TOP os melhores de 2014 para o Xá das 5

X5 top 10 2014

A escolha dos “melhores” equipamentos para um Top anual é muito ingrata, tanto para quem o pensa e faz, como para as marcas e modelos que não ficam em primeiro. E como escolher o que realmente é “melhor”? Há revistas que, ao manter uma redacção com vários analistas do sector, fazem uma média das escolhas. Outros meios baseiam-se em testes rigorosos que exijem estruturas gigantescas e acesso a métodos analíticos super profissionais.

Então, como escolher os modelos que mais me seduziram durante 2014, sabendo que não me passaram pelas mãos muitos equipamentos que deveriam ser equacionados, por exemplo, no que respeito a ensaios automóvel?

Bom, depois de muito pensar, decidi fazer um Top Xá das 5 segundo o meu prazer de utilização. Poderão equacionar porque escolhi um modelo se outro paralelo até apresenta melhores argumentos, mas se escolhi é porque tive uma razão que me levou a tal. E, finalmente, os tops são como são. Cada qual tem o seu. Não contei com os mais recentes modelos que foram apresentados ao mercado nestes últimos dias, pelo simples motivo de não ter ainda experimentado as mais valias. Mas 2015 promete!

Vamos a isto?

Melhor televisor para ver cinema em casa

Sony KDL-65X9005B

Sony_4K_X900B

 

Trata-se de um metro e meio de largura, o que me obrigou a mudar o móvel que a sustentou. Esta largura tem a ver com o desenho que incorpora umas espectaculares colunas frontais, aliás, deve ser o único modelo existente que se apresenta com esta dinâmica. Se a qualidade de imagem é apenas soberba (4K), é o som que me fascina e que me faz desejar ter esta TV, algo um pouco difícil pelo preço sugerido (mesmo que tenha baixado em relação ao lançamento). Sou muito sensível à qualidade áudio dos equipamentos (talvez porque trabalhei em música mais de 15 anos) e esta X9 é, sem dúvida alguma, a melhor solução do mercado no que ao equilíbrio geral respeita. Ler mais info aqui enquanto finalizo o ensaio.

 

Melhor televisor tudo em um

Panasonic AS650

A série AS650 veio substituir a WT60 (ler o ensaio aqui) e inclui os televisores com tecnologia Direct LED da mais alta gama (antes do degrau 4K) do fabricante japonês. Dispõe de perfis personalizados para cada membro da casa, é Smart, é 3D e tem comando táctl que aceita ordens por voz. Continua a ser prestável na leitura dos textos que estão na tela, uma preciosa ajuda para quem tem problemas visuais. Também através da utilização da função Reconhecimento de Voz podem ainda realizar operações básicas, como por exemplo, mudar de canal ou desligar o televisor. É equilibrada, com muita qualidade e à prova dos próximos anos.

 

Melhor Monitor de secretária

Philips Brilliance 298X4

Philips-Brilliance-298X4QJAB1

É um monitor Ultra Wide com 29 gloriosas polegadas exibidas num formato super alargado 21:9. Se é o que tem melhor qualidade de imagem? Não é. Melhor qualidade de som? Não tem. Então porque o escolhi? Porque é apenas perfeito para se trabalhar com mais que um programa aberto simultaneamente. Graças à largura, tenho geralmente três páginas abertas: um documento Word, um Site e o backoffice do Xá das 5. Ler ensaio aqui.

Melhor câmara SLR Digital

Sony Alpha α7

Sony α7 II

Extremamente leve e super compacta (no campo das Full Frame), esta revolucionária α7 foi desenhada e construída a partir de uma estrutura robusta em liga de magnésio. É uma verdadeira obra de engenharia, pois este corpo oferece todas as vantagens de um sensor de imagem full-frame de 35 mm e a flexibilidade das lentes amovíveis numa estrutura que nada tem a ver com os equipamentos do género, sempre pesados e de grande porte. Os selectores dianteiros e traseiros, juntamente com uma roda de controlo e um selector de compensação da exposição, permitem ajustes intuitivos durante o enquadramento das imagens no visor XGA OLED Tru-Finder de resolução e contraste elevados ou no ecrã LCD tipo 3.0 inclinável.

À α7 seguiu-se a α7R (ler ensaio aqui) e a fenomenal α7S (a câmara que “vê no escuro” e que está neste momento em ensaio). Então porque recai a escolha na α7 “simples”? Pela excelente e imbatível relação qualidade/preço.

Melhor câmara CSC / Sem espelho

Panasonic GX7

Image_GX7k_GX7s_H_H020A_

Foi complicado escolher entre esta Panasonic e a Sony alpha6000. São, até, muito idênticas em termos físicos e com soluções que entusiasmam qualquer fotógrafo que já domina a arte. Mas houve um factor que me decidiu: o facto do ecrã LCD de 3″ ser táctil ao contrário do encontrado na Sony. Sim, por vezes são estes “pequenas” coisas. A GX7 tem um rol de características técnicas impressionantes (ler aqui) reforçadas por funções como Fotografias panorâmicas criativas, disparo em time lapse, animação em Stop Motion, Retoque Selectivo, 22 filtros criativos, Wi-Fi e NFC.

 

Melhor câmara compacta digital

Sony RX100III

RX100III_Rear-EVF-1200

“Ops, I did it again”! Pela terceira vez, a Sony abana o mercado das compactas com a mais recente RX100. Desta feita, leram as críticas do Xá das 5 às anteriores versões e “remendaram” o que estava mal. Por muito que gostasse dela, gosto ainda mais de um visor (óptico ou electrónico, tanto faz) que me permite trabalhar sob luz estonteante. Agoras não tenho mais desculpas, pois a Sony equipou esta nova coqueluche com um visor OLED tru-finder retráctil, para além de tudo o resto. Como o conseguiram? Leiam aqui.

 

Melhor câmara criativa

Canon Legria Mini X

Canon-LEGRIA-mini-X-1000

O que me dizem a uma Câmara de Vídeo extremamente portátil, com uma ojectiva preparada para um grande ângulo de captação, com uma espécie de tripé incorporado e com gravação de som estéreo com controlo manual? E se vos disse que tudo isto cabe numa mão, aliás, num pequeno bolso? Ela existe, chama-se Canon Legria Mini X e alia a máxima qualidade de captação sonora à qualidade de imagem de alta definição, num pacote barato e muito transportável. Podem ler o ensaio aqui.

 

Melhor tablet 10″

Samsung Galaxy Tab S

Samsung Galaxy Tab S -  10.5 polegadas 4

O Galaxy Tab S apresenta um brutal ecrã Super Amoled WQXGA (2560×1600, 16:10) adaptativo. Tem apenas 6,6 mm de espessura e 465 g (na versão 10.5”) num design elegante e sofisticado. Tem um toque muito agradável numa construção digna de registo e um sem número de aplicações dedicadas num ecosistema muito forte e produtivo. Fabuloso! Ler mais aqui.

 

Melhor tablet 7/8″

Sony Xperia Z3 Tablet Compact

O Xperia™ Z3 Tablet Compact tem um deslumbrante visor TRILUMINOS de 8"

À prova de água, com apenas 6,4 mm de espessura e pesando menos de 260 g, posso até adiantar que, para ter um tablet, seria este. Tem a dimensão ideal (8″), não pesa na mão mesmo após um longo periodo de utilização e tem 4G/LTE.
Muito rápido devido ao processador Qualcomm Snapdragon 801 Quad-core, tem todas as vantagens da família Xperia, com duas colunas frontais e acabamentos de luxo. Ensaio a decorrer.

 

Tablet/PC que me enche as medidas

Microsoft Surface Pro 3

Mircosoft-Surface-Pro-3

O que dizer desta bomba? É um tablet armado em PC, poderoso e rapidíssimo. Custa bastante dinheiro quando o olhamos como tablet, mas percebemos a justiça quando o trabalhamos profissionalmente em ambiente Windows. Tem uma caneta muito competente, uma construção fora de série e limou algumas arestas problemáticas da anterior geração. Kudos para o posicionamento sobre-elevado da capa/teclado num encaixe original e perfeito.

Smartphone gama alta

LG G3

G3_Range_4_BBWG_On shot

A LG agarrou no best-seller G2 e elevou a fasquia. Optou por um ecrã muito vibrante, mesmo sob luz do sol, com muita qualidade, e numa câmara bem coadjuvada pelo fantástico estabilizador óptico OIS e pelo sensor laser que permite um auto-foco preciso num abrir e fechar de olhos. Tem aplicações únicas e um UI bem desenvolvido e integrado. Se é perfeito? Ainda não, mas está muito próximo. Podem ler o ensaio aqui.

 

Smartphone gama média

Huawei Ascend Mate 7

Ascend Mate 7

Quem diria que uma marca chinesa conseguisse um terminal que está a ser um sucesso global e que muita aceitação tem conhecido nos media especializados? Bem verdade, este Mate 7 é francamente bom, inovador, com um estilo à la HTC, muito bem construído, um ecrã fantástico e enorme e um UI que é personalizável, algo raro nos smartphones. Ganha o meu prémio defrontando uma concorrência feroz, porque tem argumentos técnicos mas, e também, porque se apresenta com uma relação qualidade/preço muito atractiva. E, não esqueçam, no seu lançamento oferece a muito boa Smartband Talkband B1. Ler ensaio aqui.

 

Smartphone gama base

Motorola G (II)

moto g2

O Moto G tem sido o best seller mais recente em todo os mercados. Em Espanha, este modelo tem 11% das vendas, o que é extraordinário. Tem ecrã com 5″ 720 HD, é resistente a água e poeiras e aponta para um target jovem que quer ouvir música com qualidade de reprodução (duas colunas frontais), tirar uma boa fotografia, ver vídeos sem pausas e uma autonomia até dois dias de utilização. Será também o melhor equipamento com relação qualidade/preço na adopção do Android Lollipop.

 

Wearable

Smartwatch Motorola 360

http://xadas5.com/wp-content/uploads/2014/11/Moto-W-Leather-Hero-US-1.png

Não experimentei todos, apenas um Burg 15, o LG G Watch de um colega de profissão e algumas smartbands. Mas basta colocar o 360 no pulso para perceber que, a partir dele, os Smartwatch têm um novo status. Se a injustiçada Sony já vai na terceira versão (primeira com Android Wear) e a Samsung aposta numa espécie de pulseira oversized, a Motorola decidiu-se pelo design ultra limpo e redondo (como o LG). Infelizmente, nem o Sony nem o Asus estiveram disponíveis para análise, embora o sistema operativo seja exactamente o mesmo para estes modelos.

Coluna wireless

Bose Soundlink Mini

bose-soundlink-mini-outside {focus_keyword} Ensaio Bose SoundLink Mini bose soundlink mini outside

Esta SoundLink Mini provou-se uma fonte inesgotável para exclamações de grande espanto. Ninguém quer acreditar que um som tão potente, com tanta presença, com graves dignos desse registo, agudos muito bem definidos e até uma potência convincente, podem sair de uma caixa tão minúscula. O resultado foi directo: todas as pessoas que a ouviram querem uma. Ler ensaio aqui.

Powerline

devolo dLAN 1200+ Wi-Fi ac

dev_dLAN1200plusWiFiac_convite-XL devolo dLAN 1200+ Wi-Fi ac devolo dLAN 1200+ Wi-Fi ac, nunca o powerline teve tanto... power! dev dLAN1200plusWiFiac convite XL

Sou utilizador powerline e tenho uma rede montada através deste sistema, que me liga dois andares de TVs e computadores a um NAS. Contudo, nada me preparou para o salto qualitativo dos 650+ para estes dLan 1200+. É apenas extraordinário! Não duplica a velocidade, mas consigo transmitir o sinal a cerca de 1000 Mbps na mesmíssima rede. Há um truque: o fio de terra é agora usado de forma contínua. A outra vantagem é ser, paralelamente, repetidor Wi-Fi, o que promove uma maior área de sinal onde quer que coloquemos um dLan. É também retrocompatível com todos os modelos anteriores.

 Impressora multifunções

Canon Pixma MG7550

A nova Canon PIXMA MG7550 é uma impressora fotográfica multifuncional premium de 6 tinteiros (até tem cinzento, imaginem), um painel táctil com um ecrã de 8,8cm, sistema de Toque Inteligente e conectividade por Wi-Fi e Ethernet para impressão e digitalização através de cloud ou NFC utilizando dispositivos inteligentes. E provei-o no ensaio e até na Photokina este ano (Colónia), onde imprimi bilhetes de viagem indo buscá-los ao email do smartphone, tudo sem fios.

Audio

Sony Hi-Res (High Resolution Audio)

X9_X7_W__X5_R__X7CD_W__GroupShot-1200 - Cópia {focus_keyword} Fomos ouvir e ver os novos equipamentos Sony Hi-Res... à Holanda X9 X7 W  X5 R  X7CD W  GroupShot 1200 C  pia

Não é uma novidade (foi apresentada no final de 2013), mas 2014 confirmou o potencial da nova geração de alta resolução de áudio. Desde colunas wireless (foi difícil escolher entre a Sony X5 e a Bose Soundlink mini), a Walkmans, auscultadores, receptores, amplificadores e reprodutores, para além das colunas, toda uma gama de extraordinários aparelhos estão disponíveis para os mais melómanos e exigentes. Podem ler a reportagem em Londres e em Noordwijk que contaram com a presença do Xá das 5.

 Auto

Honda Civic Tourer 1.6 i-DTEC

IMG_0047 {focus_keyword} Ensaio Honda Civic Tourer 1.6 i-DTEC IMG 0047

Este Honda custa o mesmo que muitos outros, cerca de 26 mil euros, o que é um preço de guerra para um motor diesel potente e pouco guloso. Depois é prático, com o truque dos bancos traseiros, uma mala com uma capacidade ímpar no segmento, uma qualidade de construção bastante convincente e uma condução muito agradável, segura e, por vezes, entusiasmante. Mas há um outro factor que me levou a apontá-lo como preferido: o design absolutamente divinal! Podem ler o ensaio aqui.
Escolher um modelo entre muitos ensaiados não foi nada fácil, pois a família preferiu viajar com o extremo conforto e algumas possibilidades of road do Fiat Freemont 2.0 Multijet. Se eu pudesse ter dois? O segundo seria o Alfa Romeo Mito Quadrifoglio Verde. É de longe o mais bonito dos citadinos, o que me é importante, e tem um motor e um comportamento à altura da imagem.
Como disse lá em cima, isto dos tops…

Inovação do ano

WD My Passport Wireless

WDpassportWIFI WD My Passport Wireless WD My Passport Wireless - ensaio WDpassportWIFI

É o primeiro disco rígido portátil a funcionar sem cabos! Basta instalar o software nos computadores, tablets ou smartphones para garantirmos, ali no bolso ou na mala, imenso espaço para guardar os nossos conteúdos. E quando for necessário, não falta um cabo USB 3.0 para a transmissão mais “tradicional”, assim como uma entrada para cartões de memória. Perfeito para acompanhar fotógrafos e videastas (que trabalham com ficheiros de grande dimensão), é também indicado para servir mais que um utilizador simultaneamente, o que abre inúmeros campos de acção. Ler ensaio aqui.

 Gadget do ano

ROLI SEABORD GRAND

roli1 {focus_keyword} Quero um Seabord! E quero já! E em GRAND! roli1

Estava longe de imaginar que o meu gadget preferido de 2014 foi por mim apresentado aqui no Xá das 5 no primeiro dia de… 2014.

Relembro as palavras que escrevi: “a tecnologia não pára e todos os anos existem novidades fantásticas também no campo da música, da electrónica, da computação dedicada, sempre em busca da captação e gravação do melhor som possível. Mas quem é que estava preparado para uma, não evolução, mas revolução na forma e na fórmula em como tocar um teclado que é… quase orgânico? É isso que este ROLI SEABORD GRAND é, um “seabord”, não é um teclado, um piano, um orgão, um sintetizador, nada! É único e extraordinário. Faz-me, inclusive, lembrar o Chapman Stick (tive um e nunca consegui tocá-lo) que fez uma ponte parecida, entre guitarra, baixo e teclado. Quero um Seabord!”  (ler texto completo)

E mantenho. Concordam?

 

 

Espero que tenham apreciado este top e que vos seja útil como análise deste ano que termina. Resta-me fazer votos para que nos reencontremos aqui para o Top 2015.

X5 top 10 2014