1

O Feta é o mais conhecido dos queijos gregos tem o seu primeiro registo à data do Império Bizantino e estava especialmente associado com a ilha de Creta. O seu nome vem do termo Fetes que significa grandes blocos ou fatias, tal como é cortado antes de ser maturado e mantido em salmoura por diversos meses.

Originalmente feito a partir de leite de ovelha ou de cabra, o Feta de hoje em dia é frequentemente preparado à base de leite de vaca. É um queijo envelhecido e com uma textura levemente granulada.

Pode ser utilizado em entradas, saladas, tartes, etc, neste caso fizemos um Feta Marinado com azeite criando assim uma entrada onde os sabores mediterrânicos, que tanto nos agradam, são mais uma vez a “estrela da companhia”.

RECEITA

2

Ingredientes:

  • 400g de queijo feta
  • 4 dentes de alho
  • tomilho seco em folhas q.b.
  • 3 folhas de louro
  • 1/2 c. (chá) de pimenta preta em grão
  • azeite q.b.

 3

 

Modo de Preparação:

Escorra bem o queijo feta e corte-o em cubos com cerca de 2 cm de lado.

Num frasco disponha então os cubos de queijo, o tomilho, os alhos, as folhas de louro (ligeiramente esmagadas) e os grãos de pimenta.

Encha o frasco com azeite até cobrir o queijo, feche-o bem e coloque-o no frigorífico durante uma semana. Passado esse tempo estará pronto para consumir e pode conservá-lo durante 1 mês para ir utilizando quando quiser.

4

Na altura de servir coloque os cubos numa taça ou sirva directamente do frasco, pode também colocar um pouco do azeite da marinada num prato para molhar o pão, é delicioso!

5

nota: o azeite pode solidificar no frigorífico, por isso retire o frasco do frio algum tempo antes de servir para que esteja à temperatura ambiente permitindo que o azeite recupere a sua forma líquida.

 6

Receitas, truques, dicas, utensílios… por Travessa das Bolinhas Vermelhas

 

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata