quentes e arenosas, como as tropicais.

O coco é um fruto seco simples que se classifica como drupa fibrosa, que forma a polpa do fruto. No interior da casca que recobre o fruto é possível encontrar uma casca lisa, com uma polpa que vai de gelatinosa a seca, dependendo do grau de maturação do fruto. Possui um sabor bastante suave e pode ser consumido fresco (polpa), desidratado ou sobre a forma de água.

O Coco é bastante rico em água, minerais e vitaminas que actuam de forma preventiva no aparecimento de doenças cardiovasculares e doenças cancerígenas.

Pode ser utilizado na culinária, através da sua polpa, água de coco, óleo de coco ou na forma de “leite” de coco.

Nós adoramos Coco e utilizamos muitas vezes este ingrediente para confeccionar sobremesas mas também entradas ou como complemento em alguns molhos.

Para nós o Coco transporta magia e passa-a a tudo em que está presente, quando sentimos o seu aroma e o seu sabor somos transportados para um ambiente tropical, fresco, mágico…

Assim, deixamos aqui uma deliciosa Mignardise, como não podia deixar de ser, à base de Coco e leite condensado. Fácil de confecionar, de textura húmida e suave derrete-se na boca, revela a surpresa da amêndoa e faz-nos sonhar…

2

RECEITA

Ingredientes : 

  • 300g de leite condensado
  • 200g de coco
  • amêndoas inteiras torradas (sem pele) q.b.
  • coco para envolver q.b.

3

Modo de Preparação: 

Numa taça, junte o leite condensado e o coco e envolva muito bem, com as mãos, até ter uma pasta homogénea. Cubra com pelicula e deixe descansar 1 hora.

Com as mãos molde pequenas bolas, colocando no seu interior uma amêndoa, e coloque-as em caixinhas de papel. Estão prontas para servir!

nota: não os coloque no frigorífico pois secam ligeiramente, se o fizer retire-os antes de servir

4 5

Receitas, truques, dicas, utensílios… por Travessa das Bolinhas Vermelhas

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts