Salada de Beterraba à Francesa

beterraba 1

A beterraba tem um sabor doce que revela o seu elevado teor de açúcares, pode comer-se crua, ralada, em sopas ou em doces. No entanto a forma mais comum de ser utilizada é cozida e temperada.

Esta é a base  para esta Salada de Beterraba à Francesa e para muitas outras versões de saladas que se podem fazer utilizando este ingrediente. Conservada numa caixa bem fechada e no frigorífico dura aproximadamente uma semana. Hoje nos supermercados existem beterrabas já cozidas e embaladas em vácuo que são uma opção se não quiserem perder tempo a cozê-las.

O tempero que escolhemos, e quanto a nós o ideal, foi o vinagrete porque deixa a beterraba muito saborosa, mas podem optar por temperar como se fosse uma salada normal.

O Vinagrete é um molho muito simples de executar, proporciona saladas muito saborosas e oferece grande facilidade na hora de temperar. Pode ser guardado no frigorífico, num recipiente bem fechado, durante várias semanas.

 

RECEITA

Ingredientes:

Salada

  • 3 beterrabas
  • 1 cebola roxa pequena
  • 1 ovo cozido
  • Alface frisada
  • Nozes q.b.
  • Vinagrete q.b.

Vinagrete

  • 150ml de azeite
  • 50ml de vinagre
  • 1c. (chá) de mostarda
  • pimenta preta q.b.
  • sal q.b.

 

Modo de Preparação:

Salada

Comece por lavar bem as beterrabas e ponha-as a cozer sempre inteiras e com casca (só as pode colocar na água quando esta está a ferver). A cozedura demora mais ou menos 40 minutos para beterrabas médias, confirme com um palito a cozedura. Na panela de pressão demora metade do tempo.

Quando estiverem cozidas escorra-as passe-as por água fria e aguarde alguns minutos até poder pegar nelas. Então retire-lhes a pele, para tal não precisa de as descascar como batatas, basta passar a faca sobre a beterraba que a pele começa imediatamente a soltar-se.

beterraba 2

Pegue então nas beterrabas e corte-as, em cubos pequenos, aos quadrados ou aos palitos, esta última foi a solução que escolhemos utilizando para isso um utensílio muito prático para cortar – O Corta Batatas aos Palitos

Coloque a beterraba numa taça e junte-lhe a cebola cortada em meias luas fininhas e tempere com o vinagrete (previamente preparado), envolva tudo muito bem.

Numa travessa disponha as folhas de alface e coloque por cima a beterraba, termine pondo o ovo cozido picado grosseiramente, as nozes e um fio de vinagrete. Nós utilizámos alface frisada, mas também fica muito bem com alface iceberg ou caso gostem com endívias.

beterraba 3

Vinagrete

Modo de Preparação:

Num frasco, (com uma tampa que feche bem), coloque o azeite, o vinagre, a mostarda, a pimenta e o sal. Feche o frasco e agite energicamente até verificar que a emulsão está homogénea.

Dica: existem no mercado vários recipientes próprios para fazer molhos, mas um frasco é uma solução fácil e perfeita para a tarefa.

beterraba 4

O Corta Batatas aos Palitos, é um utensílio fácil de usar, que proporciona a maneira mais rápida e fácil de cortar as batatas aos palitos, todos certos e com a mesma espessura.

Neste caso cortámos a beterraba e podemos utilizá-lo para cortar as mais variadas frutas e legumes.

beterraba 5

beterraba 6

 

 

Receitas, truques, dicas, utensílios… por Travessa das Bolinhas Vermelhas