A RP é compacta e mais barata que a R e demonstra que a Canon percebeu finalmente que o caminho se faz sem olhar para trás

A Canon percebeu, finalmente, o filão das FF sem espelho e, pouco tempo depois do brilharete da EOS R, apresentou a EOS RP – uma full frame mirrorless pequena, leve e prática, ideal para fotografia e vídeo de viagem, paisagem e retrato.

A EOS RP é muito semelhante à sua irmã de topo e mantém alguns princípios, como a “focagem automática mais rápida do mundo”, permitindo aos fotógrafos e cinematógrafos explorar e utilizar todo o portefólio da Canon no que toca a objectivas EF e EF-S.

Hoje, a Canon também anuncia o desenvolvimento da objetiva RF 24-240mm F4-6.3 IS USM – a companheira de viagem perfeita – prática quanto ao tamanho e ao nível de desempenho. É uma objetiva multifuncional versátil, para o fotógrafo ou cinematógrafo amador avançado, e oferece uma grande seleção de distâncias focais para captar fotos extraordinárias.

Canon EOS RP

Full frame EOS R

A EOS RP apresenta a inovadora baioneta RF com sistema de comunicação de alta velocidade de 12 pinos, “short back focus” (distância desde o anel de encaixe da baioneta até ao plano do sensor) e amplo diâmetro de 54mm da baioneta.

Construída de raiz, a baioneta RF oferece objetivas com novos níveis de desempenho óptico, capacidade de resposta e funcionalidade.

Os fotógrafos e cinematógrafos podem também conseguir o desempenho total das suas objetivas EF e EF-S, graças às três opções de adaptadores EF-EOS R, com funcionalidades adicionais quando se utiliza o anel de controlo ou o adaptador de filtro drop-in.

Silêncio, velocidade e qualidade

O sensor CMOS full frame de 26.2 MP, juntamente com o recente processador DIGIC 8, oferece um avanço criativo com o equilíbrio ideal entre pormenor, controlo da profundidade de campo e um desempenho incrível em fotografia com baixa luminosidade.

O ISO 40.000, optimizado para condições de pouca luz – e expansível até ISO 102.400 – funciona em conjunto com o poderoso sistema Dual Pixel CMOS AF.

A correcção do DLO (Optimizador Digital da Objectiva) é aplicada na própria câmara, nas objectivas RF e num máximo de cinco obcjetivas EF, quando registadas na câmara.

Para opções de pós-edição, a EOS RP oferece a última geração de ficheiros em formato RAW, o CR3 14 bits, bem como uma opção de RAW compacto, que ajuda a reduzir aproximadamente 40% no tamanho dos ficheiros RAW padrão.

Canon EOS RP

Foco em todos os pormenores

A EOS RP adopta uma abordagem sem compromissos no que respeita a focagem automática, com o Dual Pixel CMOS AF a oferecer a velocidade de focagem automática mais rápida do mundo, 0.05 segundosv, e precisão com até 4779 posições de focagem automática seleccionáveis numa área de enquadramento de até 88% x 100%.

Com visor electrónico (EVF), modo de focagem automática Touch and Drag, modo de focagem automática Eye AF com ajuste contínuo e Detecção de Rosto, a EOS RP consegue seguir o motivo da foto em contínuo para ajustar-se a qualquer alteração no plano enquadrado.

Para uma maior profundidade de campo quando se fotografa em macro, o “focus bracketing” (focagem escalonada) permite obter uma profundidade de foco impressionante, assegurando a máxima nitidez.

Com um simples toque no obturador, este modo dispara continuamente com uma variedade de posições de focagem ajustadas automaticamente.

O Digital Photo Professional para PC ou Mac pode, então, ser usado para ajuste da profundidade, criando uma imagem final que apresenta a profundidade de campo desejada.

O modo de focagem automática Spot proporciona uma focagem precisa, quando captamos fotos em macro.

Outros modos de focagem automática são o Face AF, 1pt AF, Expanded AF e Zone AF – oferecendo flexibilidade para uma variedade de temas.

Canon EOS RP

4K “on-the-go” mas com crop

Com o seu processador DIGIC 8, a EOS RP pode realizar vídeos com resolução até 4K a 25 fps e em Full HD a 60 fps.

Com características que incluem time-lapse 4K, temporizador de intervalo, Movie Servo AF e vídeos HDR, os utilizadores podem captar ação rápida e sequências em câmara lenta, bem como conseguir uma gama dinâmica expandida.

O Dual Pixel CMOS AF possibilita uma focagem precisa e detecção facial, e o Movie Digital IS proporciona uma estabilização de vídeo de 5-eixos, para impedir a vibração quando as imagens estão a ser gravadas com a câmara na mão.

As entradas de microfone e auscultadores ajudam a captar e monitorizar áudio em tempo real, enquanto o ecrã táctil Vari-Angle torna confortável a gravação numa variedade de ângulos.

A função de Video Snapshot é uma forma simples de criar um resumo em vídeo de uma aventura em viagem, combinando segmentos de vídeo de 4, 6 ou 8 segundos para conseguir uma compilação de eventos e cenas memoráveis.

CARATERÍSTICAS DA EOS RP:

  • Sensor full frame CMOS de 26.2 Megapixels
  • Corpo leve com chassis de liga de magnésio
  • Dual Pixel CMOS AF
  • Vídeo 4K
  • Processador DIGIC 8
  • Três opções de adaptador EF-EOS R, permitindo a compatibilidade com objetivas EF e EF-S
  • Wi-Fi e Bluetooth

PVP:
2699€ com kit 24-105mm

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Breves

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata