Ensaio teclado Rapoo E9070 + rato 3300

rapoo-e9070-wireless-keyboard-white3

Sendo 2/3 da minha vida passados a escrever num teclado, é natural que seja dos acessórios onde gasto mais dinheiro e com que fico muitas vezes mal servido. Tenho ainda uma agravante porque trabalho com dois sistemas operativos na forma de dois portáteis (um PC e um Mac) ligados a um monitor externo e, por conseguinte, a um teclado e rato sem fios. Até hoje, confesso aqui e agora, que o único teclado que me encheu as medidas foi o bluetooth da Apple mas que, não sei bem porquê, ficou sem a metade direita operacional numa viagem para Vera Cruz. Se bem que tinha uma das teclas marcadas com uma borra de um cigarro, não foi isso que fez acontecer o problema que se tornou dramático quando, na Fnac da Avenida Paulista, estes teclados estavam esgotados mesmo vendidos a um preço impróprio para cardíacos. Assim tive de socorrer-me do que existia no “varejo” e paguei uma pequena fortuna por este que ainda utilizo, um Arc da Microsoft, mas que me obriga sempre a instalar o ABNT2 que o faz reconhecer o teclado lusitano.

Meses depois, e regressado à “terrinha”, fui às lojas ver o que existia e a única opção slim com teclado tipo chiclete com molas de jeito e construção sólda continuava a ser o da… Apple, estoicamente mantendo o ridículo preço de 80 euros (ainda hoje). Pensei… “não, não vou gastar outra fortuna num teclado, fico-me com o Arc até surgir um equivalente” e o tempo foi passando, passando, passando…

545

Num repente, o pessoal da AEMPress ligou e disse–me: “Temos aqui uns teclados e ratos da marca Rapoo que queremos que experimentes, por exemplo o modelo E9070, pois achamos que vais ficar fã”. Passado uns momentos, tocava à porta do Xá um Motoboy com o embrulho.

Logicamente que desembrulhei imediatamente o teclado e o que vi encheu-me de esperança, mesmo sendo britânica a versão que me chegou pois ainda se esperavam os lusitanos. A construção é extremamente sólida e visualmente quase uma cópia do meu preferido da Apple. As teclas tipo chiclete são grandes, maiores do que estou habituado, e esta versão de ensaio conta com um teclado numérico que tento sempre evitar (e são raros os teclados sem esta secção). O espaço entre as teclas existe, mas é a dimensão dos quadrados que pode ser a grande vantagem para este Rapoo. Para mim é, visto que escrevo apenas com os dois indicadores (se bem que supersonicamente) e quanto maiores as teclas menos erros dou “ao lado”, mas não sei se para quem sabe dactilografia, este espaço é positivo ou negativo. Infelizmente, não estive com ninguém com essa facilidade enquanto durou o ensaio.

Rapoo-E9070-24GHz-2-Block-Nordic-Wireless-Keyboard-White-10022012-2-p

A versão em branco tem legendas FN a azul, bem visíveis (as versões pretas têm a rosa). Seria perfeito se fosse retroiluminado… A base é uma prancha de inox, material resistente e mesmo assim maleável. A secção que permite a comunicação está dentro de uma saliência plástica, que também alberga as duas pilhas AA e o botão on/off. De salientar que os pés desta secção, que fica mais elevada aquando a escrita, tem duas pequenas saliências do mesmo material e não de um melhor e mais “aborrachado” como o escolhido para o outro extremo. E esta solução não é a mais indicada, pois basta a base de trabalho (mesa, secretária, etc) não estar perfeitamente lisa para termos aquele irritante barulho a bater na mesa enquanto escrevemos. Era evitável.

Mas esta é a única critica negativa que posso fazer. O sistema trabalha a 2.4Ghz e permite uma distância sem problemas até 10 metros do Nano Receiver USB. Mas a mais valia é, sem dúvida, os (atenção) 24 meses de duração útil das pilhas!!! E isto, se for mesmo verdade, é apenas extraordinário, fazendo as contas às poucas horas que todas as soluções que utilizei e utilizo me permitem.Rapoo_E9070_E9050_06

Só por isto dava para comprar um, pois a segunda grande vantagem é o preço. Pouco mais de 30 euros para esta unidade. Sim, metade dos outros…

E3300P_1Juntamente com este teclado E9070, veio um rato de viagem Rapoo 3300 com excelente qualidade e bom peso e que também tem uma vida útil fora de comum. Mas a sua pequena dimensão não me permite uma utilização prolongada e profissional. A marca tem mais soluções no seu site oficial e vale muito a pena dar uma olhada. Saliento a conectividade que se faz a 5Ghz perfeito para trabalhar ao lado de qualquer equipamento a 2.4Ghz, evitando qualquer tipo de interferências.

mk_wmme9070k_productdetails

Preços (equipamentos já disponíveis em Portugal inclusive teclados em PT)

Rapoo E9070  a 44,99 Euros

Rapoo 3300 a 19,99 Euros

Tags from the story