image002

É sempre bom relembrar a história e a efeméride do dia de hoje torna possível a vossa e minha locomoção diária. Imaginam a vida sem automóveis bons e mais em conta?

Há exactamente 100 anos Henry Ford inaugurava na sua fábrica de Highland Park uma linha de montagem final móvel, rudimentar, movida por cordas.

Os engenheiros conceberam um sistema básico ao longo de um espaço amplo da fábrica, composto por roldanas e cordas colocadas ao longo do piso.

Nesse dia, 140 operários ocuparam a sua posição fixa ao longo dos cerca de 46 metros de comprimento da linha, onde iam montando as 3.000 peças nos chassis dos Ford Model T à medida que os mesmos lhes chegavam puxados ao longo do piso pelo sistema de roldanas.

As 12 horas de mão-de-obra da montagem final da linha estática anterior caíram drasticamente para pouco mais de 3 horas com o sistema móvel!

Em Janeiro de 1914 as cordas foram substituídas por uma corrente contínua.

 

Poderão aceder a mais informação, fotos e vídeos no site internacional de imprensa da Ford em

Fotos: https://media.ford.com/content/fordmedia/fna/us/en/features/celebrating-the-moving-assembly-line-in-pictures.html

Vídeos: 100 Anos em 100 Segundos; Linha de Montagem

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *