Se é administrador de uma página Facebook saiba que os seus dados podem ter ficado públicos

Como bem sabemos, pelo menos os que por cá andam, as páginas do Facebook são criadas por figuras públicas, empresas e demais entidades com o objectivo de marcar presença na rede que não está vinculada a um perfil individual.

Essas contas são geralmente anónimas e podem ter um administrador ou todo um grupo de valiosos profissionais que ditam o que alguém (ou alguma coisa) vai postar e responder.

Por exemplo, ninguém sabe (!!!) que sou eu quem está por trás de páginas como, por exemplo, o Xá das 5.

Este “segredo” é valioso para me poupar a certas loucuras digitais como ameaças, discussões violentas ou outras coisas menos boas, para além de proteger os meus dados pessoais.

Agora imaginem se eu fosse o Brad Pitt e que, por alguma razão, gostaria de ser eu próprio a manter a minha página profissional e responder a todos os meus fãs.

Como Brad, e convencido que estou incógnito, fico descansado porque sei que todos os meus dados, como número de telefone directo, morada e até um cartão de crédito, estão sempre bem guardados por essa supra entidade quase divina que é o Facebook.

Tudo é falível

Mas, num repente, eis que o divino também comete erros e, pumba, deixou passar um BUG que funcionou desde a noite de quinta-feira até sexta de manhã.

E o que fez este BUG? Pois que permitiu que qualquer um de nós conseguisse revelar a entidade das contas administradoras das Páginas, essencialmente fazendo “doxing” de um qualquer desgraçado que naquela altura postasse alguma coisa.

Todo o software tem falhas, e o Facebook rapidamente corrigiu o problema – mas não antes que as notícias surgissem no mural do 4chan, onde alguns marotos publicaram capturas de tela que “doxavam” essas contas.

Tudo o que foi necessário para explorar o bug foi abrir uma url de destino e verificar o histórico de edição de um post.

O Facebook exibiu por engano a conta ou contas que fizeram edições em cada post, em vez de apenas as próprias edições.

E agora?

O Facebook garante que o bug foi o resultado de uma actualização de código que foi divulgada na noite de quinta-feira.

Não é algo que a maioria das pessoas encontre por conta própria, pois é necessário navegar para uma página, visualizar um histórico de edições e perceber que não deve haver um nome e uma foto de perfil atribuídos às edições para explorá-la.

Ainda assim, apesar da correcção da manhã de sexta-feira, capturas de tela circulavam no 4chan, Imgur e nos medias sociais com os dados das contas por trás de nomes como Banksy, Putin, Clinton, Justin Trudeau, Anonymous, Greta Thunberg e o rapper Snoop Dogg, entre outros.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *