A  CITROËN estreia hoje o C-Aircross Concept que marca a diferença no universo dos SUV através da sua atitude plena, forte, original e fresca.


O C-Aircross Concept revela a interpretação da Citroën de um SUV compacto e confirma a ofensiva para esse segmento ainda em crescimento.

“O concept-car C-Aircross prefigura o desenvolvimento da ofensiva internacional de produto da Citroën. Retomando o estado de espírito do Novo C3, o modelo exprime uma visão de um SUV compacto, pleno de confiança e audácia.

Com um espaço interior que é uma autêntica fonte de bem-estar, este concept encarna, ainda e na totalidade, as ambições do programa Citroën Advanced Comfort com o seu espaço como fonte de bem-estar.“, anuncia Linda Jackson, Directora Geral da Marca CITROËN.

O design compacto do C-Aircross Concept (comprimento: 4,15 m, largura: 1,74 m e altura: 1,63 m) baseia-se numa morfologia única, que garante, em simultâneo, uma sensação de robustez e energia e destaca-se pelo capot curto de posição elevada e frente robusta, um território artístico inexplorado no altamente normalizado mundo dos SUV. 

Um estilo reforçado e preparado para grandes aventuras por protecções que revestem a parte inferior da carroçaria, inferiores à frente e atrás na cor Preto Brilhante, protecções das cavas das rodas astuciosamente camufladas, bem como frisos de protecção laterais na zona inferior.

Para acentuar ainda mais o seu visual aventureiro e robusto, o concept dispõe de umas elegantes jantes de 18 polegadas, com efeito diamante, de design criativo e escultural, as quais deixam a facilmente antever uma posição de condução elevada e verdadeiras aptidões todo-o-terreno.

Um habitáculo apurado e gráfico

As portas têm abertura oposta para um melhor acesso ao habitáculo funcional, com espaços agradáveis e um ambiente revigorante.  

interior é arejado e elegante, os bancos parecem suspensos, o volante monobraço tem comandos intuitivos numa alusão directa à história da Marca, o tablier revestido a tecido possui também uma lâmina head-up vision escurecida que posiciona toda a instrumentação no campo de visão do condutor.

A apresentação das informações é a cores, em perfeita sintonia com este SUV que aposta fortemente nos esquemas de cores. O centro do tablier é dominado por um grande ecrã táctil de 12 polegadas com um grafismo específico que apresenta diferentes informações de condução e de infotainment.

Na parte inferior, o tablier possui uma grande consola central que se estende aos lugares traseiros e que alberga os indispensáveis e úteis espaços de arrumação.

Ultra conectado

O ecrã central táctil é um verdadeiro centro de comando do veículo que permite facilitar a utilização e reforça esteticamente a sensação de largura e de espaço que reina a bordo.

A activação do infotainment permite que todos a bordo tenham informações sobre um trajecto graças à navegação conectada 3D com reconhecimento vocal, a Citroën Connect Nav.

Cada um pode escolher a sua própria música ou ver o seu filme favorito. Uma vez escolhido o tipo de experiência a bordo, são possíveis diversas configurações: 1/3 – 2/3 ou 2/3 – 1/3 ou ecrã integral. Assim, os passageiros, tal como o condutor, tornam-se também protagonistas das viagens.

No capítulo da conectividade e das interações com o mundo exterior, o C-Aircross dispõe de um compartimento na consola central especificamente dedicado à recarga de smartphones, através de indução sem fios.

Este concept dispõe igualmente da aplicação Share with U que  garante entretenimento a todos os passageiros. Funciona através do spot de Wi-Fi do veículo e permite a partilha fácil dos ficheiros multimédia (jogos, música, vídeos) com os todos os companheiros de viagem.

O Citroën ConnectedCAM , câmara HD on-board está colocada por detrás do retrovisor interior para gravar o que condutor visualiza no exterior e, ao simples toque num botão, convida à partilha dessas imagens e vídeos nas redes sociais.

 

Aptidão off-road

Outra tecnologia inteligente e de ponta, que permite ao C-Aircross Concept pensar fora da caixa é o sistema de Grip Control.

Projectado para melhorar o processo de condução, esta função perfeitamente adaptada à natureza do C-Aircross Concept dá a este modelo uma capacidade de chegar a todo o lado, em ambos os cenários urbano e ao ar livre, sob um verdadeiro conforto, independentemente do terreno que se atravesse.

Equipado para as viagens urbanas do quotidiano, bem como para as escapadelas na montanha ou pela costa, em família ou entre amigos, o C-Aircross Concept aposta na versatilidade. Um verdadeiro trunfo para este ambicioso SUV focado no lazer e no relax.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts