Todas as novidades das quatro áreas principais de negócio – Power Distribuition, Power Quality, Service and Life Safety – disponíveis no mercado nacional.

É sempre interessante chegar à apresentação de uma marca cujo portfólio nos é estranho, ou seja, que não dominamos. E, ao contrário do que se possa julgar, não é rara a vez que sou surpreendido com soluções engenhosas e verdadeiramente úteis para mercados um pouco diferentes daqueles que trabalho.

Foi isso que aconteceu no final de tarde e que se prolongou até à noite, com a apresentação das novas soluções de segurança, de evacuação em massa, sustentabilidade e soluções energéticas levadas a cabo pela multinacional EATON que é, naturalmente, especialista em soluções energéticas.

É até interessante perceber que há soluções que podem ser adaptadas às nossas necessidades, até domésticas, mas principalmente se tivermos um pequeno escritório, ou escalar a dimensão de forma radical até a uma arena de futebol.

Segurança

Um dos focos das soluções do gigante energético, passa pela segurança de infraestruturas e, pelos sistemas patenteados de evacuação em massa, onde a sinalização de saídas pode mudar de direcção de acordo com as circunstâncias reais do momento, ajudando a salvar vidas em caso de incidentes.

Adaptive evacuation: Evacuação mais segura e rápida que melhora a segurança das rotas de evacuação

Com as populações cada vez mais urbanas, e concentradas em edifícios de grandes dimensões, geralmente de uso múltiplo, como aeroportos, universidades, centros comerciais e empresariais, estádios de futebol entre outros, a responsabilidade de proprietários e administradores de edifícios no que diz respeito à evacuação de pessoas em segurança, tornou-se cada vez mais desafiante.

A sinalização adaptativa é hoje uma ferramenta necessária e que permite que os responsáveis direccionem as pessoas para fora do edifício, em caso de incidente ou ameaças, da maneira mais segura, e à medida que o local da ameaça muda.

O perigo representado por incêndios, actos de terrorismo e desastres naturais mudará à medida que o evento se desenrolar;

A sinalização de evacuação adaptativa da Eaton permite que os ocupantes do espaço em causa sejam redireccionados para a rota de saída mais segura disponível, caso esse evento ocorra.

E a solução funciona extraordinariamente bem!

xStorage

A parcela de energia renovável na geração global de energia aumentará para mais de 26% até 2020

Outro dos focos da Eaton para 2020, é a sustentabilidade e o armazenamento de energia (xStorage) como um complemento perfeito para instalações solares – já uma realidade.

O armazenamento de energia pode complementar as instalações solares e tornar uma instalação, como um estádio de futebol, num espaço sustentável, economizando consideravelmente em custos de electricidade.

Durante os jogos de futebol, eventos desportivos ou concertos, a necessidade de eletricidade de um estádio ou de um espaço geralmente aumenta em vários megawatts em questão de horas, para alimentar grandes cargas, como equipamentos de iluminação, catering e transmissão.

Muitos estádios levam a cabo grandes eventos com a sua carga crítica suportada por geradores. Tal deixa de ser necessário com as novas soluções de armazenamento energético.

Amsterdam Arena, uma montra eficaz

A Eaton tem uma experiência comprovada deste tipo de implementação, mais especificamente no estádio Amsterdam Arena, onde foram obtidas grandes economias energéticas e parte da energia restante pode ser distribuída para as residências mais próximas.

Nissan, Eaton and The Mobility House power up Amsterdam Arena

O sistema de armazenamento de energia da Eaton, é projectado para:

• reduzir o uso de geradores e fornecer energia limpa e fiável no dia do evento.

• suportar custos reduzidos de energia, minimizando os custos de pico de procura

• melhorar a estabilidade da rede

• reduzir os custos de infraestrutura, fornecendo requisitos críticos de energia do sistema

Para além destas soluções energéticas e de iluminação de emergência, a marca apresentou o seu portefólio de produtos e soluções, das suas quatro áreas principais de negócio – Power Distribuition, Power Quality, Service and Life Safety – disponíveis no mercado nacional.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *