Sony Xperia M2 – Ensaio

0

 

 

 

 

 

 

 

xperia-m2-black-1240x840-60271196b119d9cf8cac50e166e7c71f

Perguntam-me muitas vezes qual o melhor smartphone até x euros, ou que tenha a melhor câmara ou o processador mais potente, e muitos etc. Como sabem, escolher um de tantos não é tarefa fácil e depende sempre de um factor primordial: quanto dinheiro temos para gastar. E, como tenho vindo a aconselhar a algumas pessoas menos abonadas ou porque se recusam a gastar um dinheirão num terminal para “fazer chamadas e ir ao email”, vale a pena apostar em modelos que já tenham alguns meses de mercado e que estão quase a ser substituídos. É o exemplo deste Xperia M2, um caso sério de popularidade em toda a Europa, pois parece-se fisicamente com um dos muito desejados topo de gama Z e, muito sinceramente, faz tudo o que é preciso, depressa e bem.

O Sony Xperia M2 é um gama média com um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 400 a 1.2GHz e munido de 4G LTE para uma performance de dados ultra rápida. O ecrã qHD de 4,8” tem qualidade suficientepara lermos textos sem esforço, com 960×540 pixels para uma densidade de 229 ppi (há sempre consumidores que adoram este tipo de dados) e o comportamento é rápido com 1GB de Ram que é suficiente para quem procura um gama média para realizar as funções já normais de um smartphone. De salientar que tem capacidade interna para 8GB de conteúdos, para além da entrada de cartões microSD (até 32GB) que lhe eleva o potencial enquanto leitor de música e vídeo. O que não falta para compor o ramalhete é uma bateria de 2300mAh com Modo STAMINA 3.0 que consegue uma duração entre cargas bem acima de um dia em utilização normal.

xperia-m2-gallery-02-1240x840-bad13fd9fb5e89994b810d85d01e9109

As aplicações

Os Xperia são também conhecidos pelas excelentes aplicações da marca, como o Walkman, o leitor vídeo e a capacidade fotográfica. Neste caso, o M2 está equipado com uma câmara traseira de 8MP com Exmor RS (potencializado para utilização mobile) e equipada com Reconhecimento Automático de Cena e o cada vez mais famoso modo qualitativo HDR.

Fazendo uso da experiência e tecnologia das câmaras Cyber-shot, este Xperia M2 vem pré-instalado com aplicações como o Social Live, o Timeshift burst e o Picture Effect. O resultado é honesto, com cores muito realistas e de qualidade suficiente para imprimir numa A4 com boa resolução. E quem quiser filmar, basta simplesmente mudar o modo de operação.

Como na restante gama Xperia, existem aplicações instaladas no UI da marca que têm a sua utilidade. Por exemplo, basta pressionar “+Apps” para descarregar as novidades da Sony Select. E como está apontado para os mais jovens, a Sony sabe bem que o potencial de um smartphone não se encerra no equipamento mas sim em todo o ecossistema em que está inserido. Portanto, é ainda um factor plus a oferta de serviços multimédia online e offline da própria Sony Entertainment Network. Por exemplo, mensalmente temos direito a três downloads dos mais recentes blockbusters da Sony Pictures de forma gratuita. Com o serviço Music Unlimited, a que também podemos aceder gratuitamente, podemos escolher de entre um catálogo de 25 milhões de faixas por um período de 30 dias. Nada mau.

A variante Dual-SIM deste Xperia, o M2 duals, permite configurar dois cartões SIM de forma independente, com toques de chamada distintos e escolher de forma fácil qual dos SIM pretende utilizar antes de fazer uma chamada ou enviar mensagens de texto. Simultaneamente, a tecnologia dual SIM da Sony garante que os dois cartões estão sempre activos, levando a que o utilizador nunca perca uma chamada, mesmo durante a utilização de qualquer um dos dois.

xperia-m2-gallery-04-1240x840-e6ef35fc1f00f9f1c5b19e9bf6cd0406

A conclusão

O Xperia M2 é daqueles terminais que nunca nos vão deixar ficar mal, muito pelo contrário. É fino e muito elegante e tem o design já inconfundível da gama Xperia, o que é uma mais valia.

Os três botões físicos, presentes nos Z, são, quanto a mim, muito úteis, principalmente o dedicado à câmara.

Por cerca de 230 euros (em modo livre de operador), podemos levar no bolso um LTE 4G com um ecrã de qualidade e um comportamento muito equilibrado. Basta fazer o “teste do Real Race 3” para lhe perceber a fluidez, pois joga-se sem falhas ou pausas. Se bem que aqueça um bocadito.

Por vezes vale bem a pena esperar alguns meses para poupar cerca de 50 euros, o que nos dias que correm é muito dinheiro.

xperia-m2-gallery-01-1240x840-c7ce2e35e380d3dcb5eaab82363e6f3c

Características técnicas
REDE
LTE* – Gina/Rex
MSM8926 Quad Core 1,2 GHz DDR 3
HSPA – Rita SS/DS
MSM8226 Quad Core 1,2 GHz DDR 2
VISOR
4,8”, resolução qHD
CÂMARA E VÍDEO
Câmara principal Exmor RS 8 MP
Câmara frontal VGA
DESEMPENHO
RAM 1 GB, eMMC 8 GB
Ranhura para cartões μSD (máx. 32GB)
Bateria 2330 mAh integrada
CONETIVIDADE
NFC
Wi-Fi Miracast
UTILIZAÇÃO PROFISSIONAL
E-mail, Calendário e Contactos avançados
Encriptação no dispositivo e na transmissão
Fácil gestão do dispositivo
Modo Dual
DIMENSÕES
139,6 x 8,6 x 71,1 (mm)

Tags from the story
,