Ford Ecoboost

O fantástico motor 1.0 EcoBoost da Ford foi o vencedor do título “2014 International Engine of the Year” pela sua condução, performance, economia, refinamento e tecnologia.

Fiz já dois ensaios a modelos equipados com esta unidade e fiquei rendido. Podem ler o que achei sobre os Fiesta e C-Max

Um painel de 82 jurados do sector automóvel, oriundos de 35 países, atribuiu, também, a este bloco 1.0 EcoBoost o ceptro de “Melhor Motor Abaixo dos 1,0 litros” pelo terceiro ano consecutivo, em cerimónia realizada no espaço Engine Expo 2014, de Estugarda.

“Ao conseguirmos propor um completo pacote em termos de admirável economia de combustível, surpreendente performance, tranquilidade e requinte, sabíamos que este pequeno motor de 1,0 litros seria algo que iria mexer com o instituído,” afirmou Bob Fascetti, Vice-Presidente, Engenharia de Motorizações, da Ford. “Através da nossa abordagem One Ford em termos de desenvolvimento, a assinatura EcoBoost continua a definir-se como a referência no que concerne a potência combinada com eficiência de combustível inerente a um pequeno motor a gasolina.”

Recorde-se que este motor já conquistou 13 prémios de renome. Para além de coleccionar sete troféus no âmbito do “Motor Internacional do Ano” ao longo dos últimos três anos – incluindo em 2012 a categoria de “Melhor Novo Motor” – o motor 1.0 EcoBoost também se viu premiado com o “Internacional Paul Pietsch Award 2013” no domínio da inovação tecnológica na Alemanha, com o “Dewar Trophy” atribuído pelo Royal Automobile Club da Grã-Bretanha e com o “Breakthrough Award” da responsabilidade da revista norte-americana “Popular Mechanics”. A Ford foi, também, o primeiro construtor a conquistar um troféu na iniciativa “Ward’s 10 Best Engines” para um motor de três cilindros.

“A edição deste ano foi bastante disputada, mas o motor de 1,0 litros EcoBoost continua a destacar-se por todas as razões certas, pelo seu grande refinamento, surpreendente flexibilidade e excelente eficiência,” afirmou Dean Slavnich, Co-Chairman da 16ª edição dos prémios de “International Engine of the Year” e editor da revista “Engine Technology International”. “O bloco 1.0 EcoBoost é um dos melhores exemplos de engenharia de motores.”

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *