unnamed

comunicado de imprensa:

O Data Center da Portugal Telecom venceu recentemente as duas categorias para as quais estava nomeado no âmbito dos Prémios Construir: “Melhor Projecto de Engenharia” e “Prémio Sustentabilidade“.

Os Prémios Construir, que distinguem a excelência do que é feito nas áreas da Construção, Arquitetura, Engenharia e Imobiliário, elegeram o Data Center como o melhor projeto de engenharia e o mais sustentável a nível nacional.

Na categoria “Melhor Projeto de Engenharia”, a infraestrutura desenhada pelo arquiteto Carrilho da Graça, concorreu com outros dois projetos, tendo sido o troféu atribuído à Covieng, empresa contratada pela PT para ser autora do projeto. Ao nível da sustentabilidade e da eficiência energética, o Data Center da PT arrecadou o “Prémio Sustentabilidade”, troféu oferecido à Somague, em parceria com a Opway, empresas às quais foi adjudicada a obra.

A grande aposta na arquitetura, na sustentabilidade, na segurança e na eficiência energética, entre outras mais-valias do Data Center, são agora recompensadas com estas duas distinções, projetando Portugal e a PT ao nível internacional pela sua competência tecnológica.

Sobre o Data Center

O Data Center PT de última geração, inaugurado dia 23 de setembro de 2013 na Covilhã, posiciona Portugal a nível mundial na capacidade de alojamento e gestão de infraestruturas TI (Tecnologias da Informação) e Cloud Computing, de forma inovadora e eficiente. O Data Center PT da Covilhã está internacionalmente certificado pelo Uptime Institute como Tier III, com um rácio de Eficiência de Utilização Energética (PUE) de 1.25.

A infraestrutura tem capacidade para instalação de mais de 50.000 servidores ligados à rede de fibra ótica PT de alta velocidade. Organizado em 4 blocos principais e um bloco de suporte, correspondendo a um total de 75.500m² de área, a infraestrutura contém 24 salas TI com 12.000m² de espaço amplo.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *