Depois de no final do dia de ontem terem escapado as primeiras fotos da nova RS6 Avant a manhã de hoje começou com o anúncio oficial por parte da Audi.

Segundo a marca a RS6 Avant é ”um carro desportivo de elevada performance para uso diário”.

 

Salta à vista o equilíbrio perfeito entre um look agressivo e elegante. A frente é muito desportiva, com grandes entradas de ar, pormenores em alumínio mate e grelha em favo em favo de mel com o logotipo Quattro. Na traseira surge o spoiler na parte superior da tampa da bagageira, um difusor preto e o duplo sistema de escape.

Para acentuar ainda mais o carácter desportivo deste familiar as jantes são de 20”.

Os materiais interiores acompanham o cuidado demonstrado no design exterior. A qualidade marca em todos os detalhes desde os bancos desportivos em pele e alcântara aos acabamentos em fibra de carbono e alumínio. O volante mantém o carácter desportivo com o fundo plano, as soleiras das portas são iluminadas e claro o sistema de navegação e multimédia MMI não podia faltar. Em opção está ainda disponível o head-up display, o sistema audio Bang & Olufsen com 15 colunas e a ligação à internet.

No coração da Audi RS6 Avant encontramos um V8 bi-turbo de 4.0 lt com 560 cv e 700 Nm de binário. Este brutal V8 está ligado a uma caixa automática tiptronic de 8 velocidades e recorre ao sistema de tracção integral Quattro para manter a RS6 bem agarrada à estrada.

Quanto a performance a RS6 demora 3,9 segundos dos 0-100 km/h com uma velocidade (limitada electronicamente) de 250 km/h. Estão ainda disponíveis 2 packs que permitem alterar a limitação de velocidade: Dynamic – 280 km/h e Dynamic Plus – 305 km/h.

De forma a tentar optimizar o consumo o motor recorre ao sistema Start/Stop e a uma solução que desliga 4 dos 8 cilindros do motor sempre que estes não são necessários – Audi Cylinder on Demand. Anunciada é a média de 9,8 lt/ 100 km, o que a confirmar-se, representa uma eficiência de consumo 40% melhor relativamente à RS6 da geração anterior.

Para manter este monstro bem seguro na estrada os travões são de alta performance e a suspensão pneumática adaptativa foi desenvolvida especialmente para a RS6, com menos 20 mm de altura ao solo. Em opção estão os travões de cerâmica e uma suspensão desportiva com molas de aço e ajuste dos amortecedores em 3 níveis, de forma a reduzir o rolamento da carroçaria e a melhorar a estabilidade.

O recurso ao alumínio em 20%  da carroçaria e a extensa utilização de metais de ligas leves permitiu reduzir o peso em 100 kg face ao Audi A6 Avant convencional.

A RS6  não tem ainda data de lançamento em Portugal sendo que no Reino Unido será lançada no próximo Verão. Sem dados de preço podemos esperar valores na ordem dos 150.000€.

Um verdadeiro desportivo com a mania que é uma carrinha!

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *