Huawei Talkband B1 – ensaio

5 Design
5 Construção
9 Inovação
5 Qualidade
5 Factor X5
5.8

talkband

Talkband B1, a pulseira que se transforma em auricular

Lembram-se, com toda a certeza, dos zingarelhos Bluetooth para a função mãos livres, afim de evitar problemas com as autoridades rodoviárias, certo?
Ainda me lembro de um Motorola espectacular que me custou os olhos da cara… mais o vidro novo do carro.
Naquela altura, usei modelos em catadupa, pois o ideal era (como nos telemóveis) encontrar o mais pequeno e leve do mercado.
Como tudo mudou em 10 anos. Hoje é raro ver alguém com o equipamento na orelha, pois os carros novos já têm alta voz instalada. E para quem não vive essa sorte, pode optar por instalar um auto-rádio moderno que emparelha com o Smartphone por pouco menos de 100€.
Mas e se vos disser que podemos vir a assistir ao ressurgimento do zingarelho? Há uma novidade interessante no mercado, chama-se TalkBand B1 e tem assinatura da Huawei, marca chinesa que tem andado na boca (e nas mãos) de meio mundo.

O Talkband B1 tem um ecrã com tecnologia Film OLED de 1,4” que nos avisa das calorias gastas, passos dados, quem nos telefona, mensagens, etc. Mas, e é este “mas” que traz novidade, é um dois em um. Clicando num botão, desprendemos a unidade da pulseira para se transformar num moderno zingarelho para colocar no ouvido. É bem verdade, acumula funções. A isto chamo design, a simbiose entre forma e conteúdo.

O funcionamento

Nada mais fácil. A própria ponta da bracelete é a ligação USB que se liga directamente ao computador ou a um transformador. Demora um par de horas a carregar e a vida útil é bastante grande, cerca de quatro dias.

O problema é que esta solução faz com que essa ponta crie um alto sob a restante parte da bracelete que nos está amarrada ao pulso. E desta forma, sai debaixo dela, o que é inestético e nos obriga sempre a recolocá-la no local certo. O sistema de fecho (ou aperto) que foi magicado pela solução da Sony (os materiais são idênticos), não resulta perfeitamente nesta Talkband 1. Algo a reconsiderar.

Existem dois botões físicos. Um para retirar o zingarelho da bracelete, outro para mudarmos a info: relógio, pedómetro e demais opções. Tudo isto está ligado a uma App muito interessante para se instalar no Smartphone, em que descarregamos a informação e ficamos a par de tudo quanto fizemos, desde as calorias gastas às horas de sono. Achei esta app bem feita em termos visuais, mas falta ainda alguma info que leva a Smartband/app da Sony a outro nível, pois é mais exacta em alguns pormenores.

maxresdefault

O dois em um

O que destaca a Huawei das demais é a dupla função da smartband. Ao retirá-la da bracelete, e devido a três tamanhos de adaptadores para o ouvido, passamos a usar um auricular bluetooth. A princípio, confesso, foi-me muito difícil entender como colocá-lo no ouvido, pois o acessório de encaixe é um pouco estranho. E nos primeiros dias, a coisa ficava preclitante, mas depois lá se encaixou. A qualidade do micro é média e satisfaz quem me ouve. Também ouço bem o interlocutor.

Mas o sol…

Existem alguns pontos negativos. Por exemplo, não gosto de ter de revirar o pulso para ler a info. Um amigo até me sugeriu para usar o ecrã por baixo, ou seja, um pouco afeminado, mas tem a sua lógica. E também não gosto do design, embora lhe perceba a forma. Sou mais seduzido pelos redondos Moto 360 ou LG G Flex.

Depois, pensava eu, que seria fácil ler os leds sob o sol e tal não se verifica.

A App é apelativa… mas falta ainda muita coisa, desde alternativa ao passo (não tem modo bicicleta) e aos momentos “mortos”. Contam como REM.

talkband_b1_product_hd_5_0

Concluindo

Está à venda desde o início do mês e, se a quisermos comprar sem “smartphone agarrado”, temos de desembolsar pouco mais do que por uma pulseira tech sem ecrã.

Em Portugal, a Talkband B1 até é oferecida ao comprarmos o excelente Huawei Ascend Mate7, a nova estrela da companhia. E estamos a falar de um acessório que tem uma particularidade bem diferente de todas as pulseiras wearable que pululam no mercado.

Huawei Talkband B1 PVP: 130€

 

Este equipamento foi cedido pela Orange Online que o tem à venda aqui.

Características

  • Dimensões: 221.5mm x 19.3mm x 14.6mm
  • Peso: 26,2 g
  • Ecrã: OLED de 1,4 polegadas
  • Bateria: 90 mAh
  • USB integrado na bracelete para carregamento
  • Bluetooth 3.0 e NFC
  • À prova de água e pó IP57
  • Compatível com iOS 5.0 e superior, Android 4.0 e superior
  • Microfone duplo para redução de ruído