Cabe no bolso, tem um extraordinário Zoom x20 óptico, um estabilizador de imagem a toda a prova e, no final de uma extensa lista de coisas boas, ainda grava videos em Full HD a 1080p.

Esta é a Panasonic Lumix DMC-TZ30!

Corpo

Mal a agarrarei percebi logo que a TZ30 é uma daquelas câmaras que vai ser muito bem recebida. A qualidade de construção sente-se imediatamente, existe um punho que ajuda a ergonomia (mesmo numa compacta) e os botões estão bem colocados e são legíveis. Depois tem uns autocolantes com informações muito interessantes…

Mas o primeiro sorriso é conquistado pela letra L, o logotipo da magnífica Leica DC Vario-Elmar f/3.3/6.4 que apresenta uma lente grande angular de 24mm que chega a uns incríveis 480mm, ou seja, permite macros fantásticas assim como panorâmicas ricas em detalhes; O zoom é apenas fabuloso: 20 x ópticos e 40x “inteligentes”… dá para sorrir ainda mais.

O estabilizador digital O.I.S. É um portento de qualidade e controle, o que permite tirar fotos no zoom máximo sem grandes perturbações. E este campo é mais importante do que se julga.

Temos também um novíssimo processador MOS com 14.1 megapixels com sensibilidade dos 100 aos 3200 ISO.

A Panasonic quis mesmo tornar esta sua compacta numa concorrente muito séria ao pódio desta gama e não poupou esforços. Por exemplo, incluiu características da sua bem superior GX1, como o autofocus com sistema “light speed”, o que lhe garante uma rapidez notável (no papel, foca em 0.1 segundos em grande angular, na minha percepção deve ser isso mesmo).

O modo Intelligent Auto (iA) tem agora a função HDR (High Dynamic Range) para conseguir ainda mais riqueza de detalhes e tonalidades.

Outra função, o GPS que permite gravar a localização de cada foto para mais tarde recordar. Confesso que não uso esta facilidade pois ainda não lhe percebi a vantagem. Não sou pessoa para querer saber exactamente a latitude e longitude de onde captei aquele pombo no Largo dos Restauradores… de qualquer forma, ainda bem que lá está e sei que tem um público específico que tira dele grandes vantagens profissionais. O modo 3D, já se sabe, necessita de uma tv compatível para ser reproduzido como deve ser.

Mas existem outras funções que utilizo e esta TZ30 permite-me, por exemplo, fotografar sequências de acção com uma precisão notável, devido ao modo Burst que capta entre 2 a 10 imagens por segundo.

Existe um segundo modo AF Burst de alta velocidade (40 e 60 imagens por segundo) mas com uma dimensão e qualidade muito abaixo do utilizável, sendo contudo uma óptima ferramenta para captar ou filmar situações que depois serão vistas em ultra câmara lenta para, por exemplo, estudo ou observação. Continuo a reforçar que esta Lumix cabe no bolso…

Ainda podemos captar até seis imagens com flash, mas também com qualidade reduzida.

Curiosamente, e no campo negativo, não podemos fotografar em RAW o que para muitos fotógrafos é essencial.

Cada vez mais utilizado em câmaras fotográficas é o modo… vídeo, e neste campo a Panasonic tem já uma longa e notável tradição (e não se esqueçam, para quem conhece a gama, a GH3 já está aí).

A TZ30 grava a Full HD (1920×1080) em formato AVCHD e com som estéreo Dolby Digital, ou seja, melhor é muito difícil.

A grande vantagem é que agora podemos utilizar todas as potencialidades neste modo, como o iA, PASM e mesmo as pre-sets e as preferências nas memórias MS1 e MS2.

Pode filmar-se também os dados GPS e existem três qualidades de gravação: PSH, FSH e SH.

O autofocus pode ser programado para fixo ou contínuo e os resultados impressionam. Para takes mais criativos, o modo fixo é fácil de usar (basta seleccionar OFF no modo Continuous AF) e desta forma podemos focar um elemento da imagem no início do clip que ficará sempre in-focus durante a captação, mesmo quando elementos passam à frente da lente. Dá um jeitão.

O Modo Activo (Active Mode) do estabilizador de imagem é perfeito! Podemos ainda captar fotogramas enquanto filmamos (com uma resolução de 3,5 megas e em formato 16×9).

As imagens são cristalinas, de grande qualidade e detalhe. Ricas em pormenor, e como podemos utilizar todo o tipo de controlo, é fácil (mesmo numa compacta) conseguirmos alguma profundidade de campo, o que dá logo um “look profissional” ao resultado.

Mas, vindo da Panasonic, não se esperava menos que o melhor neste campo.

O microfone até tem um filtro anti ruído mas, já se sabe, este tipo de solução embutida não é a ideal para gravações audio sem interferências, principalmente quando está vento ou nos encontramos em locais ruidosos, como festas, topos de edifícios, o parque expo em dia ventoso… O zoom é perceptível mas nada que impossibilite a nossa arte, como se pode ouvir na filmagem em anexo.

Outro ponto a favor, mas confesso que não experimentei, é o tempo de gravação video que ulrapassa largamente os “tradicionais” 29 minutos seguidos das câmaras fotográficas que filmam em HD. 55 e 65 minutos, dependendo da qualidade escolhida, é muito bom para takes longos.

O ecrã que é táctil

No papel diz que tem apenas 460 mil pontos, manifestamente pouco para os tempos modernos e em que (algumas) adversárias directas oferecem o dobro… Mas na verdade, até é brilhante e satisfaz q.b..

Mas o que deslumbra é o ecrã táctil (começo a estar à vontade, depois dos ensaios às Canon 650D e S110, este ainda under works). E não há dúvida que é um factor plus para vender esta câmara (assim como as outras), pois esta possibilidade de se pressionar com o dedo o espaço preciso que queremos focar é simplesmente muito prático e, quanto a mim, uma poupança de tempo importante.

No caso da TZ30, não temos acesso a todos os menus através do toque, mas para isso lá estão os botões físicos bem escalonados e nos locais já tradicionais.

A experiência de utilização

Tendo um design praticamente idêntico à anterior TZ20, não há nada para estranhar no corpo desta nova Lumix. Todos os botões estão bem posicionados e alguns até são botões tipo clique, como o off/on e o gravação/reprodução. Gostei acima de tudo da roda de selecção, bem construída e que dificulta a mudança do modo de uma forma acidental. A porta de ligações tem uma directa HDMI e para o alimentador. Achei a bateria um pouco curta, mas isto dos ensaios também puxa mais pelos equipamentos que uma utilização normal.

A qualidade de imagem é o que se pode esperar de uma Lumix com este tipo de sensor, mas a resolução de 14 megapixels prometia um tanto ou quanto melhor. Com boa luz é muito boa, mas nota-se uma evidente degradação a partir dos 1600 ISO. O autofocus também fica um tanto ou quanto hesitante em situações com muito fraca luminosidade, mas isto é quase comum a câmaras até bem mais dispendiosas. De resto funciona muito bem.

O contraste é suave, o que pode agradar a muitos consumidores, mas tem o efeito contrário para quem prefere imagens com mais rigidez. As cores são equilibradas e vivas e podemos optar sempre por filtros criativos que são eficazes e divertidos.

As Macros, mesmo sem luz directa, são extraordinárias e cheguei a tocar no objecto quando a focagem ainda mostrava o quadrado verde. É mesmo impressionante. E, reforço, a focagem por toque no ecrã abre mais possibilidades para quem não domina assim tanto as opções manuais.

O sistema de menus é rápido e com legendagem gráfica legível e compreensível. É através dele que entramos no coração desta máquina e em que podemos escolher bastantes configurações, sendo necessário escolher mapas para o GPS ser milimétrico.

A conclusão

Em suma, a DMC-TZ30 é uma Lumix perfeita para quem viaja muito e gosta de marcar no mapa mundi todos os locais por onde andou. O GPS serve exactamente para isso, embora encarecendo-a.

As cores são sólidas, o zoom é apenas fantástico para um corpo com este tamanho e peso, e a qualidade de gravação vídeo é, quanto a mim, o melhor atributo de todo o pack, principalmente devido ao muito bom estabilizador digital.

O preço de referência para venda ao público é de 399 euros o que, convenhamos, já pesa na carteira. Contudo, as qualidades todo o terreno da TZ30 justificam este valor, mais a mais estando na presença daquele L de Leica de que tanto gostamos.

Fotos (sem qualquer tipo de edição)

Video sem pós produção

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=opx_ID5_Yi8&w=560&h=315]

Características técnicas

Métrica
Dimensões (largura x altura x profundidade)104.9 x 58.9 x 28.2 mm / (4.13 x 2.32 x 1.11 polegadas)
PesoAprox. 184g sem Bateria ou Cartão de Memória SD(0.41 lb) / Aprox. 206g com Bateria ou Cartão de Memória SD (0.45 lb)
Óticas
Pixeis efetivos14,1 Mega pixeis
Tamanho do Sensor/ Pixeis totais/Filtro1/2.33-type Sensor MOS de Alta Sensibilidade / 15.3 Total Megapixéis / Filtro de Cor Primária
AberturaF3.3 – 6.4 / Mutistage Iris Diaphragm (F3.3 – 8.0 (W), F6.4 – 8.0 (T))
Zoom Ótico20x
Distância focagemf=4.3 – 86.0mm (24 – 480mm em 35mm equiv.) / (28-560mm em 35mm equiv. em gravação de vídeo)
Zoom Ótico Extra (EZ)28.1x (4:3 / 7M), 33.8x (4:3 / 5M), 42.2x (abaixo 3M)
Zoom Inteligente40x
LentesLEICA DC VARIO-ELMAR / 12 elementos em 10 grupos / (3 Lentes Asféricas / 6 Superfícies Asféricas / 2 Lentes ED )
Zoom de 2 velocidadesSim
Estabilizador Ótico de ImagemPower O.I.S. (On com Active Mode(somente em vídeo) / Off)
Zoom digital4x
Área de focagemNormal: Amplitude 50 cm – infinito / Tele 200 cm – infinito / Macro / Intelligent AUTO/ motion picture: Wide 3 cm – infinity / Tele 100cm – infinity
Lâmpada de assistência ao AFSim
FocagemNormal, AF Macro, Zoom Macro / Quick AF On/Off(On in Intelligent Auto), Continuous AF(somente para vídeo) / AF Tracking
Telemetria AFRosto / AF Tracking / 23pt / 1pt / Spot / Área Táctil
Velocidade do obturadoraprox. 15 – 1/2000 seg
Gravação
Formato de ficheiroFotografia: JPEG(DCF/Exif2.3) / 3D Image: MPO / Vídeo: AVCHD, MP4, QuickTime Motion JPEG (somente para Vídeo High Speed)
Modo Dial / Modo BotãoIntelligent Auto, P, A, S, M, C1, C2, 3D Photo, SCN, Controlo Criativo
Modo Controlo CriativoExpressivo, Retro, High Key, Low Key, Sépia, Monocromia Dinâmica, Alta Dinâmica, Efeito Brinquedo, Miniatura, Foco Suave
Modo de cena em imagem fixaRetrato, Soft Skin, Paisagem, Disparo Panorama, Desportes, Retrato Noturno, Paisagem Noturna, Disparo Hand Held Night, HDR, Alimento, Baby1, Baby2, Pet, Por do Sol, Alta Sensibilidade, Glass Through, Submerso, Vídeo High Speed
Modo de disparo contínuoImagem em Resolução Full: 10 quadros/seg Máx. 10 imagens / com AF Tracking: 5 quadros/seg, 2 quadros/seg Máx.100 imagens / Intelligent Burst Shooting / High- speed Burst: aprox. 40 quadros/seg(gravado em 5M) / aprox. 60 quadros/seg (gravado em 2.5M)
Gravação de Vídeo (*2)[Vídeo HD] 1920 x 1080 pixels, 50p (GPH: 28Mbps, PSH: 28Mbps / AVCHD) / 1920 x 1080 pixels, 50i (GFS: 17Mbps, FSH: 17Mbps / AVCHD) / 1280 x 720 pixels, 50p(GS: 17Mbps, SH: 17Mbps / AVCHD) / 1920 x 1080 pixels, 25 fps (FHD: 20Mbps / MP4) / 1280 x 720 pixels, 25 fps (HD: 10Mbps / MP4) / [Vídeo STD] 640 x 480 pixels, 25 fps (VGA: 4Mbps / MP4) / [Vídeo High Speed] 320 x 240 pixels, 220 fps (Motion JPEG)
AVCHD (Tempo de Gravação Contínuo[vídeo])aprox. 55 min (GPH, PSH), 65 min (GFS, FSH)
MP4 (Tempo de gravação contínua[vídeos])aprox. 70 min (FHD)
AVCHD (Tempo Atual de Gravação[vídeo])aprox. 55 min (GPH, PSH), 65 min (GFS, FSH)
MP4 (Tempo Atual de Gravação [vídeos])aprox. 40 min (FHD)
ExposiçãoPrograma AE, Prioridade AE de abertura, Prioridade AE de obturador, Manual
Compensação de exposiçãoPasso de 1/3 EV, +/-2 EV
Auto (AE) Bracketing1/3 -1EV step, Max +/-1EV, 3 quadros
Telemetria lumínicaIntelligent Multiple / Center Weighted / Spot
Sensibilidade ISOAuto / i.ISO / 100 / 200 / 400 / 800 / 1600 / 3200 / Modo Alta Sensibilidade(ISO 1600-6400)
Gravação de imagem fixa[1:1] 3232×3232 (10.5M) / 2736×2736 (7.5M EZ) / 2304×2304 (5.5M EZ)/ 1920×1920 (3.5M EZ) / 1536×1536 (2.5M EZ) / 480×480 (0.2M EZ) / [4:3] 4320×3240 (14M) / 3648×2736 (10M EZ) / 3072×2304 (7M EZ)/ 2560X1920 (5M EZ) / 2048X1536 (3M EZ) / 640×480 (0.3M EZ) / [3:2] 4320×2880 (12.5M) / 3648×2432 (9M EZ) / 3072×2048 (6M EZ)/ 2560×1712 (4.5M EZ) / 2048×1360 (2.5M EZ) / 640×424 (0.3M EZ) / [16:9] 4320×2432 (10.5M) / 3648×2056 (7.5M EZ) / 3072×1728 (5.5M EZ)2560×1440 (3.5M EZ) / 1920×1080 (2M EZ) / 640×360 (0.2M EZ)
Zoom em Modo FotografiaSim
Qualidade da imagemFine / Standard (3D mode: MPO Fine / MPO Standard )
Equilíbrio de brancosAutomático/ Luz do Dia / Nublado / Sombra / Incandescente / Ajuste do branco / Ajuste de Branco
Modo Cor / Efeitos de Cor / Minha CorModo Cor : Standard, Preto&Branco, Sépia, Vívido (em Modo P / A / S / M), Feliz (somente em modo iA)
Correção digital dos olhos avermelhados(Red-Eye Removal)Sim
GPSSim
Temporizador2seg / 10seg
Reprodução
RetoqueRetoque Criativo / Auto Retoque
Modo de reproduçãoReprodução Normal, Slideshow, Filtering Playback(Somente Foto, Somente Vídeo, 3D, GPS Área, Viagem, Categoria, Favoritos), Calendário de Reprodução
Miniaturas / Reprodução com Zoom12,30-thumbnails / Sim(Touch Magnification)
Reprodução de calendário / Reprodução de 2 imagensSim/Não
Ajuste de favoritos / Girar ImagemSim/Não
Mostrar HistogramaSim
Ajuste de impressão DPOF / Ajuste de proteçãoSim/Sim
Redimensionamento /Recortar / Conversão de Aspecto / NivelamentoSim/Sim/Não/Não
Copiar / Edição de título / Selo de textoSim/Sim/Sim
Cortar animaçãoSim
Divisão de vídeoSim
Suporte PictBridgeIndividual / Multi / Todos / Favoritos / DPOF
Início
Idioma OSDJaponês, Inglês, Alemão, Francês, Italiano, Espanhol, Polaco, Checo, Húngaro, Holandês, Turco, Português, Finlandês,Dinamarquês, Sueco
Outros
Duração da bateria (aprox.)260 pictures (CIPA Standard)*1
Monitor de LCD7.5cm(3.0″) TFT Tela Touch Screen LCD (460K pontos), Revestimento AR / Campo de visão Aprox. 100% / Modo LCD Auto aceso, Modo aceso LCD
Flash integradoAuto, Auto/Redução de Olhos Avermelhados, Forced On, Slow Sync./Redução de Olhos Avermelhados, Forced Off, / 0.6 – 6.4m (Wide/ISO Auto), 1.0 – 3.3m (Tele/ISO Auto)
Suporte de gravaçãoMemória integrada, cartão de memória SD, cartão de memória SDHC, cartão de memória SDXC
Memória integradaAprox. 12MB
Microfone / AltifalanteStereo / Mono
InterfaceminiHDMI, Saída AV (PAL/NTSC), USB2.0 High speed
AlimentaçãoPacote de Bateria Li-ion(3.6V, Mínimo: 895mAh) / Adaptador AC (Entrada: 110-240V AC)(Incluído, conexão com cabo USB, somente reprodução)
Software incluídoFerramenta LUMIX Map / PHOTOfunSTUDIO 8.1 Premium Edition / Adobe Reader
Acessórios padrãoPacote de Bateria, Adaptador AC, Cabo USB, Alça de Mão, DVD (Mapa Incluído)
Outras especificações
NOTA*1 / Recording conditions by CIPA standard / – CIPA é uma abreviatura de [Camera & Imaging Products Association]. / – Temperatura: 23 oC (73.4 oF)/Umidade: RH 50% quando o monitor LCD está ligado. / – Use um cartão de memória SD Panasonic (32 MB). / – Usando a bateria fornecida. / – Início de gravação em 30 segundos depois da câmara está ligada. (Quando a função de estabilizador ótico de imagem está ajustado para [ON].) / – Gravando a cada 30 segundos com flash a cada segundo. / – Girando a alavanca de zoom de Tele para Wide e vice versa em cada gravação. / – Desligar a câmara a cada 10 gravações e deixá-lo até que a temperatura da bateria diminua. / *2 / – Estes são tempos padrão tomado a uma temperatura de 23 oC (73,4 oF) e uma umidade relativa de 50% . / – O tempo disponível para gravação varia dependendo do ambiente, do intervalo entre as gravações e do modo de utilização. / – Tempo de gravação real é o tempo disponível para gravação quando repetir ações como mudar a fonte de alimentação [ON] / [OFF], iniciar / parar a gravação, operação de zoom etc. / *3 / – Vídeos podem ser gravados continuamente por mais de 29 minutos 59 segundos em areas European PAL. Também, vídeo gravado continuamente em [MP4], mais de 4 GB.

Camila Hoffman

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *