A Sony RX100 VI, aguardada renovação da topo de gama compacta, tem zoom 24-200 mm, grande abertura e a velocidade AF mais rápida do mundo


Já se esperava o anúncio da nova versão da CiberShot mais famosa de sempre, a aclamada Sony RX100 agora na versão VI.

A Sony RX100 VI inclui, pela primeira vez na gama, uma lente de zoom de elevada ampliação: a lente ZEISS Vario-Sonnar T* 24-200mm F2.8 – F4.5,

Os engenheiros nipónicos conseguiram, mais uma vez, o mulagre da miniaturização, visto que o tamanho da RX100 VI é praticamente idêntico às anteriores versões.

Análise à Sony RX100 versão V

O novo modelo está equipado com um sensor de imagem Exmor RS CMOS empilhado tipo 1.0 de 20,1 MP com chip DRAM e um sistema de processamento de imagem BIONZ X melhorado com um LSI frontal que maximiza a velocidade de processamento e optimiza a qualidade de imagem em todos os ambientes de captação.

A RX100 VI possui, além disso, um sistema de AF híbrido com 315 pontos AF de detecção de fases no sensor capaz de focar um objecto em apenas 0,03 segundos – o tempo de focagem AF mais rápido do mundo para câmaras com sensor tipo 1.0.

Também é capaz de filmar a até 24 fps em resolução total com AF/AE contínua de seguimento, produzindo vídeo 4K perfeito com leitura total de píxeis e sem binning de píxeis.

Nova lente de zoom de 24-200 mm de elevada ampliação mais qualidade de imagem excecional

A nova lente ZEISS Vario-Sonnar T* 24-200mm F2.8 – F4.5 combina o poder das distâncias focais de 24-70mm e 70-200mm num design compacto especial.

Mantém uma grande abertura em toda a gama de zoom, garantindo a realização de retratos com belo bokeh, a captura de objectos em rápido movimento com focagem nítida e sem desfocagem, e muito mais.

A lente possui, além disso, estabilização de imagem óptica SteadyShot integrada que é equivalente a uma velocidade de obturação até 4,0 passos mais rápida, que ajuda a evitar a desfocagem a velocidades mais lentas do obturador ao captar imagens em condições de fraca iluminação ou na gama de zoom de teleobjectivas.

Sony anuncia a nova câmara compacta Cyber-shot RX100 VI

Desempenho AF e velocidades de disparo extremamente rápidos

Uma estreia para a série RX100 de câmaras, a RX100 VI inclui, além disso, a tecnologia AF de seguimento de alta densidade avançada da Sony, que concentra pontos AF em torno dum objecto para melhorar a precisão do seguimento e da focagem.

A popular tecnologia “Eye AF” também está disponível com, aproximadamente, o duplo desempenho de seguimento do modelo atual da série RX100.

A câmara possui, ainda, focagem por toque no LCD e controlo do ponto de focagem por touchpad.

Funções de vídeo avançadas incluindo 4K HDR

Com AF híbrido rápido, os pontos AF de detecção de fases de plano focal garantem um desempenho preciso da focagem e do seguimento, mesmo para os requisitos de focagem exigentes da captação de filmes em 4K.

A velocidade AF e a sensibilidade do seguimento AF também podem ser ajustadas através do sistema de menus, proporcionando aos fotógrafos excepcional flexibilidade baseada nas suas preferências de focagem.

No modo 4K, a nova RX100 VI utiliza uma leitura total de píxeis, sem binning de píxeis, para garantir que mesmo os detalhes mais subtis do vídeo 4K são captados com o mínimo de moiré e de imperfeições.

Pela primeira vez numa câmara Cyber-shot, a RX100 VI possui compatibilidade 4K HDR graças ao seu novo perfil de imagem HLG (Hybrid Log-Gamma), oferecendo uma solução de fluxo de trabalho HDR instantânea.

Outras características de vídeo profissionais incluem S-Log3/S-Gamut3, modo Full HD a 120p, Picture Profile, gravação proxy e mais.

A RX100 VI é capaz de gravar vídeos em câmara ultra lenta a 250 fps, 500 fps ou 1000 fps.

Sony anuncia a nova câmara compacta Cyber-shot RX100 VI

Design, controlo e conveniência de alta qualidade

A nova RX100 VI está equipada com um visor XGA OLED Tru-Finder de elevado contraste, com 2,35 milhões de pontos, com revestimento ZEISS T*, garantindo uma pré-visualização e reprodução realista da imagem.

O próprio visor electrónico retrai-se na e sai para fora da estrutura da câmara com base nas preferências do utilizador e pode ser activado instantaneamente através de um único botão de acesso de toque simples.

Uma estreia para a série RX da Sony, a RX100 VI possui obturação por toque que pode ser activada tocando o ecrã LCD traseiro, uma alavanca de zoom com velocidades de zoom personalizáveis e um LCD que pode ser rodado 180 graus para cima e 90 graus para baixo para uma variedade de ângulos de disparo à disposição do criador.

Também existe uma função Monitor Auto OFF que aumenta em até 30% o número máximo de fotografias. A câmara também é compatível com Wi-Fi, NFC e Bluetooth.

PVP: 1300€

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata