“360 Reality Audio” envolve a audiência num campo sonoro tridimensional, graças a uma tecnologia de áudio espacial original baseada em objectos

Tóquio, Japão — A Sony anunciou hoje o lançamento de uma nova experiência chamada “360 Reality Audio“, que faz com que a audiência se sinta imersa em som proveniente de todas as direções, experiência proporcionada pela tecnologia de áudio espacial original baseada em objetos da Sony.

A marca nipónica está a trabalhar em conjunto com as principais editoras discográficas, serviços de distribuição de música (Deezer, nugs.net, Qobuz e Tidal ) e outras organizações musicais, para desenvolver uma tecnologia capaz de criar um ecossistema musical baseado no 360 Reality Audio, que incluirá a criação, distribuição e reprodução de conteúdos musicais.

Simultaneamente, a Sony está a promover esta nova experiência musical junto dos compositores, artistas e fãs de música, com o objectivo de criar um mundo de entretenimento musical totalmente novo.

O que é o 360 Reality Audio?

O 360 Reality Audio utiliza a tecnologia de áudio espacial baseada em objetos da Sony para oferecer uma experiência musical imersiva, semelhante à de um concerto ao vivo.

O 360 Reality Audio permite aos compositores criar uma experiência musical de 360º, definindo a distância, o ângulo e outras informações posicionais para as diferentes fontes de som, tais como a voz, o coro e os instrumentos, de acordo com as suas finalidades criativa e artística.

Ao reproduzirem os conteúdos resultantes, os utilizadores podem desfrutar de um campo sonoro que os envolve a partir de todas as direções, conforme pretendido pelos compositores e artistas.

Criação de conteúdos

A Sony irá disponibilizar ferramentas de criação de conteúdos e trabalhar em conjunto com as principais editoras discográficas, de modo a preparar e aumentar os conteúdos 360 Reality Audio.

Além disso, as músicas existentes no formato de som de múltiplas faixas poderão ser convertidas num formato compatível com o 360 Reality Audio, através das ferramentas de produção que a Sony irá disponibilizar.

Formato de distribuição

A Sony prevê lançar um formato optimizado para a distribuição de música. Graças à cooperação com a Fraunhofer IIS, que faz parte da maior organização europeia de investigação aplicada, o formato será compatível com o MPEG-H 3D Audio, um padrão de áudio internacional

Serviços de distribuição de conteúdos compatíveis1

Prevê-se a distribuição de conteúdos de 360º nos planos premium, oferecidos pelos serviços de distribuição de música.

Dispositivos compatíveis

A Sony está a analisar o potencial de diferentes dispositivos de áudio para suportar os seus novos conteúdos musicais, mas irá, inicialmente, focar-se no desenvolvimento tecnológico dos auscultadores e colunas sem fios.

Relativamente aos auscultadores, não será necessário um dispositivo dedicado, para o utilizador reproduzir conteúdo compatível com 360 Reality Audio, e experimentar um campo de som com uma sensação realista diferente de tudo que os auscultadores convencionais têm sido capazes de oferecer.

No entanto, para proporcionar a melhor experiência musical possível, será necessário medir as características auditivas do ouvido do utilizador individual, e aplicar o processamento de sinal de acordo com o som reproduzido.

A Sony está a desenvolver uma aplicação que permitirá aos utilizadores fotografar os seus próprios ouvidos com um smartphone, para criar uma experiência musical otimizada com base na análise das características auditivas dos seus ouvidos.

Os sistemas de colunas que projetam o som em todas as direcções, serão capazes de reproduzir uma experiência de 360 Reality Audio.

Os produtos de áudio de outros fabricantes, que suportam o formato de distribuição da Sony, também poderão reproduzir conteúdo de 360 Reality Audio.

Para os auscultadores, em particular, será possível desfrutar do conteúdo simplesmente utilizando as aplicações dadas pelos fornecedores de serviços de música participante.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata