O novo Volvo XC40 é um dos seis modelos finalistas do Women’s World Car of the Year e a marca pode reconquistar este apetecível troféu


Isto dos automóveis sempre foi um mundo de homens, diz-se.

Também se aponta, muitas vezes, que quando o casal vai comprar um carro, os homens escolhem tudo menos a cor e as senhoras os interiores.

E, por experiência própria, quando vou a eventos Auto, sejam lançamentos ou ensaios dinâmicos, raramente vejo uma senhora sentada nas mesas ou plateia.

Mas, como em tudo, o mundo muda e as coisas já não são como antigamente. Por exemplo, vejo mais mulheres aos comandos de um Panamera que os seus maridos ou namorados.

Fartas de estarem no banco do pendura, querem ser representadas ao mais alto nível e foi por isso que está criado o Women’s World Car of the Year.

Este troféu existe desde 2009 para dar resposta à falta de representação de mulheres no painel de jurados dos Prémios European Car of the Year e World Car of the Year.

Volvo XC40

Um extenso painel de juradas

Aqui, o painel é composto por 34 juradas provenientes de 27 países distintos que votam, não num “automóvel para senhoras” mas sim de acordo com a sua experiência e conhecimento como jornalistas especializadas no mercado automóvel.

Este ano foi introduzido um novo sistema de votação no qual, as juradas, seleccionavam os seus 12 automóveis favoritos através da atribuição de uma pontuação de 0 a 10 nos seguintes itens: Competência em estrada / Espaço e Conforto / Conectividade / Segurança / Economia de combustível / Valor vs. Custo / Estilo e Design

O vencedor será anunciado no dia 12 de Novembro e pode muito bem ser o Volvo XC40 que, atenção, já venceu o troféu Car of the Year 2018 no passado Março.

Será que vai repetir a dose? Relembro que o Volvo XC90 foi o Vencedor em 2016 do Women’s World Car of the Year em 2016.

E a história tem tendência para se repetir.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata