Já todos estamos familiarizados com as bicicletas dobráveis, pois falamos delas variadas vezes aqui no Xá das 5 e até o próprio Xá tem a sua inseparável dobrável.

Mas há sempre que queira ir mais longe e esse é o caso dos húngaros da Antro (uma empresa automóvel amiga do ambiente).

Basicamente, a Antro deu o passo seguinte e criou a Moveo, uma scooter ultra-leve  eléctrica que pode ser dobrada e transportada como um trólei.

A empresa passou cerca de cinco anos a desenvolver este projecto e conseguiu reduzir o peso da scooter a 25 kg, com uma velocidade máxima de 45 km/h e uma autonomia de 35 km.

O modelo actual tem acabamento em carbono dourado e um design esguio, mas o assento normal de uma scooter não foi sacrificado.

Quando chegamos ao nosso destino, basta dobrar a Moveo e transportá-la como um normal trólei recorrendo à pega extensível e às rodas de transporte.

Quando está dobrada, a Moveo protege o motor, deixando apenas carnagem à vista, o que significa que nem é necessário procurar por um lugar de estacionamento nem trancar a scooter.  

Um dos objectivos da Moveo é diminuir o espaço ocupado pelos veículos nas movimentadas e sobre-lotadas ruas de qualquer cidade e oferecer ao condutor soluções alternativas para quando não estão a utilizar a scooter.

A Antro conta entrar em produção no próximo ano e está neste momento à procura de mais investidores para este projecto.

Quando chegar ao mercado a Moveo deverá custar entre os € 2.400 e os € 3.500.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata