A Toshiba entrou no segmento dos híbridos PC/tablet com o modelo U920T, um Windows 8 táctil com 12,5” de ecrã em apenas 22mm de espessura e com 1,5kg de peso.

A utilização como tablet sai prejudicada por ser pesado para poder segurá-lo com uma mão durante algum tempo, mas é um excelente compromisso entre os dois mundos, visto que é um PC bem equipado e com este toque muito especial de se poder esconder todo um teclado com touchpad por baixo do ecrã que tem um sistema deslizante e eficaz que, ainda por cima e é um factor muito positivo, pois deixa escolher o ângulo de abertura do mesmo, muito diferente de outras propostas da concorrência.

 

 

 

Toshiba_SatelliteU920t_BackRight

 

O dois em um

Aliás, é neste equilíbrio que reside uma das maiores vantagens do U920T e começo já por ela. O teclado tem excelente toque e as teclas chiclete são de utilização fácil e quase do tamanho de um teclado de dimensões standard de um laptop. Também é retroiluminado, o que convém pois todo o corpo do Toshiba é negro. O design é ainda mais conseguido pois a marca conseguiu ainda assim incluir um touchpad com os dois botões Windows. Não é muito grande, mas está lá. E também não será muito utilizado devido ao ecrã ser táctil. Esta solução encontrada pela Toshiba tem para mim, enquanto escritor, toda a importância e é uma necessidade, portanto, nota 10 neste campo.

O esquema das dobradiças é muito simples e engenhoso. Com o U920T à nossa frente, basta empurrar pela base o ecrã para cima e até quase ao final da base para depois poder levantá-lo para o ângulo que mais nos convém. Não ficam cabos à vista nem grandes mecanismos o que também garante maior confiança numa utilização diária.

 

 

si-satellite-u920t-packed-with-connectivity 

 

 

Conexões

Tudo está bem desenhado e isso nota-se quando procuramos as conexões. Ao lado esquerdo, temos quatro botões estreitos e muito dissimulados, também em preto, que são o Power on/off, o volume up & down e, curiosamente, um para a função que liga e desliga a rotação do ecrã. Não entendo muito bem porque é um botão físico, pois é daquelas funções que podiam estar arrumadas num qualquer menu.

Mais no extremo, uma porta USB 3.0 com capacidade para carregar equipamentos externos. Na base frontal, apenas três leds de operação. À direita, a entrada phones/mic e entrada para cartão SD standard.

Na parte traseira a segunda USB também 3.0, uma HDMI, a entrada para alimentação e dois dissipadores que fazem bem o seu trabalho (e também se fazem ouvir).
Por baixo do ecrã, o botão W8 também presente no teclado.

Um ponto menos bom é a aparente fragilidade do ecrã ao centro, quando aberto, pois nota-se que até dobra uns milímetros quando tocamos com mais veemência no botão W8. Aliás, basta forçar o corpo para notar essa flexibilidade. Contudo, e posso estar errado, não me demonstra que vai ter problemas por causa disso e, tal como sei que os corpos dilatam com o calor, esta aparente fragilidade até pode ser um ponto a favor. Quem tem um que me diga se sim, se não.

 

 

si-satellite-u920t-which-ways-up

 

si-satellite-u920t-healthy-joints

 

O coração da máquina

O U920T concorre directamente com o Sony Vaio Duo 11, mas com uma filosofia um pouco distinta e três vantagens: o teclado e a abertura do ecrã e… o preço bem menos complicado, dependendo das características.

Este que tive para ensaio é um i5 a 1.70Mhz com 4Gb Ram DDR3, gráfica Intel HD Graphics 4000 e disco rígido de 128Gb SSD para um arranque ultra rápido e funcionamento a condizer. Mas existem outras opções para este modelo, mais básicas e baratas, mais eficazes e onerosas.

O funcionamento é suave e sem atrasos, quando utilizamos tactilmente o ecrã, com o desempenho a que os bons computadores com Windows 8 já nos habituaram. Neste campo, com este processador, Ram e SSD, tudo se processa depressa. Mesmo na abertura de programas mais pesados e, até, na edição áudio. Confesso que a de vídeo deixei para o computador mãe, porque um ecrã de 12,5”, embora seja grande para um tablet “tradicional”, não é o indicado para certas tarefas. E também não é isso que procuramos quando escolhemos um híbrido. Mas até neste campo há uma curiosidade que descrevo já a seguir.

 

 

si-satellite-u920t-wireless-display

 

 

Particularidades

A função Wireless Display é das mais utilizáveis pois permite passar conteúdos para um ecrã maior (ou televisor) sem necessidade de cabos.

O U920T está equipado com sensores que ajudam à poupança de bateria, como o de luz ambiente (que mede e ajusta automaticamente o brilho consoante a iluminação exterior), movimento e posicionamento. Com aplicações dedicadas, podemos inclusive utilizá-lo como bússola e sistema GPS.

 

 

marquee-hero

 

Conclusão

É um equipamento versátil, com um belo ecrã e a facilidade de se poder transformar um tablet ou num laptop convencional, graças ao excelente teclado retroiluminado e até ao pequeno touchpad… que será sempre preterido devido às capacidades tácteis do ecrã.

É rápido, pontente e versátil, chegando e sobejando até para ser o nosso computador principal. As capacidades wireless tornam-no ainda mais eficaz como meio de entretenimento e lazer.

O preço, para esta versão, tem duas leituras: para os early adopters e gadget freaks, será justo. Para quem procura apenas um computador, há sempre soluções bem menos onerosas num mercado bem saturado… mas já adulto.

 

satellite-U920t-ultrabook

 

 

PVP nesta versão: 1,199 euros

 

Processadortipo : 3ª geração do processador Intel® Core™ i5-3317Upara Ultrabook™ com Intel® Turbo Boost Tecnologia 2.0
velocidade de relógio : 1.70 / 2.60 Turbo GHz
cache de nível 3 : 3 MB
Sistema Operativo / PlataformaWindows 8 64 bits (pré-instalado)
Corcor : cinzento prata com textura em castanho, teclado preto
Solid State Drivecapacidade : 128 GB
Memóriastandard : 4,096 (1x) MB
máxima expansibilidade : 8,192 MB
tecnologia : DDR3 RAM (1,600 MHz)
Ecrãdimensão : 31.75cm (12.5”)
tipo : Ecrã Toshiba HD TFT de elevado brilho com formato 16 : 9,resistente a riscos Corning® Gorilla® Glass e retroiluminação LED
resolução interna : 1,366 x 768
Placa gráficatipo : Intel® HD Graphics 4000
memória : até 1664 MB de memória partilhada com 4 GB de memóriado sistema instalado, (com pré-instalação do sistema operacionalde 64-bit)
tipo de memória : partilhada
Modo de vídeo internoModos de vídeo internos disponíveis: :
resolução : 1,366 x 768
Interfaces2 × USB 3.0 (suporta USB Sleep-and-Charge com detecçãodo modo automático)
1 × Saída HDMI com suporte de sinal formato 1080p
1 × Porta combinada de auriculares (estéreo) e microfone
1 × Leitor de cartão SD™
(suporta cartão SD™ até 2 GB, cartão mini SD™/micro SD™ comadaptador até 2 GB, cartão SDHC™ até 32 GB e cartão SDXC™ até 2 TB)
2 × Câmara Web integrada 3.0 MP com foco automático (posterior)e câmara web 1.0 MP com sensor de luz ambiente (frente) com

microfone integrado direcionado ao usuário.

Expansão1 × slot de memória
Comunicações sem fiosCompatibilidade : Wi-Fi™
suporte de rede : 802.11b/g/n
fabricante : Intel®
Tecnologia Wireless : Wireless LAN
Version : Intel® Centrino® Wireless-N 2230
fabricante : Intel®
Tecnologia Wireless : Bluetooth® 4.0 + LE
Version : 4.0 + LE
fabricante : Intel®
Tecnologia Wireless : Intel® Wireless Display
Sistema de somformato audio suportado : 24-bit estéreo
colunas : colunas estéreo integradas, melhoradas por SRS PremiumSound 3D™
fabricante : Realtek (ALC2802-CG)
TecladoTeclas : 87
Teclas Windows® : Sim
funcionalidades especiais : Teclado preto com com basede metal prateada com luzes ião
Dispositivo apontadortipo : Touch Pad com controlo multitoque com possibilidade de scroll,zoom e acesso a funcionalidades ao alcance dos seus dedos.
descrição : Touch Pad com Controlo Multitoque
tipo : Ecrã tátil capacitivo com película Corning® Gorilla® Glassresistente a riscos e suporte ao toque múltiplo de até 5 dedos
Bateriatecnologia : íoes de lítio de polímero, 3 células
autonomia máxima : até 6h00min (Mobile Mark™ 2007)
Adaptador CAVoltagem de entrada : Adaptador C.A. Autosensitivo (100/240 V)para utilização universal
Voltagem de saída : 19 V
Corrente de saída : 2.37 A
Dimensões físicasC x L x A : 326.5 x 213.0 x 19.9 mm
peso : desde 1.52 kg
Garantia2 anos na Europa no centro de Assistência Autorizado, inclui recolhae entrega local.
Hardware incluídoAdaptador C.A.
Software incluídoIntel® AppUp Center
Intel® Rapid Start Technology Software
Intel® Rapid Storage Technology
Intel® Wireless Display
McAfee® AntiTheft
McAfee® Internet Security (Incluí 30 dias de subscrição complementares)
McAfee® Security Advisor para Toshiba
Microsoft® FreshPaint
Microsoft® Office trial
Microsoft® Solitair Collection
SRS Premium Sound 3D™
TOSHIBA Desktop Assist
TOSHIBA Eco Utility™
TOSHIBA Function Key
TOSHIBA Media Player by sMedio TrueLink+
TOSHIBA PC Health Monitor
TOSHIBA Places
TOSHIBA Recovery Media Creator
TOSHIBA Resolution+ Plug-in for Windows Media Player
TOSHIBA Service Station
TOSHIBA System Settings
TOSHIBA Tablet Easy Control
TOSHIBA Tempro
Características de segurançapalavra-chave de supervisor
palavra-chave de utilizador
Características especiais3D Acceleration sensor
Certificada ENERGY STAR
Near Field Communication
Suporte Audio HD
Tecnologia Enhanced Intel® SpeedStep®
compatibilidade SM BIOS

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

1 comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *