Seat apresenta o Leon Cupra mais potente da história da gama

O novo Leon CUPRA vai surgir em três carroçarias diferentes: 5 portas, versão SC e a familiar ST passando a ser um verdadeiro familiar super desportivo!


Com o seu 2.0 TSI capaz de debitar 300 cavalos, o novo CUPRA passa a ser o modelo de série mais potente alguma vez produzido pela SEAT, com o valor de binário máximo incrementado de 350 Nm para uns impressionantes 380 Nm.

Este comportamento deve-se, essencialmente, ao variador de fase das válvulas na árvore de cames combinado com a injecção directa e indirecta. As duas tecnologias resultam na extracção óptima de potência do motor, alcançando resultados excepcionais de performance.

A velocidade máxima é electronicamente limitada aos 250 km/h, independentemente da caixa de velocidades adoptada, que tanto pode ser manual como automática, ambas com seis relações.

O consumo médio da versão SC com caixa automática fica-se pelos 6.7 l/100 km e nos 6.8 l/100 km para a versão de 5 portas. O consumo médio sobe para os 7.2 l/100 no caso do CUPRA ST DSG 4Drive.

O SEAT Leon CUPRA também receberá quatro rodas motrizes na versão familiar ST em conjunto com a caixa de dupla embraiagem DSG. Os fãs recordar-se-ão, certamente, que no ano 2000 a primeira geração do Leon CUPRA também tinha tracção às quatro rodas. Agora, com a tração 4Drive e os mais recentes sistemas de assistência à condução, o Leon CUPRA ST DSG 4Drive assume-se como uma referência entre os veículos desportivos, em segurança e versatilidade.

 

kW/CVNm @ rpmVmaxCO2
2.0 TSI221/300380 1800-5500250158 -161
2.0 TSI DSG*221/300380 1800-5500250
  1. – 164

* Apenas este motor estará disponível em Portugal

 

O novo SEAT Leon CUPRA traz o Sistema de Direcção Progressiva como equipamento de série para facilitar as acções do volante.

Outro dos elementos-chave é o diferencial autoblocante Haldex VAQ com acção hidráulica através de controlo electrónico.

Há cinco modos de condução à escolha – Comfort, Sport, Eco, Individual e CUPRA. O acelerador, caixa de velocidades, DCC, Sistema de Direcção Progressiva e o diferencial autoblocante ganham uma resposta mais desportiva quando seleccionado o modo CUPRA.

 

Tal como nas restantes versões na gama do novo SEAT Leon, o CUPRA vem repleto da mais recente tecnologia e funcionalidade. Sem esquecermos os dispositivos já disponíveis no atual CUPRA 290, como o Radio Media System Plus, o Cruise Control Adaptativo ou o Front Assist, podemos acrescentar novas e melhores luzes graças aos faróis Full LED que traz agora o novo SEAT Leon CUPRA.

No interior, travão de estacionamento eléctrico, o Sistema Keyless Entry, o carregador de telefones sem fios e o ecrã táctil de 8 polegadas com toda a actual tecnologia in-car surgem colocados na consola central. A iluminação ambiente também recorre à tecnologia LED, podendo ser escolhida uma de 8 cores e ajustada a intensidade de acordo a disposição.

Em acréscimo a tudo isto, o novo Leon CUPRA vem equipado com os mais recentes sistemas de auxílio à condução, de multimédia e tecnologia de conectividade.

As câmaras e radares foram actualizados para servirem o Sistema de Protecção de Peões e o de Assistência de Emergência, e garantem mais precisão e rigor para o sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito. O Sistema de Assistência em Trânsito está disponível para as versões DSG, oferecendo mais conforto e aliviando o stress em situações de para-arranca.  

 

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts