Renovado, super conectado e muito dinâmico, o Novo Clio reforça-se ao fim de 30 anos de grande carreira para todo um “novo” futuro

O Novo Clio foi concebido sobre os princípios de «Evolução & Revolução» e muda radicalmente o seu próprio paradigma.

O design exterior evolui e o design interior foi completamente repensado. Com linhas mais esculpidas e uma dianteira mais assertiva, o Novo Clio ganha em dinamismo e modernidade.

O habitáculo foi completamente revisto e inspira-se nos modelos dos segmentos superiores.

Os novos pilares

Para o Grupo Renault, o Novo Clio é o «ponta de lança» do plano estratégico «Drive the Future (2017-2022)», que se articula em torno de três pilares:

  • Eléctrico: até 2022, o Grupo irá dispor, na sua gama, de 12 modelos eletrificados. O Novo Clio será o primeiro, com a motorização híbrida E-Tech, com uma tecnologia desenvolvida pela Renault.
  • Conectado: até 2022, todos os modelos Renault comercializados nos principais mercados serão conectados. O Novo Clio ilustra perfeitamente esta dinâmica, com o novo sistema multimédia desenvolvido pela Aliança.
  • Autónomo: até 2022, o Grupo Renault irá comercializar 15 modelos equipados com tecnologias de condução autónoma. O Novo Clio será, também, o pioneiro, pois irá democratizar as tecnologias de assistência que conduzirão à condução autónoma.

O Novo Clio será o pioneiro de uma nova geração de modelos da Renault e incluirá, na sua gama, a nova linha R.S. Line, inspirada pela Renault Sport e a nova orientação de design para a assinatura INITIALE PARIS.

Novo Renault CLIO: uma revolução no interior

O novo modelo apresenta materiais topo de gama, revestimentos macios para o painel de bordo, bem como para os painéis de portas e para a consola central, mas também novos acabamentos para os elementos interiores.

O novo «Smart Cockpit» do Novo Clio é mais compacto para preservar o espaço no habitáculo e para integrar mais tecnologias a bordo.

O seu desenho acentua a impressão de largura.

Equipado com os ecrãs de maiores dimensões da categoria, o Novo Clio tem uma ergonomia moderna e proporciona uma experiência de condução mais imersiva.

E, claro, o Novo Clio democratiza inovações únicas no segmento, como o travão de estacionamento automático.

Ecrã Multimédia

O ecrã multimédia de 9,3 polegadas (duas vezes maior que o de 7 polegadas) é um elemento-chave do «Smart Cockpit» e o maior de toda a gama da Renault.

Este tablet vertical, ligeiramente curvado, inspirado no do Espace, confere uma grande modernidade ao habitáculo e melhora a leitura do ecrã.

O novo sistema conectado EASY LINK dispõe do conjunto de aplicativos multimédia, navegação, e «info entretenimento», mas também da tecnologia MULTI-SENSE.

Painel de instrumentos digital

Pela primeira vez, o Novo Clio integra um painel de instrumentos digital, em vez do tradicional analógico.

O ecrã TFT mede de 7 a 10 polegadas e permite personalizar, de uma forma muito intuitiva, a experiência de condução.

A versão de 10 polegadas integra a navegação GPS.

Com os dois ecrãs de 9,3 e de 10 polegadas, o Novo Clio dispõe dos maiores ecrãs da categoria.

Painel de bordo

O painel é composto por três partes: uma cobertura com revestimento macio, uma zona central revestida e personalizável e uma zona inferior dedicada a elementos funcionais, tais como o porta-luvas.

Uma sensação que é reforçada pelo design horizontal dos arejadores centrais e laterais.

De forma a maximizar a ergonomia, as teclas tipo «piano» e os comandos da climatização estão colocados imediatamente por debaixo do ecrã central.

Volante

O volante é mais elegante e também mais pequeno, devido à instalação de um airbag mais compacto que o do modelo precedente.

As menores dimensões permitem incrementar a visibilidade do painel de bordo por parte do condutor.

Este volante dispõe de novos comandos, mais completos e retro-iluminados. Os acabamentos em cromado acetinado contribuem para aumentar a perceção de qualidade do habitáculo.

Consola central

A consola central é, também, um elemento-chave do «Smart Cockpit» do Novo Clio.

Para melhorar a ergonomia do posto de condução, a consola foi elevada, enquanto a alavanca da caixa de velocidades é mais curta.

A consola é revestida, podendo ser personalizada em função do ambiente interior e até receber uma animação luminosa no contorno exterior.

Personalização

Com os “packs” de personalização disponíveis que abarcam, entre outros, os elementos da consola central, do painel de bordo, painéis de portas, volante e apoios de braços, é possível desenhar um Novo Clio à medida de cada um.

São oito os ambientes interiores disponíveis, que podem ser completados com uma inovadora oferta de personalização, que dá cor à linha dos arejadores, ao longo do painel de bordo.

A iluminação ambiente dispõe de uma palete de oito cores.

Novas fotografias revelam exterior do Novo Clio

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Breves

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata