O mundo mudou! Sim, quando um fabricante evolui de forma radical um qualquer equipamento, o mundo muda. Pode ser tão simples quanto pensar e fabricar um carro autónomo ou lançar uma sonda até à próxima galáxia, como verdadeiramente complicado como, e atenção que não estou a brincar, tirar os fios que ligam um gira discos ao amplificador. E, meus senhores e minhas senhoras, a Pro-ject Audio Systems conseguiu este intento com o novo VT-E BT, a segunda versão do primeiro gira-discos horizontal que foi lançado muito recentemente.

Sim, a Pro-ject Audio Systems de uma assentada, vá lá, duas, inovou e revolucionou uma tecnologia parada no tempo.

O VT-E BT também funciona como um emissor Bluetooth, tornando o gira-discos num sistema de som wireless, pelo qual pode partilhar a sua música favorita através de vários outros dispositivos – sem empecilhos e… sem fios.

Equipado com um conversor analógico-digital e um sofisticado sistema de transmissão Bluetooth, o VT-E BT pode efectivamente ser colocado na parede sem qualquer outra conexão física que não seja a ligação à corrente eléctrica. Depois, tal como o faríamos com um dispositivo móvel de reprodução de música, basta “emparelhá-lo” com uma coluna, uma barra de som, um sistema de hi-fi ou qualquer outro com capacidade para transmitir música a partir de uma fonte Bluetooth.

Resultado: pela primeira vez, um gira-discos – a fonte analógica por excelência – entra na era digital com a capacidade de realizar streaming digital sem fios.

Tal como o seu predecessor, o VT-E está disponível em três cores com acabamento lacado – preto, vermelho e branco – e é vendido pré-afinado e equipado com uma cabeça Ortofon OM-5: é mesmo só ligar à corrente e começar a desfrutar dos seus LPs de uma forma completamente diferente.

O VT-E BT está disponível em Portugal através da Supportview por 469€.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata