Ford Testa “Luz de Travagem” de Alta Tecnologia que Avisa Outros Condutores Mesmo a Grande Distância

 

A Ford participou num teste especial de tecnologia avançada de aviso antecipado denominada “luz de travagem” (simTD) que pode avisar os condutores que seguem à sua retaguarda, mesmo que se encontrem a circular numa zona de curva ou atrás de outros veículos.  

Em situações de travagem de emergência, a “Luz de Travagem Electrónica” experimental transmite um sinal sem fios que ilumina uma luz no painel de instrumentos dos veículos que seguem à retaguarda. O estudo concluiu que a tecnologia pode permitir que os condutores que seguem atrás possam travar mais cedo e potencialmente mitigar ou evitar a colisão.

 

ElectronicBrakeLight_02

“As comunicações de carro-para-carro e de carro-infra-estrutura representam um dos próximos grandes avanços na segurança de veículos”, disse Paul Mascarenas, director técnico e vice-presidente Investigação e Inovação da Ford. “A Ford está empenhada em promover mais testes no mundo real, aqui e em todo o mundo, com o objectivo de implementação no futuro próximo.”

A Ford usou unidades S-MAX especialmente equipadas para ajudar a testar o potencial da comunicação carro-para-carro e de carro-infra-estrutura. Testou também o Sistema de Aviso de Obstáculos, que alerta para a presença, posição e tipo de objectos potencialmente perigosos na estrada, e o Assistente de Sinais de Trânsito que permanece em contacto com os centros de gestão de tráfego para obter informações actualizadas.

Os engenheiros do Centro Europeu de Investigação da Ford em Aachen, na Alemanha, lideraram o desenvolvimento, teste e análise de dados da “Luz de Travagem Electrónica”.

ElectronicBrakeLight_01

Outras tecnologias testadas para o simTD incluiram:

 

  • ‘Public Traffic Management’ (Gestão de Tráfego), que fornece prognósticos exactos sobre tráfego com base em informações completas. Inclui a identificação de cenários prováveis ​​de tráfego e o seu impacto a dado momento da viagem em que os mesmos se encontram, em vez de no ponto de partida
  • ‘In-car Internet Access’ (acesso à internet no veículo) que, por exemplo, permite ao condutor receber informações sobre lugares de estacionamento livres ou verificar pontos difíceis de tráfego, recebendo imagens em tempo real de câmaras de trânsito

 

Outras informações sobre simTD disponíveis em www.simTD.de.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *