Os ciclistas urbanos menos experientes são por vezes desencorajados pelos eventuais perigos que sentem ao usar a sua bicicleta no trânsito citadino.

Mas mesmo um ciclista experiente deve valorizar a segurança quando se desloca neste tipo de circuito. E é uma coisa que esperamos que o João faça, dado que é o único elemento aqui no Xá que está rendido a isto da bicicleta urbana.

Pelas mãos de Josh Zisson nasceu a auto-proclamada Bicicleta Mais Segura Na Estrada, que inclui um pintura reflectora e luzes de travão entre outras coisas.

Director do Dept. de Desenvolvimento de Negócio na Halo Coatings (empresa que desenvolveu uma tinta retro-reflectora de alta durabilidade e que pode ser aplicada quase em qualquer superfície), Josh juntou vários elementos para tornar esta bicicleta segura.

 Um dínamo usa a energia do ciclista para dar energia a farol de LED e a luzes diurnas. Atrás está também uma luz ligada ao mesmo dínamo que reage à entrada de voltagem e se torna mais brilhante quando a bicicleta abranda. Os travões estão “fechados” pelo que mantém o mesmo nível de performance mesmo quando chove. E claro, não podia faltar a tinta retro-reflectora da Halo garantindo uma elevada visibilidade da bicicleta no escuro.

Josh não tem planos para comercializar esta bicicleta mas está a tentar encorajar os fabricantes a investirem na tinta reflectora tornando os passeios diários de bicicleta mais seguros e levando a que mais gente se torne adepto deste saudável meio de transporte.

 

De qualquer modo aqui fica alguma inspiração para outros fabricantes ou adeptos do DIY aí por casa.

 

Quem sabe o Xá não aposta nalgumas modificações e adopta a bicicleta como meio oficial de transporte… Já as imagino bem decoradas a percorrer o país em busca das ultimas novidades.

 

Site: www.bikesafeboston.com
Contacto: josh@halocoatings.com

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *