unnamed

c.i.:

É já no próximo dia 30 de setembro que, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-UL), se “descomplica” a ciência. A partir das 18h00, a Noite Europeia dos Investigadores abre as suas portas a todos os curiosos, com atividades para todas as idades, com o objetivo de desmistificar a ciência e quebrar as barreiras que a separam dos cidadãos.

Aproximar a ciência da população. É este o principal objetivo da Noite Europeia dos Investigadores que, esta edição, se dedicada à “Ciência no dia-a-dia” e tem como missão sensibilizar os cidadãos para a importância da Ciência no quotidiano e na sua qualidade de vida, e o impacto que esta tem no desenvolvimento da sociedade. Para comprovar este lema, e “descomplicar” a ciência, a Noite Europeia dos Investigadores oferece mais de 90 atividades que, em Lisboa, se vão estender ao longo do eixo MUHNAC-UL – Praça do Príncipe Real – Miradouro de São Pedro de Alcântara, entre as 18h00 e as 24h00. Estas atividades, pensadas sobretudo no público jovem, serão promovidas por cerca de uma centena de grupos de investigação de várias instituições nacionais, envolvendo mais de 200 cientistas.

No MUHNAC serão várias as exposições de acesso livre nas quais os visitantes poderão encontrar e falar com os cientistas envolvidos. Desde os ‘Dinossauros que viveram na nossa Terra’, onde cientistas explicam como estes animais continuam presentes no nosso dia-a-dia, passando pelos astros ou pela observação do céu através dos telescópios, são várias as formas através das quais o público poderá fazer parte desta celebração da ciência.

Mas o livre acesso a esta disciplina não se fica por aqui. Entre o MUHNAC e o Miradouro de São Pedro de Alcântara os visitantes poderão participar em oficinas, atividades para “pôr a mão na massa” como debates e cafés de ciência, diversos quizz e, ainda, assistir a demonstrações de ciência. Estas atividades abordam temáticas como os biossensores de papel, levantam questões e problemas matemáticos relacionados com o nosso quotidiano, dando até a descobrir o “aroma” da ciência ou deixando explorar o magnetismo.

Para os amantes das novas tecnologias, a Noite Europeia dos Investigadores dispõe de um Laboratório de Design e Inovação com atividades relacionadas com o desenvolvimento automático de softwares e apps.

Além de todas estas atividades, a iniciativa conta também com uma variada oferta cultural, como aula de danças tradicionais europeias e um concerto no Miradouro de São Pedro de Alcântara.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida pelo MUHNAC-UL (entidade proponente do consórcio SCILIFE Science in Everyday Life – Ciência no Dia-a-Dia) em parceria com a Universidade Nova, a Universidade de Lisboa, o Instituto Universitário de Lisboa e, ainda, a Escola de Ciências da Universidade do Minho e o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. O evento conta, ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, ao envolver o espaço público nesta iniciativa, sendo a centralizadora das atividades que decorrerão durante essa noite em Lisboa.

 

Para mais informações consultar http://noitedosinvestigadores.org/ ou a página de Facebook do evento (https://www.facebook.com/noitedosinvestigadorespt/).

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts