Quando se fala em 3D pensa-se automaticamente em imagem: cinema 3D, televisores (que falharam) 3D, óculos 3D, tudo se quer a três dimensões.

Mas e o “parente pobre” do som? Como alimentar uma imagem tridimensional se o som continua estereofónico nuns “parcos” dois canais, esquerdo e direito?

Pelos vistos, essa confusão termina com a possibilidade de gravação de som em 3D para alimentar canais sociais como o Youtube ao Twitter.

Iphone para já, PC por adaptador e depois logo se vê

Esta gravação é feita através dos auriculares 3D da Lifelike Scenes que surgiram a pedir apoio aqui na Indiegogo.

Existem dois microfones que vão captando e gravando tudo em nosso redor para que depois o resultado seja reproduzido fielmente, transportando-nos para o meio do fosso de uma orquestra ou para o meio do pinhal que ainda não ardeu.

Eles se parecem com fones de ouvido normais, mas um par de microfones é colocado neles que capturam o som enquanto se move ao seu redor, ou quando você se move através dele, ou como ele se apresenta.

O fabricante Scenes pensa tê-los à venda já em Dezembro por cerca de 150€.

Ide ver tudo aqui.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata