sony_srsbts50_bluetooth_speaker

Se há coisa com que embirro é o som agudo e irritante transmitido com distorção pelos telefones que alguns jovens passeiam na sua caminhada até ao pouso seguinte. Há várias razões, independentemente do gosto musical ou do atentado à minha liberdade e direitos, mas a maior é mesmo a falta de qualidade sonora que me irrita profundamente e me tira do sério. Talvez o facto de ter ouvido absoluto aumente este meu sofrimento, que me acontece mesmo com quem usa auscultadores. Consigo ouvir todos os agudos das músicas reproduzidas de quem me vai lao lado e é, confesso, um inferno. Principalmente quando memorizo todas as notas…

Daí que gosto muito destas novas colunas transportáveis, a versão moderna do “tijolo” dos anos 80, um leitor de cassetes e rádio com duas colunas embutidas, muitos leds coloridos e uma pega de transporte. Estes novos “tijolos” são muito mais pequenos, os mais recentes nem ligações físicas têm para os iPods, apresentam-se num design apurado, oferecem bons acabamentos e materiais e são leves q.b. Quanto melhor é a qualidade de som e a sua reprodução, menos afito fico. Quantos mais graves, mais me acalmo. Quanto mais estereofonia, mas sereno permaneço.

O primeira apreciação que fiz a este novo tipo de colunas foi à aclamada Bose Soundlink Mini e ainda me lembro da surpresa que senti. Vale a pena ler o ensaio até para fazer uma ligeiríssima comparação com esta Sony. A Bose tem um PVP de guerra, 199 euros, e (foi-me dito oficialmente) tem sido um enorme sucesso de vendas mesmo em Portugal. A Sony BTS50 custa metade desse valor e, por conseguinte, só deveria oferecer metade da qualidade e características. Mas não. A Sony sabe que o segmento transportável é muito importante e apostou forte nesta linha de colunas coloridas, muito leves, bem giras e modernas e equipou-as com as tecnologias que fazem diferença.

É a mais pequena Sony a incorporar bluetooth e NFC com suporte para o codec aptX. Ou seja, a taxa de compressão é bem menor quando reproduz música transmitida por telefones compatíveis (ainda não são muitos) o que incrementa a qualidade do ficheiro. E sim, distigue-se facilmente.

bts50-cote4-g

Duas formas distintas de ouvir música

O formato da coluna é muito original e serve duas situações distintas. Em vez de cilíndrica, tem três ligeiras (e arredondadas) faces, o que serve para a colocar de frente para quem ouve, por exemplo por baixo do monitor do computador ou tv, ou virada para cima para “estender” melhor a música pelo espaço envolvente. E não é que funciona mesmo? Virada para nós é mais grave, mais directa e até parece mais potente. É também ideal para servir como coluna amplificadora para conversas via skype ou mesmo telefónicas.

Quando virada para cima, dá a sensação que o som se liberta e se expande pelo espaço. É menos poderoso mas mais presencial, conseguindo até uma ligeira imagem estereofónica que, quanto a mim, é muito apreciada.

A qualidade superou as minhas expectativas. Não tem a mesma dinâmica, desenvoltura e brilho da Bose, mas por metade do preço também não estava à procura do mesmo tipo de resultados. Contudo, satisfazem! Tem boa separação dos canais, os graves não muito poderosos mas ainda se fazem sentir, o que enriquece a experiência, e os médios e agudos são equilibrados e distintos, sem entrar na euforia do “histerismo”.

Ou seja, é boa para pop, rock e solos de piano ou violino, menos boa para tudo o que seja mais pesado e com som mais cheio e linear, se posso colocar a coisa assim.

Sony-ToGo-portable-splashproof-speaker-blue

Para quem?

Não será uma unidade para substituir a aparelhagem da sala, mas sim um complemento de viagem para o nosso smartphone. É esse o seu principal papel e também é por isso que promete continuar a funcionar durante 15 horas mesmo sob chuviscos. Tem até uma pega para se prender a uma mochila, por exemplo.

É um produto jovem para a malta que gosta de ir aqui e ali fazer um fim de semana regado… a boa música. O bluetooth encarregar-se-á de a tornar compatível com todas as listas de reprodução de cada um dos smartphones presentes.

Comandos

É tudo muito simples. Num extremo, o on/off e o Hold. No outro as entradas para o cabo de alimentação, áudio out e áudio in.  Num dos lados, apenas o volume e o dedicado à função telefone, com os leds indicativos da selecção de entrada. Do outro, o emparelhamento (input/paring) e a Função (set/informação da bateria). Tudo funciona depressa.

Uma curiosidade: o BTS50 tem incorporado um pequeno microfone que permite a comunicação telefónica em ambos os sentidos. Porque não pensar nesta coluna Sony para o automóvel, pois é bem mais barata que sistemas de alta voz… e ainda por cima é, ao fim e ao cabo, uma coluna de som compatível com bluetooth e NFC…?

004SonyBluetoothSpeaker_620x413

Conclusão

Por 99 euros, temos o que pagamos. O pack é muito cool, está disponível em várias cores, é moderno, aguenta-se em todo o lado e consegue 15 horas de autonomia, o que chega para uma festa (recarregar demora três horas). Pode servir vários tipos de utilizadores, desde o sistema telefónico alta voz até à coluna para nos adormecer no quarto. Tem potência para servir uma festa de amigos que gstem mais de conversar do que dançar. Não há milagres. Mas na verdade, debita com qualidade e tem presença.

 

PVP 99 Euros

 

Características

  • Design à prova de salpicos para utilização sem preocupações

  • Conetividade Bluetooth simplificada com transmissão de áudio NFC de um só toque/Bluetooth sem fios

  • Som omnidirecional a 360°

  • Até 10 horas de autonomia de bateria

  • Escolha uma cor adequada ao seu estilo

Tipo de coluna
Coluna de 2 canais (coluna passiva)
Tamanho da coluna
39 mm x2
Potência de saída
5 W (2,5 W + 2,5 W)
Dimensões de Coluna portátil com Bluetooth® e NFC à prova de salpicos

O que contém?

Transformador de CA, Cartão de garantia, Manual de instruções

Tipo de coluna
Coluna de 2 canais (coluna passiva)
Tamanho da coluna
39 mm x2
Potência de saída
5 W (2,5 W + 2,5 W)
Modos de som
Modo surround (detetado pelo sensor G Force incorporado)
Equalizador
Sim
Tamanho e peso
Dimensões (L x A x P)
Aprox. 175 mm x 70 mm x 65 mm
Peso
Aprox. 400 g
Ligações sem fios
Bluetooth
SIM
Função mãos-livres
Sim
Tempo de carregamento
Aprox. 3 horas
Bateria recarregável interna
Sim
Alimentação CA
Sim
Telecomando
Não
Sistema de comunicação
Especificação Bluetooth versão 3.0
Saída
Bluetooth classe de alimentação 2
Alcance máximo de comunicação
Linha de mira aprox. 10 m
Banda de frequência
Banda 2,4 GHz
Perfis compatíveis
A2DP, AVRCP, HFP, HSP, SPP
Codecs suportados
SBC, AAC
Alcance da transmissão por frequência
20 Hz – 20 000 Hz
Unidade/tipo de microfone
Condensador Electoret
Direção
Omnidireccional
Intervalo de frequência
200 Hz – 3600 Hz

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *