Sticko, ventosas para smartphone – ensaio

5 Design
5 Construção
5 Inovação
4 Qualidade
6 Factor X5
5

IMG_1112

Um dos problemas que vivo, e intensamente, é não conseguir usar alguns acessórios para os smartphones, principalmente quando utilizo ou experimento phablets. Esta vida de andar sempre a trocar equipamentos tem estes senão, como por exemplo, escolher uma capa que sirva também de stand e que tanta falta me faz para ir passando o tempo nos vôos em trabalho, pois com as costas recostadas de quem vai na frente, tornou-se impossível a utilização de um simples laptop em turística.

Como tenho dito, não sou fã de tablets, muito embora gostasse de ter este ou aquele. Prefiro os phablets de 6″ que me garantem alguma utilização profissional como a escrita de textos. O problema é que digitar num destes ecrãs não é tão prático como num de 4,5 ou 5″.

Portanto, o que aconteceu para dedicar um post a esta problemática?
Aconteceram os Stickos, um pequeno suporte para telemóvel, leve e em conta.

sticko-suporte

Este acessório são duas pequenas ventosas unidas por uma borrachita e com um fio com mola a que se pode prender diversas coisas, como chaves e um pin plástico que se coloca na ficha 3,5mm (phones) para que o Sticko nunca se perca. Recebi para experimentar um conjunto em preto e outro em vermelho e preto e lá comecei a inventar situações, como podem ver pelas imagens, para levá-los à exaustão.

IMG_1109

Não tenho GPS no automóvel, mas tenho nos smartphones, e estou neste momento a experimentar dois: um leve e pequenito, o Lumia 435 e um vistoso e grande phablet Nexus 6, para além de continuar fiel ao meu próprio Z2 que experimentei em casa.

WP_20150322_20_07_25_Pro

Coloquei um Sticko no tablier do automóvel e pendurei o Nexus 6, mas passado uns buracos lisboetas, não aguentou o peso desse um equipamento razoavelmente grande e pesado. Com o Sticko vem tambem um autocolante que garante alisar uma superfície rugosa e com a sua colagem no tablier, o Sticko aguentou mais tempo o peso do phablet. Mesmo assim, foi com a utilização de dois Stickos que consegui o intento e fazer uma pequena viagem de A a B seguindo as instruções no ecrã. Mas não defendo este binómio, pois mais tarde ou mais cedo, o Nexus acaba sempre por caír. Para quem for usar este estratagema, dois conselhos: colar sempre os Stickos no vidro ou até mesmo no espelho central (cuidado para não tapar a visibilidade) e usar um smartphone mais pequeno e leve.

Depressa passei a tentar perceber até que ponto me podia fiar num Sticko e cheguei à óbvia conclusão que depende mesmo do tamanho e peso do que lhe quisermos prender, para além da superfície que, tal como no interior de um carro, deverá ser lisa.

Com o Lumia 435, usei o espelho do quarto de banho como ecrã matinal para ler notícias, à lá Tom Cruise em filmes de ficção científica. O problema foi mesmo conseguir ler alguma coisa num ecrã tão pequeno. Mas que o Lumia se aguentou uma noite sem cair, aguentou. Melhor, até passou pela prova dos vapores de água.

IMG_1234

Continuando com o Nexus 6, fui para um café para aproveitar o teclado bluetooth da Rapoo. Coloquei os dois stickos na traseira do phablet para se passarem por stand e escrevi este texto, depois de colocar o Nexus num ângulo moldável a meu gosto. O teclado é mini e o telefone maxi, mas ambos não chegam a pesar 400 g.

Os Stickos servem um sem número de ocasiões ou necessidades e funcionam muito bem em superfícies vidradas ou metalizadas. Para paredes, a coisa já não se dá com tanta facilidade, mas podemos sempre gastar os autocolantes que vêm no pack. Mas atenção, estes colam-se numa superfície para lá ficarem.

Acima de tudo, são versáteis e podemos arrumá-los até num bolso. Não tive tempo para perceber a longevidade do poder de sucção, mas adiantaram-me que compensa o investimento financeiro e já estão à venda em Portugal.

O preço, na loja Sticko online por unidade: 9,95€; Em pack duplo promocional: 14,95€.

 

 

Tags from the story