voicebox.pt - Asus ZenFone AR

O Asus ZenFone AR é primeiro smartphone AR e VR do mundo com suporte para Tango e Daydream


As novas tecnologias, principalmente as disruptivas, são sempre encaradas com muito entusiasmo e imediata aceitação das novas linguagens e equipamentos pelos denominados “early adopters”. Ora, por vezes, as coisas não correm bem e os maiores sacrificados, para além da indústria que gastou tempo e dinheiro ao evouluir uma fórmula ou conceito, são esses mesmos “early adopters” que apostaram dinheiro e que agora têm mais um mono em casa. Incluo-me neste grupo e, sim, tenho muitos monos em casa, alguns que me custaram pequenas fortunas (como é o caso do D-VHS, Mini-Disc profissional ou até DAT).

Recentemente, observámos a ascenção e tremenda queda da tecnologia 3D nos televisores comuns. A coisa ainda resulta mais ou menos nos cinemas, mas é mais por imposição do que por exigência do consumidor (estou em crer).

Chegamos então ao próximo passo. Nos últimos anos muito se tem falado de internet das coisas, robótica, domótica, nuvens, publicidade personalizada, algoritmos para tudo e mais alguma coisa e tudo o mais.

Está na hora então da Realidade Aumentada, coisa que querem impôr a todo o custo, seja por óculos especiais ou aplicações telefónicas mais ou menos eficazes e que vai fazer um extraordinário trabalho (dizem) em parelha com a Realidade Virtual, que também precisa de óculos especiais e de aplicações e equipamentos específicos.

voicebox.pt - Asus ZenFone AR

Ora é com tudo isto em mente que a Asus dá um tremendo passo “no escuro”, pois sabemos que todos nós andamos de pé atrás em relação a tudo o que se promete e demora demasiado tempo a concretizar.

Mas este salto no escuro vê uma luz ao fundo do túnel pois, pelo que parece, a coisa até é capaz de vir a seduzir muita gente, principalmente a malta millennar.

É um smartphone, denomina-se Asus ZenFone AR e está equipado com muita coisa invulgar: por exemplo, um conjunto de sensores e software Google denominado TANGO que faz uso de três tecnologias: Motion Tracking, Depth Perception e Area Learning. Também temos o DAYDREAM, plataforma da Google para Realidade Virtual que torna possível toda uma experiência “fora do nosso mundo” com o headset e controladores Daydream View.

O ZenFone AR é mais pequeno e leve que o normal graças ao inovador sistema ASUS TriCam, um sistema de três câmaras que consiste numa câmara principal de 23MP PixelMaster 3.0, uma câmara de rastreamento de movimento e uma câmara de análise de profundidade de campo para responder às especificações Tango.

O ZenFone AR oferece um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 821 optimizado para Tango, ecrã WQHD Super AMOLED de 5,7” e uma nova coluna de cinco ímanes que tornam as apps, os jogos e os vídeos Daydream mais envolventes e divertidos. Mas atenção a esta novidade: o Zenfone AR é o primeiro smartphone com 8GB de RAM. Tem ainda 128GB de capacidade interna UFS 2.0, expansíveis através de cartão.

voicebox.pt - Asus ZenFone AR

A câmara ASUS PixelMaster 3.0 está equipada com estabilização de imagem de quatro eixos (OIS) e estabilização de imagem de vídeo de três eixos (EIS), tecnologia exclusiva de focagem automática TriTech com integração final do autofoco de deteção de fase, focagem automática a laser e focagem automática de rastreamento do sujeito, modo Super Resolution para criar fotos de ultra alta resolução com 92MP ao capturar e combinar quatro fotos nativas de 23MP, suporte RAW, gravação vídeo 4K UHD e controlo manual com muitas opções criativas.

Uma espessura de apenas 4,8mm e uma traseira com uma imitação de pele dão-lhe um toque diferente e premium.

PVP: 899,99€

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *