Acer-smartphone-Liquid-Jade-S-S56-ComicBlack-main

À primeira vista parece ser mais um smartphone de gama média igual a tantos outros. Mas mal o agarramos, percebemos algo diferente: o painel frontal todo em vidro Corning Gorilla Glass 3 com cantos arredondados é um encanto, principalmente num equipamento tão pouco espesso. Estas características conferem-lhe imediatamente um lugar de destaque entre a concorrência, mas estará a Acer à altura de um mercado tão exigente… em termos de logotipo e imagem de marca?

O Acer Liquid Jade S está bem apetrechado com um processador MediaTek Octa-core a 1.50 GHz, 2GB de RAM, 16GB internos que podem ser ampliados com até 32GB por cartão microSD. Aproveito para explicar outra originalidade deste Jade S: a tampa não é amovível e é através da ranhura de entrada colocada na lateral esquerda que podemos colocar, rapidamente, o SIM (Nano), um segundo SIM (também Nano) ou então, em vez deste, um cartão microSD. É muito inteligente e tem até toda uma apresentação quando ligamos o telefone pela primeira vez, com gráficos e fotos muito simples de entender.

Acer-smartphone-Liquid-Jade-S-S56-ComicBlack-photogallery-05

Outra característica única, é o botão power on/off estar colocado no topo, ao lado da entrada 3,5mm para auscultadores. Confesso que me foi difícil de habituar a esta posição e muitas vezes tacteei o lado direito em busca da tecla. Mas é uma situação que deverá ser ultrapassada por quem utilize este Acer como smartphone pessoal durante mais que um período de ensaio. A tecla de volume está colocada no local “habitual”, contudo, acho-a demasiado plástica e saliente. Este Jade S merecia algo metálico para acompanhar o vidro frontal. Na base, espaço para a ficha microUSD, curiosamente também colocada num dos extremos, o que não é habitual. Já vimos que, por fora, a Acer quis fazer diferente. E por dentro?

O Jade S é rápido e eficaz. O ecrã de 5″ IPS (1280 x 720) comporta-se bem em todas as situações, sendo por vezes até lesto demais passando bruscamente pelos menus. A coluna de som tem a legenda DTS o que abre um imenso sorriso para quem gosta destas coisas. Por isso mesmo, e devido à antecipação, é talvez um dos pontos menos conseguidos deste equipamento, pois o som nunca chega a ser alto e potente. Com auscultadores, temos outra dinâmica: sente-se corpo e presença, a gama dinâmica é constante, as vozes muito presentes, os graves com punch. Outra característica interessante é o comportamento físico da coluna: chega a ser difícil “tapar” o som com o dedo, problema frequente num grande número de equipamentos.

Acer-smartphone-Liquid-Jade-S-S56-ComicBlack-photogallery-04

O calcanhar de Aquiles deste Acer é a secção fotográfica: se bem que no papel seja muito interessante (unidade principal de 13MP com uma abertura de f/1.8 e unidade frontal de 5MP), com ambas a permitirem activação por voz com comandos simples como “Cheese” para disparar ou “Selfie” para activar a câmara frontal. Existe um filtro de exposição, modo Dual Shot (um colagem com as fotos principal e frontal, tipo PiP – picture in picture – também possível em vídeo), modo Gourmet para um resultado eficaz quase exclusivo para o Instagram, e detecção automática de cena. Como disse, tudo parece perfeito na descrição, mas os resultados qualitativos não impressionam. Longe disso: existe uma perda evidente de contraste no pós-zoom, o que dificulta a edição de imagens, com cores um pouco esborratadas e pouco vivas. E este comportamento agrava-se em situações de luz média. Se o Jade S promete e consegue o intento em muitas áreas, compromete neste capítulo, não sendo ideal para utilizadores que buscam outro resultado.

 

Acer Liquid Jade S 2 Acer Liquid Jade S Acer Liquid Jade S chega finalmente a Portugal por 299€ Acer Liquid Jade S 2

Mas perdoo esta lacuna quando utilizo o AcerEXTEND, um sistema fabuloso de partilha de ecrã do Jade S para o computador ou tablet, permitindo estender a área de visualização/trabalho através de um simples drag & drop. Só precisamos de usar um cabo USB para conectar os dois equipamentos pela primeira vez para, a partir daí, ficam emparelhados por wireless. As vantagens são inúmeras: por exemplo, escrever no teclado do PC para acções no smartphone, edição de documentos e imagens, transferência de dados, muita coisa se pode fazer.

acer extend

Atenção também para o AcerNAV, um software de navegação gratuito da TomTom que utiliza do TripAdvisor POI e que oferece a flexibilidade de navegar sem necessidade de plano de dados, no seu país ou no estrangeiro.

Acer-smartphone-Liquid-Jade-S-S56-ComicBlack-photogallery-03

Pesando apenas 110 g, o Acer Liquid Jade S concorre directamente com pesos pesados da indústria, desde o muito capaz Motorola G (II) ao emblemático Xperia M2, só para citar dois exemplos. É rápido e responsivo, tem características originais, outras invulgares, mas perde pontos na captação de imagem, o que é uma pena. O ecrã de 5″ perfeitamente adequado a este corpo leve e pouco espesso, é uma das mais valias. Escusamos de transportar um volume considerável, mas a capa traseira deveria ter mais grip para maior segurança de utilização. No fim, tudo depende do género de utilizador. Esta versão está equipada com android kitkat 4.4.4 (com UI da Acer, muito personalizável), mas aguarda-se o upgrade para android lollipop já neste trimestre.

PVP: 299€ (versão livre de operador)

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts