rv96hro4ft3xumossyi3
May 1938 issue of Short Wave and Television magazine (Novak Archive)

Um amigo (curiosamente chamado Fernando Martins e que é o autor do extraordinário genérico vídeo do Xá das 5) enviou-me o link de um artigo assinado por Matt Novak para a Gizmodo que me fez reflectir um bom bocado. Neste, Matt evoca um anuncio impresso na edição de Maio da revista Short Wave and Television do que, muito provavelmente, foi o primeiro rádio portátil do mundo. Sim, ainda tem cabo para o auscultador e, sim, é um pouco avantajado comparando com os invisíveis ficheiros digitais. Mas, pasme-se, o anúncio data de 1938. Leram bem, mil nove e trinta e oito!!!

Akio Morita lançou o primeiro Walkman (para os mais novos, um Walkman era um Homem que andava) em 1979 ainda sob a designação Soundabout. Ou seja, sensivelmente quarenta anos mais tarde!

O avanço tecnológico é mesmo tremendo… Qualquer dia ainda vamos recuperar cassetes com o saudosismo iniciado com o vinil.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata