2016Ford_KaPlus_WhiteFront_BlackRear

Fui a Madrid conhecer a nova aposta da Ford para o segmento B: um Ford Ka muito crescido e que nada tem a ver com o modelo icónico que lhe empresta a identidade. O novo Ka tem um símbolo “+” que se deve ler por Ka Plus e promete se uma dor de cabeça para os modelos de entrada de gama no segmento B (Hyundays, Skodas, Kias) deixando a grande batalha com os mais apetecíveis germânicos e japoneses para o “mestre” Ford Fiesta. Ou seja, e já para tirar esta dúvida do caminho, o Ka+ não vem canibalizar as vendas do Fiesta mesmo inserido no mesmo segmento. Pelo contrário, pode fortalecer as vendas da marca no sector.

Cada carro foi entregue a uma dupla de jornalistas (e claro que fiquei com o número 5). À pendura, fui apreciando a qualidade de construção, o design e os 21 espaços para arrumação de objectos. Uma coisa é certa: este Ka+ tem um interior muito aprazível e bastante espaçoso. “É e será sempre uma escolha racional” como explicou Paz Camarero, Gestora de Produto Segmento B, ao contrário da paixão e do gosto desportivo que está mais colado ao Fiesta. Já ao volante, percebi-lhe uma boa direcção para muita fluidez no trânsito urbano. É confortável mesmo que com um amortecimento um pouco duro e algo solto atrás numa ou outra travagem mais brusca. Existem pormenores interessantes como o banco corrido atrás e a abertura da bagageira , apenas possível através do comando da chave ou botão no painel de comandos. Mais tarde explicaram-me que a ausência de um botão exterior vai ajudar a demover os amigos do alheio. Esta bagageira tem 270 litros e conta ainda com pneu de substituição normalizado. Um “plus” importante.

Paz Camarero continuou a apontar as vantagens do Ka+: “É funcional, divertido de conduzir, tem a fiabilidade e durabilidade tradicional Ford, muito espaço, 5 portas, é confortável e pouco guloso (4,9 l/100 em circuito misto)”. Tudo isto será experimentado aquando o ensaio em terras lusas marcado para breve. Mas, neste primeiro contacto, apercebi-me imediatamente de algumas vantagens enumeradas e fiquei surpreso com o espaço interior que sugere albegar 5 adultos.

Ora a grande questão que se coloca é também o preço a que este Ka+ será proposto em Portugal. E a verdade é que começa nos 10.670€ (menos de 10.000€ com campanha de lançamento na versão base) o que o torna numa boa proposta.

campanhas de lançamento em vigor até dia 31 de Dezembro de 2016

· Campanha de marketing para ambas as versões: 750 euros. Caso o cliente opte pelo financiamento Ford Crédito poderá acrescer 1.050 euros · Principal equipamento de série: o Ford KA+ Essential 70cv - fecho de portas com controlo remoto, Controlo Electrónico de Estabilidade com Assistência ao Arranque em Subida, Limitador de Velocidade, sistema Ford Easy Fuel, faróis de nevoeiro, sistema de detecção de deflação de pneus, airbags dianteiros, airbags de cortina dianteiros e traseiros, luzes de travagem de emergência, computador de bordo e luz avisadora de mudança de velocidade § Equipamento opcional: Pack Cool (ar condicionado manual e rádio CD com Bluetooth e MyFordDock (para colocação de telemóvel, GPS, dispositivos de música); Pack Fumador, roda suplente convencional e alarme de perímetro o Ford KA+ Ultimate 85cv – ao equipamento de série atrás descrito para a versão Essential, acresce: Ford SYNC com controlo por voz em português e com sistema AppLink, assistência de emergência, Ford MyKey § Equipamento opcional: ar condicionado automático, volante em couro com ‘cruise control’, bancos dianteiros aquecidos, sistema de áudio DAB, sensores de estacionamento traseiros, vidros eléctricos, espelhos aquecidos e rebatíveis electricamente, vidros escurecidos e jantes de liga leve de 15 polegadas

“A Ford tem uma longa história de oferecer modelos pequenos acessíveis, propostas que são simultaneamente práticas, económicas e divertidas de conduzir,”, disse Jim Farley, VicePresidente Executivo e Presidente da Ford Motor Company para a Europa, Médio Oriente e África. “O KA+ é fiel a essa tradição, reunindo uma enorme quantidade de valor para um modelo compacto, garantindo uma ágil dinâmica de condução e um habitáculo confortável e com espaço interior referencial na classe.”

Pormenores interessantes

Entre os espaços de arrumação inclui-se o denominado MyFord Dock, ao centro do painel de instrumentos, que permite aos ocupantes arrumar, colocar e recarregar dispositivos móveis, como telemóveis e sistemas de navegação. Bolsas nas portas podem receber uma garrafa de 1,0 litro, uma garrafa de 0,6 litros e um pequeno guarda-chuva. Há ainda um compartimento escondido no fundo do painel de instrumentos que só é acessível quando a porta do condutor é aberta, permitindo nele esconderem-se objectos de maior valor. O condutor e os passageiros podem arrumar facilmente bebidas nos dois porta-copos disponíveis para os lugares da frente e traseiros.

Motores e equipamento

O novo KA+ conta com uma oferta mecânica simplificada combinada com uma transmissão manual de cinco velocidades, com base num novo e eficiente bloco a gasolina Duratec de 1,2 litros, oferecendo o máximo valor aos consumidores. Está disponível com 70 e 85 cv de potência, deriva da mesma família do bloco de 1,25 litros do modelo Fiesta, integrando abertura das válvulas independente e temporizada para um melhor desempenho e eficiência de combustível e emissões.

O equipamento de segurança de série inclui seis airbags e um Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus que alerta os condutores com uma luz avisadora quando um pneu está significativamente abaixo da pressão devida.

Os clientes podem seleccionar entre dois níveis de equipamento de série para o KA+, um para o derivativo de 70 cv e outro para a variante de 85 cv, sendo que ambos partilham:  Ar condicionado manual, Sistema de comunicações e de entretenimento Ford SYNC com activação por voz, com sistema AppLink que permite a activação vocal de um leque de apps de smartphone, Sistema Ford MyKey, que permite aos proprietários definir a velocidade máxima, os limites do volume de áudio, e que os recursos de segurança não são desactivados.

ka8

Todos os KA+ contam com equipamento de série abrangente, incluindo vidros dianteiros e retrovisores exteriores eléctricos, fecho de portas com controlo remoto, Controlo Electrónico de Estabilidade com Assistência ao Arranque em Subida, Limitador de Velocidade e sistema Ford Easy Fuel.

Ao escolher a versão de 85 cv, os clientes podem especificar uma variedade de atractivos opcionais, incluindo-se o controlo eletrónico da temperatura, volante em couro com cruise control, bancos dianteiros aquecidos, sistema de áudio DAB, sensores de estacionamento traseiros, vidros traseiros eléctricos, espelhos aquecidos e rebatíveis electricamente, escurecidos e jantes de liga leve de 15 polegadas.
As edições especiais exclusivas e estilizadas KA+ Black & White estarão igualmente disponíveis para encomenda ainda este ano. As edições KA+ Black & White contrastam a cor da carroçaria em preto com o tejadilho e retrovisores em branco, ou a carroçaria em branco com o tejadilho e retrovisores em preto. Ambas as versões terão jantes de liga leve de 15” em preto e só estarão disponíveis exclusivamente com o motor a gasolina Duratec de 1.2 litros e 85cv.

“Escolher um automóvel compacto não deve ser sinónimo de cedências,” disse Darren Palmer, Director de Linha de Pequenos Modelos, da Ford Europa. “O nosso novo KA+ cumpre com os mais elevados padrões definidos pelos nossos modelos compactos Fiesta, B-MAX e EcoSport, proporcionando estilo, espaço, tecnologias avançadas e refinamento que os clientes europeus procuram.”

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts