Panasonic revela a nova Lumix GH5, a profissional fotográfica para vídeo

E eis que foi apresentada a desejada e ansiada  LUMIX GH5, a nova Panasonic profissional de sistema Micro Quatro Terços que permite capturar fotos em 6K e  gravar vídeos em 4K 60p/50p devido aos inovadores avanços em qualidade de imagem, resposta e rendimento num corpo compacto e leve.

O novo sensor Digital Live MOS aumenta a densidade dos píxeis em 25% em comparação com a GH4, de 16,05 para 20,3 megapíxeis, ao mesmo tempo que se elimina o filtro de Low Pass. A GH5 também possui o novo processador de imagem Venus Engine. A “Multipixel Luminance Generation” do motor providencia imagens claras e nítidas referindo-se a uma área de informação do píxel nove vezes maior durante o processo “demosaic” que melhora as características de frequência. Com o processamento de detalhes inteligente, analisa as características de cada píxel para detectar se ele está numa parte plana, de detalhe ou no bordo da imagem. Assim, é aplicada um processamento óptimo de acordo com a característica de cada píxel. Isto resulta numa elevada qualidade de imagem e realismo, ao mesmo tempo, natural, com detalhes impressionantes que suprimem cores falsas.

Além disso, o Controlo de cor tridimensional, não só detecta a tonalidade e saturação, mas também o brilho e aplica um controlo óptimo com base no valor de cada factor. Isto proporciona uma reprodução de cores ricas desde as partes escuras até às brilhantes da imagem. O NR (Redução de Ruído) de processamento múltiplo convencional foi actualizado para NR de processamento múltiplo de alta precisão. Desta forma, quadruplicou a precisão na identificação de ruído comparado com o motor anterior e preserva detalhes mesmo após o processo de redução de ruído. Como resultado, as imagens podem ser obtidos de forma nítida mesmo com alta sensibilidade ISO em valores até 25.600.

A LUMIX GH5 também incorpora o sistema Dual I.S. de 5-eixos que suprime a trepidação de forma mais poderosa e avançada para fotos e vídeos, incluindo vídeo 4K. Combinando um O.I.S. (Optical Image Stabilizer, de 2 eixos) e um B.I.S. (Imagem corporal Stabilizer, de 5 eixos) foram compensa movimentos maiores que eram convencionalmente incontroláveis. O giroscópio de alta precisão da LUMIX GH5 controla a compensação de ambos os estabilizadores, estudando a distância focal e as condições de disparo, o que torna possível usar uma velocidade de obturação mais lenta com um máximo de 5-stop. Isto é muito benéfico não só para grande angular e telefoto, mas também em situações adversas, como à noite ou quando se fotografa com uma mão.

Com a LUMIX GH5, a velocidade do sinal de leitura foi acelerado para um máximo de 1,7 vezes no novo sensor Digital Live MOS e o novo Venus Engine processa sinais a uma velocidade máxima de 1,3 vezes. Esta sinergia resulta numa gravação de vídeo em 4K 60p / 50p  de ultra alta definição pela primeira vez numa câmara DSLM. Também é capaz de realizar gravações internas de vídeo 4:2:2 10-bit, que é a subamostragem de cor comummente usado para a produção de filmes, de forma que reproduz cores mais fiéis.

Os usuários podem escolher livremente entre MOV, MP4, AVCHD Progressive e formatos AVCHD numa grande variedade de frames por segundo, e sem limite de tempo de gravação para vídeos FHD e 4K. Os utilizadores profissionais que trabalham a nível mundial podem definir a frequência do sistema para 59,94Hz, 50,00Hz ou 24,00Hz.

Para além do “CINELIKE D” e “CINELIKE V“, que estão disponíveis no modo de “Photo Style” para gravação de vídeo, a LUMIX GH5 também proporciona “Like 709” compatível com HDTV. Além disso, está disponível uma actualização de software pago que permite gravação de vídeo em V-LogL.

Em resposta aos pedidos de utilizadores profissionais, a LUMIX GH5 vem com monitor em forma de onda e Vector Scope. Ela também incorpora o código  de tempo compatível com SMPTE quer nos métodos Rec Run ou Free Run, o que facilita a sincronização de múltiplas sequências de vídeo ou fontes de som no fluxo de trabalho de pós-produção. Os níveis de luminância podem ser seleccionados entre 64-1023 / 64-940 / 0-1023 (10 bits). O modo de digitalização sincronizado que suprime a cintilação também está disponível, assim como barras de cor (SMPTE / EBU / ARIB Standard).

Novo Sistema AF com avançada tecnologia DFD para não perder momentos únicos

A LUMIX GH5 oferece uma tecnologia melhorada de Profundidade de Desfoque (DFD)4 e o Contraste AF (Auto foco por Contraste), que não só calcula a distância ao sujeito avaliando duas imagens com diferentes níveis de nitidez mas também analisa a forma, o tamanho e até o movimento do sujeito. Graças ao novo Venus Engine o tempo que mede a distância ao sujeito é 6 vezes mais rápido, enquanto a factorização da distância em plano ou em profundidade é 2 vezes mais rápida.

Para um foco ainda mais preciso, o número de áreas de controlo aumentou de 49 para 225. Os usuários podem criar um grupo de áreas de foco, dependendo da composição e podem facilmente controlá-lo com um novo joystick na posição do polegar, mantendo desta forma os olhos no sujeito. Isto é possível mesmo quando o LVF (Live View Finder) é usado ou quando se solta o dedo do disparador.

Se o foco não é aquele que o usuário desejava exactamente ao pressionar o botão de disparo, a função Post Focus da LUMIX GH5 permite aos usuários seleccionar o ponto de foco após o disparo. Além disso, a câmara também possui a função de Focus Stacking. Como realizar uma única fotografia macro com áreas específicas de foco pode ser difícil, o Focus Stacking permite aos usuários tirar múltiplas imagens do mesmo fotograma com diferentes pontos de foco. Depois, poderá combiná-los numa única imagem com o efeito de foco desejado.

O 4K Photo também foi actualizado, permitindo a captura de fotogramas em alta velocidade a 60 fps com uma resolução equivalente a cerca de 8 MP. Em 6K / 4K Photo, estão disponíveis três modos exclusivos para eleger em função da situação: 6K/4K Burst, 6K/4K Burst (Start/Stop) e 6K/4K Pre-burst.

Compensando a informação de sinal entre os fotogramas, o Venus Engine torna possível a aplicação da melhoria de pós-produção nas imagens, por forma a corrigir a distorção e reduzir o ruído ao reproduzir ou cortar as imagens do arquivo de disparo contínuo (burst) 6K / 4K. Como resultado, a qualidade da imagem 4K / 6K PHOTO em alta velocidade de obturação e alta sensibilidade melhoraram dramaticamente.

Acessórios opcionais e outras características

  • A LUMIX GH5 integra a conectividade Bluetooth 4.2 e Wi-Fi® de 2,4 GHz (IEEE 802.11 b/g/n) para oferecer uma experiência de disparo mais flexível e compartilhar as imagens ao momento de forma fácil.
  • A LUMIX GH5 é compatível com o novo punho de bateria DMW-BGGH5. Ao utilizar duas baterias, uma na câmara e outro no punho, o DMW-BGGH5 permite assim prolongar o tempo de utilização da LUMIX GH5.
  • O opcional adaptador de microfone DMW-XLR1 é um adaptador tipo plug-in para microfone XLR para gravar som estéreo de alta qualidade.
  • Para poupar energia, a câmara entra automaticamente em modo de suspensão depois de detetar que o olho do usuário não está no LVF. Vários sistemas de obturação estão disponíveis com a LUMIX GH5: um obturador mecânico com um máximo de 1/8000 seg, outro de cortina eletrónica com um máximo de 1/2000 de segundo que pode ser usado com flash enquanto suprime o ruído e trepidação, outro eletrónico com um máximo de 1/6000 seg.

 

As atualizações de firmware acrescentaram: capacidade de gravação de vídeo Full HD 4: 2: 2 10-bit (Abril de 2017); gravação de vídeo All-Intra 400 Mbps 4: 2: 2 10-bit 4K 30p / 25p / 24p; gravação de vídeo em alta resolução Full HD no modo anamórfico; Hybrid Log Gamma em modo Photo Style que permite a reconhecida gravação de vídeo 4K HDR e conexão USB (tudo previsto para o segundo semestre de 2017).