O Fossil Gen 5 é um novo smartwatch que corre Wear OS. Será que a marca conseguiu dar o salto qualitativo para ser um player no mercado?

Smartwatch FOSSIL Gen 5 Xá das 5 Review

Tecnicamente, o Fossil Gen 5 está muito composto com processador Snapdragon 3100, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna, um ecrã táctil de formato tradicional, ou seja, circular, de 1,23 polegadas com diâmetro de 44 mm, onde cabem três botões de acção, o do centro rotativo, um microfone e uma coluna. Sim, dá para imitar o Dick Tracy com este Fossil.

O Fossil Gen 5 é, na unidade que me chegou para review e que se denomina Carlyle HR Black Silicone, muito bonito e elegante num corpo preto com correia do mesmo tom e do material mencionado.

Existem inúmeras opções o que é de assinalar. A dimensão é adequada para pulsos masculinos e a qualidade de imagem muito satisfatória, mesmo com o automatismo do brilho que vai percebendo com maior ou menor rapidez, o contraste que deve assumir durante o dia.

E é durante o dia que usamos um relógio, portanto, a bateria tem de aguentar, no mínimo, 24 horas para que um smartwatch moderno seja uma opção.

Bateria

Ora a Fossil trabalhou bastante neste campo e para oferecer maior autonomia permite-nos escolher que tipo de utilização queremos, desde a escolha das notificações a receber, à própria utilização enquanto apenas relógio, por exemplo.

Com tudo ligado e a todo o gás, posso adiantar que fiquei surpreendido com o tempo de duração, pois aguenta bem dois dias plenos de actividades o que é muito razoável. Em modo simples de relógio chega quase a durar uma semana, o que é perfeito para um fim de semana prolongado, por exemplo.

Smartwatch FOSSIL Gen 5 Xá das 5 Review

Botões

O central, de maior dimensão, tem funções base associadas, como entrar no menu ou sair das acções, mas como é rotativo, torna-se o elemento mais frequentemente utilizável. É fácil fazer up & down das notificações, menus, etc., o que facilita em muito a leitura de todas as notificações e textos.

Por falar nelas, existem cores e bonecada suficientes para que a consulta seja rápida e até divertida e a qualidade do ecrã ajuda e muito à sua leitura.

 Os dois botões que emolduram o central têm funções de atalho programadas, como o Google FIT, mas podemos reprograma-los a nosso bel prazer, bastando entrar no menu de personalização onde vamos encontrar muitas funções.

Coluna e microfone

Deixem-me dizer-vos que, como utilizador de smartwatch, são das funções mais úteis que podemos pedir para algo que transportamos no pulso e que nos acodem em situações mais complicadas, como termos deixado o telefone longe e não podermos ir buscá-lo ou ligar o assistente e chamar por socorro se nos encontrarmos numa má situação.

Pode parecer estranho, falar para um relógio, mas é útil, principalmente com o Google Assistant.

É perfeito para deixar recados ou chamar alguém com quem queremos falar. E a coluna serve também como alarme sonoro de compromissos ou outros, para além de reproduzir mensagens ou fazer ouvir a voz do nosso interlocutor.

Outro factor positivo, é a forma como interagimos com quem nos envia uma mensagem. Podemos responder-lhe por voz, por texto, porque temos direito a um teclado completo, escolher uma das respostas rápidas pré-programadas ou, e esta é a parte mais cool, desenharmos um qualquer boneco.

Com sorte, a inteligência artificial do sistema reconhece o nosso rabisco e transforma-o num gif pronto a ser enviado e, muito importante, perceptível.

Smartwatch FOSSIL Gen 5 Xá das 5 Review

Para Android e para Apple

Acontece que este Fossil Gen 5 é compatível com Apple, o que pode ser perfeito para quem gosta de usar relógios redondos em vez de quadrados.

Agora alguns pontos positivos e negativos: as correias podem ser mudadas, o que é bom, mas o recarregamento tem de ser feito obrigatoriamente com a conexão e base da Fossil, o que implica transportar este acessório para todo o lado. Uma simples tomada usb resolveria este problema.

Temos direito a um monitor cardíaco, e que depois trabalha em conjunto com a aplicação de FIT, mas por outro lado, há poucos mostradores à disposição na loja Fossil e nem todos são elegantes ou informativos.

Por outro lado, temos acesso ao ecossistema da Google e às inúmeras aplicações, umas que correm melhor que outras, mas que é sempre uma mais valia.

Smartwatch FOSSIL Gen 5 Xá das 5 Review

E agora para as coisas mesmo boas

Mesmo não sendo uma versão LTE, podemos conectar o Gen 5 por Bluetooth, GPS, Wifi e NFC, o que chega e sobeja para a maior parte dos interessados.

Uma das grandes vantagens de usar um smartwatch é poder ligar-lhes um par de auscultadores ou auriculares sem fio para ouvirmos música sem mais equipamentos durante as caminhadas ou as corridas que gostamos.

Se o Gen 5 tem 8 GB para armazenar aplicações, este espaço também serve para guardar muita música, imperativo para o nosso ritmo de ginástica pessoal. Mas, muita atenção, é fácil e útil usar a nossa conta Spotify que, naturalmente, tem de ser paga para usufruirmos do modo offline.

A Fossil fez o seu Gen 5 com muito cuidado, tentando evitar repetir alguns problemas que aconteceram com os modelos antigos. E um dos pontos fortes é que resiste à água, portanto, não temam lavar as mãos ou tomar um duche com ele.

Smartwatch FOSSIL Gen 5 Xá das 5 Review

Google e google

O Google Maps funciona muito bem quando emparelhado e até possibilita pagar contas através do Google Pay.

Resumidamente, temos um bom smartwatch da Fossil, muito elegante e discreto, dependendo da personalização, e com acesso ao ecossistema Google e que, durante o período de análise, trabalhou sempre muito bem.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *