O novo Apple Macbook é apenas extraordinário

new_macbook_03

A Apple apresentou o novo Macbook, um redesenhado laptop que pesa menos de 1kg e que apresenta um ecrã retina de 12″ de formato 16:10, ,mantendo um teclado completo com teclas de dimensão “normal” mas que são muito mais finas que as anteriores (que já tinham melhorado o formato chiclete). O trackpad também foi renovado e denomina-se Force Touch que empresta toda uma nova dinâmica multi-touch e novas formas de interactividade.

A ligação USB-C é extremamente compacta e tem multi-tarefa: serve como transmissão de dados, ligação vídeo e recarregamento. Por falar nele, a bateria foi também redesenhada e aproveita todos os mílimetros disponíveis deste chassis.

O novo Mac surge em três tons, dourado, prateado e cinzento “space grey”. “A Apple reinventou o Macbook” exclamou Philip Schiller, Apple’s senior vice president of Worldwide Marketing. “Todos os componentes sofreram um grau de inovação. Não tem ventoínhas nem partes móveis, oferece um novo conector super compacto e multi tarefa, tudo num corpo com menos de 1kg mas mantendo o teclado full size e um novo trackpad”.

O novo Macbook mede 13,1mm na sua parte mais estreita, sendo 11% mais fino que o já fino Macbook Air. O teclado é 34% mais fino (cada tecla tem o seu próprio led de iluminação) e a bateria 40% mais fina. São mudanças extraordinárias.
O novo ecrã retina tem a espessura de 0,88mm (!!!), uma resolução de 2304 x 1440 pixels, garantindo um gasto menor de energia de 30%.

O novo trackpad Force Touch tem inclusos os próprios sensores que garantem resposta em qualquer parte da sua área, para além de responder à… pressão. Esta dinâmica abre novas formas de interacção com o computador. Um novo gesto, denominado Force Click, passa a permitir conseguir objectivos através da simples pressão do dedo (se percebi bem, tornar uma palavra em negrito (bold), aumentar com zoom um ponto no mapa, etc.
O Macbook vem equipado com a quinta geração de processadors intel, o Core M, que só precisa de 5Watts para funcionar. Tem também gráfica Intel HD Graphics 5300.

Com o gasto menor da bateria (menos 35%), a autonomia consegue nove horas em wireless, 10 em reprodução vídeo.

Outras características: Airplay, AirDrop, 802.11ac Wi-Fi e Bluetooth 4.0.

O OSX Yosemite foi redesenhado e, de raíz, o Macbook vem equipado com iMovie, GarageBand, iPhoto, Pages, Numbers e Keynote, algo que falhou terrivelmente na passagem para o anterior Yosemite para quem usa Mac.

Já o querem? Eu também. A partir de sexta-feira, e online (ou seja, EUA), poderemos comprar o novo Macbook com processador 1.1 GHz dual-core Intel Core M, com Turbo boost até 2.4 GHz, 8GB de RAM e 256GB de memória flash, com gráfica onboard Intel HD Graphics 5300.

Mais especificações: www.apple.com/macbook.

Tags from the story