A gama Asha continua a ser apresentada como o segmento mais baixo de terminais móveis no portfolio da Nokia, cujos modelos têm características básicas e que estão apontados para o utilizador que continua a preferir um telemóvel simples, intuitivo, fácil de utilizar e “directo ao assunto”, ou seja, que faça e receba chamadas e mensagens. Mas este 205 tem mais uns pozinhos.

 

O sistema operativo Java é baseado na plataforma Series 40 da Nokia e permite alguma personalização com a escolha de até três widgets preferidos para acesso rápido, diferentes opções de vista e organização para os menus, assim como uma foto ou tema para o fundo do ecrã… mas que não se irá perceber muito bem devido ao tamanho deste.

 

celular-dual-chip-nokia-asha-205-camera-digitaltela-2.4-mp3-player-radio-fm-086721600

Dois cartões Sim

Mas mesmo neste segmento, existem terminais que apresentam funções muito interessantes como é o caso deste Asha 205. Trata-se de um terminal com entrada para dois cartões Sim, um teclado QWERTY e alguma capacidade de ligação ao mundo, como a curiosidade de uma tecla exclusiva para o Facebook deixa adivinhar.

Tem uma capacidade interna de 64Mb mas conta com entrada para cartão microSD até 32Gb. Mas não deem pulos de contentamento! Existe um problema que é a falta de uma ligação usb para ligar o 205 directamente ao computador e assim passar os conteúdos facilmente. E qual é o problema, se tem cartão de memória, podem e devem perguntar… é que a entrada para o cartão mSD fica por baixo da bateria e obriga a retirá-la sempre que queiramos usá-lo. Estranho, principalmente porque a entrada para o segundo cartão Sim está colocada lateralmente e tem uma tampa de acesso fácil. Mais, podemos colocar o segundo Sim sem ter de desligar o 205, o que é espantoso. Não se percebe muito bem esta dificuldade, mas pelo menos existe a opção de transferir conteúdos por Bluetooth.

Uma das grandes vantagens, e um dos principais motivos para a sua compra, é a possibilidade de se utilizar dois cartões, dois números, duas redes simultaneamente. Existe um menu de organização de cada um e, como já referi, podemos ligar/desligar o segundo Sim sem ter de desligar o telefone. Ma atenção às chamadas perdidas, pois enquanto estamos a fazer uma chamada do cartão A, o cartão B não funciona e vice versa. A qualidade de recepção é boa, dependendo da rede, e o som audível e com qualidade.

 

nokia-asha-205-cyan-dark-rose- nokia-asha-205-dual-chip-pretoazul-desbloqueado_MLB-O-3921325629_032013 4271621

Construção e características

O design do 205 é, quanto a mim, muito bem conseguido. Apresenta boa qualidade de construção, mesmo que o material seja plástico, o ecrã é decente e o teclado é funcional… para dedos um pouco mais magros que os meus. De qualquer forma, tem aquele appeal dos Blackberry clássicos e as teclas requerem pressão física, o que é perfeito para quem tem dificuldades com ecrãs tácteis e, acreditem, são muito mais utilizadores do que se pensa.

Calhou-me em ensaio a versão azul, mas é um terminal apelativo aos sentidos e gostos pessoais, oferecendo capas em cores vibrantes como o laranja, branco, rosa, etc. Não sei se todas estarão disponíveis no mercado lusitano, mas é uma questão de olhar a montra.
O ecrã tem 2,4” o que, nos dias de hoje em que as marcas tendem a escolher o dobro para os tácteis, parece pequeno. Contudo e como a utilização é radicalmente diferente, são dimensões que servem perfeitamente. A qualidade podia ser melhor que os 320 x 240 pixels, mas para o preço a que é proposto, sejamos honestos: não podemos ter na mão um topo de gama…

O ângulo de visão pode não ser o melhor, mas pelo menos podemos controlar o brilho o que favorece a leitura em luz diurna ou em ambientes mais relaxados.

 

Fone-Ouvido-Bi-auricular-Wh-205-Nokia-C3-E7-N95-E66-X2-E5-N8-sls-3824729470_022013

Conectividade e multimedia
Sendo um telemóvel para pessoas jovens e activas, é natural que a Nokia tenha equipado o 205 com browser próprio em GPRS para internet com serviços próprios da marca, email, atalhos twitter e facebook, este com a famosa tecla directa. Mas é a função “slam” que deverá ser mas usada, pois permite enviar ficheiros por Bluetooth para o equipamento mais próximo, sem ser necessário emparelhá-los.

Contudo, esta questão levanta algumas dúvidas e receios, porque também é fácil enviar ficheiros danosos ou, enfim, não desejáveis.

A Nokia brinda os seus clientes com 40 (sim, quarenta) jogos grátis da EA, inclusive títulos muito famosos como o “Bejeweled”. O leitor de música é bastante interessante, permitido quase todos os formatos (MP3, WMA, WAV, AAC) mais rádio FM. Os vídeos, embora não aconselhe o visionamento, podem ser reproduzidos em formato 3GP e MP4.

A câmara fotográfica está lá, mas não contem com ela para grandes aventuras imagéticas.

 

celular-dual-chip-nokia-asha-205-camera-digitaltela-2.4-mp3-player-radio-fm-40-jogos-ea-gratis-086711600

Concluindo

O Asha 205 é um telemóvel muito interessante para pessoas que não gostam de tácteis ou não querem, ou podem, gastar fortunas num terminal.

As grandes desvantagens são a inexistência de uma porta USB, a colocação do cartão de memória e a falta de wifi, que permitiria outro tipo de dinâmica. Não é que as comunicações não se façam através de GPRS, mas tudo é mais lento e menos prático.

Mas as vantagens compensam sobremaneira a utilização, com a possibilidade de utilizar dois cartões Sim em simultâneo e o bom teclado QWERTY. São também bem vindos os atalhos e a tecla facebook para quem já não vive sem a rede das redes.

As ofertas de jogos e a capacidade multimédia, assim como uma bateria que aguenta bem dois ou três dias com utilização normal, fazem deste 205 uma pechincha num mercado saturado com terminais demasiado complexos e dispendiosos.

 

O Asha 205 está à venda por cerca de 65 euros

Suporte oficial e downloads aqui

Site oficial aqui

 

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *