Novos laminados poderão se aplicados na aeronáutica e em veículos de transporte e serão apresentados ao mercado com a marca global SURFORMA

A Sonae Indústria “desafia” os alunos da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) e da Universidade da Madeira a testarem a aplicabilidade da sua última inovação internacional, ainda antes de a mesma ser apresentada publicamente, sob a marca SURFORMA.

O departamento Investigação e Desenvolvimento da Sonae Indústria tem vindo a concretizar o projeto FlexComp, com apoio da TecMinho. Um projecto que tem como objectivo desenvolver Compactos pós-deformáveis para componentes na indústria dos transportes, nomeadamente automóvel e aeronáutica.

O objectivo

Existe uma necessidade no mercado de transportes e é urgente a substituição dos metais e polímeros por outros mais leves, resistentes e sustentáveis.

O objectivo passa pela criação de produtos que alterem a sua forma (geometria) com o aumento da temperatura e pressão após a sua produção.

Os resultados terão ampla aplicação na indústria dos componentes de design interior para o sector dos transportes.

Esta inovação da Sonae Indústria é um produto com função estrutural, mas que oferece uma vasta gama de decorativos, para além de ser reutilizável e reciclável, o que faz com que seja mais ecológico.

É, assim, um produto com elevado grau de inovação que traz grandes benefícios em comparação com soluções actualmente usadas na indústria de transportes, arquitectura ou design, nomeadamente aqueles que têm base de derivados de petróleo.

ESAD E UNIVERSIDADE DA MADEIRA TESTAM UTILIZAÇÃO

O workshop “Shaping the future with tomorrow’s materials” inclui sessões de brainstorming, perguntas e respostas, discussões e debates sobre Inovação & Aplicação e Design e Ideias que podem ajudar tanto a SURFORMA como os alunos da ESAD e da UMA que participem no workshop a descobrir possibilidades para o novo produto.

Os participantes vão ter amostras do material para experimentar para que seja possível testar, manipular e potenciar as capacidades do produto, ainda numa fase de pré-apresentação ao mercado.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *