The Impossible Bike é uma bicicleta dobrável eléctrica com 5Kg e 43cm

The Impossible Technology engineers have taken a somewhat circular approach to bicycle des...

Quem me lê sabe que tive uma bicicleta dobrável durante alguns meses. E sim, passado, pois vendi-a devido a preferir caminhadas em vez de pedaladas… e porque a roda 22 não dá a bisga das maiores.

De resto, continuo a achar que é a solução mais válida para quem é obrigado a movimentar-se na cidade. E reparem, digo na cidade e não pela cidade e isto devido a inúmeros factores que tornam Lisboa uma cidade impraticável para este tipo de veículos. Pelo menos em 89% dela.

Regressando à minha dobrável, esta ainda fica grande mesmo dobrada e, confesso, não dava jeito nenhum para subir as escadas do metro e entrar na carruagem. Muito menos para subir um andar e meio, visto que os vizinhos não me deixaram guardar a dita no hall do prédio por “motivos estéticos”. Ou seja, todo um conjunto de razões que me levou a tomar a decisão da revenda.

Fiquei, como devem perceber, chateado. Gostava muito da minha bicla britânica e tenho seguido as novidades no sector. Surgiu agora esta “coisa” no Kickstarter que merece um destaque, pois para além de ser mesmo muito dobrável, é ainda eléctrica. E chinesa, sim, made in China por chinapeople.

Tem um nome fabuloso: THE IMPOSSIBLE BIKE pela equipa da THE IMPOSSIBLE TECHNOLOGY porque, se a observarmos, é um conceito impossível… mas está feito. Pesa menos de 5 kg e mede apenas 43 cm de altura quando está dobrada.

Este conceito demorou três anos para ver a luz (o que em Xangai é cada vez mais complicado devido à poluição) e atinge 20 Km/h com o motor eléctrico alimentado por baterias 2,900 mAh e tem um alcance por recarga de 24,8 km. Fabuloso e ainda bem, pois não tem pedais para continuar a viagem. Contudo, pode ser recarregada em qualquer tomada eléctrica.

Baseada em circunferências, percebe-se a ideia de guardar as rodas em circulos um pouco maiores que elas próprias, dobrando-se depois ao centro da frame de alumínio. O assento é a própria mala de transporte e guarda também as baterias, protegendo-as contra choques ou elementos naturais mais radicais.
Como escrevi, o protótipo está no Kickstarter e cada licitação custa 337 dólares. Podemos escolher entre branco ou negro e, se tudo correr bem, as entregas começam já em 2015.