Ford Mustang NY

Pensem assim: como se garante uma extraordinária comemoração de um ícone? Juntá-lo a outro, certo? E que tal estacioná-lo dentro? Pois é, o impossível às vezes acontece e a Ford vai expôr o seu novo Mustang no piso de observação do Empire State Building nova-iorquino. É bem verdade! Serão dois dias, 16 e 17 de Abril das 08h às 02h, inesquecíveis para quem faz parte e tem convite para este evento. Esta exposição, que a Ford categoriza e muito bem como façanha, replica outra que aconteceu há meio século e celebra a estreia do mítico modelo na Feira Mundial de 1964 na mesma cidade.

“Nova Iorque é uma das maiores cidades do mundo, e é o lugar onde a história do Ford Mustang começou há 50 anos atrás”, disse Mark Fields, COO da Ford. “Estamos entusiasmados por visitar o marco arquitectónico que tem sido o coração da linha do horizonte de Manhattan ao longo de 83 anos com a mais nova geração do carro que é a alma da Ford Motor Company.”

Nessa altura, dividiu-se o Mustang em três para caber dentro do elevador que o levou até ao famoso 86º andar.

“Como todos os bons artesãos, a nossa equipa está a medir duas vezes para cortar uma para ter a certeza de que pode levar este Mustang nos elevadores”, disse Dave Pericak, engenheiro-chefe do Mustang. “Tal como a equipa que fez isso em 1965, a actual visitou o Empire State Building antes de começar e procedeu à cuidadosa medição dos seus novos elevadores e portas antes de cortar o carro.”

Trabalhando a partir de dados de engenharia de computador, os membros da equipa que prepararam o carro para exposição encontraram os lugares certos para fazer os cortes de modo a que tudo possa ser carregado em prateleiras feitas sob medida que podem ir a rolar até aos elevadores. Uma vez no local, será uma lufa lufa, pois só há seis horas para a remontagem das secções e exibição do conjunto.

Também a partir 16 de Abril, os entusiastas representando 16 países irão reunir-se nos Estados Unidos para celebrar os 50 anos do Ford Mustang. A celebração oficial internacional será tão grande que a Ford Motor Company e o Mustang Club of America (MCA), organizarão o evento simultaneamente, em dois locais, entre os dias 16 e 20 de Abril. É aberto a todos, não apenas aos proprietários de Mustang e membros do MCA. O MCA organizou também “Pony Drives” de modo a que os proprietários Mustang possam viajar em grupos para cada um dos locais.

Estarão representados grupos da Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Itália, Suécia, Suíça e Reino Unido, bem como grupos da América do Norte, América do Sul, Europa, Austrália e Nova Zelândia que levarão a bandeira do seu país até ‘Charlotte Motor Speedway’, em Concord, Carolina do Norte e a ‘Las Vegas Motor Speedway’, em Las Vegas, Nevada.

“Apesar do Ford Mustang não ter sido tradicionalmente vendido globalmente, a paixão pelo primeiro ‘pony car’ é verdadeiramente internacional”, disse Ronald D. Bramlett, director-executivo do Mustang Club of America para as celebrações do 50º Aniversário do Mustang. “Os entusiastas de todo o mundo estão a planear participar e partilhar as suas histórias pessoais com o Mustang. Alguns estão até mesmo a transportar o seu Mustang para os Estados Unidos para conduzirem o seu carro no evento comemorativo. “

Os detalhes sobre os eventos do MCA estão ainda a ser finalizados. A informação está em actualização contínua num site especial, em http://www.mustang50thbirthdaycelebration.com/ e no site do MCA, http://www.mustang.org/.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *