Sony Project Morpheus, uma “Blue pill” para o futuro?

Project Morpheus 2

Sim, fui buscar o imaginário da trilogia Matrix devido à nomenclatura Morpheus. E nem fui mais para trás, pois nos idos 90, fui o felizardo dono de um E-Mu Morpheus, um sintetizador que me encheu as medidas (e as sonoridades de um disco). Mas agora é tempo para uma “nova realidade”, desta vez, virtual. Sim, o Project Morpheus é um sistema de Realidade Virtual (RV) que antevê o futuro dos videojogos e que transportará a PlayStation 4 para um novo nível de imersão.

Apresentado na Game Developers Conference 2015, em São Francisco, o novo protótipo de Project Morpheus permite aos jogadores experimentarem uma sensação mais real enquanto jogam, como se estivessem fisicamente dentro do mundo virtual do jogo. Esta experiência única de realidade virtual foi recebida com muito interesse e entusiasmo por parte da indústria desde a apresentação do Project Morpheus em março de 2014. Neste último ano, a SCE ouviu as críticas dos programadores e dos consumidores e fez diversos aperfeiçoamentos que irão melhorar a capacidade do Morpheus de permitir uma experiência mais vívida e traçar novas fronteiras no modo como os jogadores interagem com os videojogos.

Ecrã OLED

Em vez do LCD de 5″, o novo headset Morpheus de RV está equipado com um ecrã OLED de 5,7″ e com resolução RGB 1920 x 1080. Este novo ecrã expande o campo de visão, permite baixa persistência, remove a névoa e a trepidação provocadas pelo movimento, possibilitando assim uma maior imersão e ajudando a aumentar a experiência física do jogador.

Project Morpheus 1

Output de 120 FPS

Com a utilização do ecrã OLED, o Morpheus suporta agora imagens até 120 FPS. Além disso, através de uma actualização do software de sistema, todas as PS4 irão suportar nativamente 120 FPS quando estiverem ligadas ao Morpheus.

Rastreamento preciso e redução de latência

Para tornar a localização mais precisa com a PlayStation Camera, o novo protótipo tem mais três LED no headset, que conta agora com um total de nove. Mantém o rastreamento de 360 graus e os LED adicionais melhoram a robustez e estabilidade. Em suma, o sistema foi optimizado para reduzir a latência entre o movimento físico da cabeça do jogador e a renderização no ecrã.

Design ergonómico

Enquanto o visor original fazia alguma pressão na cara do jogador, o novo protótipo de Morpheus tem uma simples fita e um botão de abertura rápida, que permite colocar e tirar o capacete mais facilmente. Outros componentes também foram melhorados e optimizados para tornar o capacete mais leve, de modo a que os jogadores não sintam desconforto ao usá-lo.

Os criadores poderão usar o novo protótipo para desenvolver conteúdos Morpheus para a PS4, uma plataforma robusta e bem definida que já vendeu mais de 20.2 milhões de unidades desde o seu lançamento há 16 meses. Para além dos melhoramentos, o novo protótipo continua a ter áudio 3D e ecrã social, uma funcionalidade que gera a mesma jogabilidade no capacete Morpheus e na TV, para que jogadores adicionais possam interagir. Além disso, a SCE irá fornecer um SDK para converter imagens 60 FPS para 120 FPS, o que irá permitir aos programadores usarem conteúdos já produzidos para o protótipo anterior no novo protótipo Morpheus.

A SCE irá continuar a desenvolver o Morpheus com o objectivo de apresentar o produto aos consumidores no primeiro semestre de 2016.

“Com as especificações técnicas agora alcançadas no novo protótipo estamos ainda mais perto de tornar real a nossa ideia de trazer experiências de RV fantásticas para a PS4 e oferecer aos jogadores uma experiência vívida e presencial”, afirma Shuhei Yoshida, Presidente da SCE Worldwide Studios. “Acreditamos que a tecnologia quase final do novo protótipo Morpheus e o poder da PS4 irão estabelecer novos parâmetros para os criadores de jogos elevarem a fasquia ao verem as suas ideias criativas tornarem-se reais em jogos e experiências de RV.”

Especificações do novo protótipo do Project Morpheus

Componente Unidade de Processamento, headset RV
Ecrã OLED
Dimensão do ecrã 5.7 polegadas
Resolução do ecrã 1920×RGB×1080  (960×RGB×1080 por olho)
Taxa de atualização 120Hz, 60Hz
Campo de Visão Aproximadamente 100 graus
Sensores Acelerómetro, Giroscópio
Ligações à interface HDMI + USB
Função Áudio 3D, Ecrã Social
Tags from the story
,