sony-smart-lens-qx10-qx100-e217

Como começar a explicar o que é a Cybershot QX10? Em primeiro lugar, é uma câmara fotográfica sem exactamente sê-lo… mas que o é. Em segundo, tira fotografias e até as guarda num cartão de memória, mas não nos deixa vê-las. E finalmente, é uma espécie de acessório para smartphones que, actualmente, começam a dispor de câmaras bastante boas, o que me remete para a questão: como explicar o que é a Cybershot QX10?

 

O que é?

Antes de mais, a apresentação: a QX10 é uma objectiva fotográfica (com câmara incorporada) com Zoom óptico 10x. Está equipada com Lentes G, sensor de imagem 1/2.3 Exmor R, tem ainda SteadyShot óptico incorporado, grava vídeo Full HD a 30fps e oferece ainda 18.2 megapixels na captação de imagens.

Tudo isto soa muito bem no papel, mesmo não sendo nada de extraordinário, pois muitas câmaras compactas oferecem este tipo de qualidades, com mais ou menos pixels ou mais ou menos legendas, mas esta QX10 destaca-se por ter um corpo completamente diferente de todas as compactas existentes. Aliás, confunde-se facilmente com uma simples objectiva e até o é, mas com alguns complementos que a tornam única e que já mencionei e repito: tira e grava fotos e vídeos. Para além disto, tem a sua própria bateria e entrada para um cartão microSD o que a torna independente, mesmo que não possamos ver o que estamos a captar e gravar.

 

O corpo

Circular, pouco espesso e leve com cerca de 100 g. Tem um botão on/off e microfone estéreo embutido no topo, do lado esquerdo um pequeno botão de captura ao lado do comando do zoom e no outro extremo um pequeníssimo visor Lcd que nos avisa da carga da bateria e se temos cartão instalado.

Ao se montar o adaptador das pinças, que torna possível a junção ao smartphone, ganhamos também uma rosca para tripé o que torna a utilidade da QX10 muito mais interessante.

 

 

 

 

 

 

 

Como funciona?

Foi pensada, assim como a sua irmã maior, mais potente e bem mais dispendiosa QX100, para ser utilizada através de um smartphone. Para isso conta com um engenhoso clip com duas pinças que se prendem à maior parte dos smartphones, pois uma das pinças adapta o conjunto à largura do smartphone que estamos a usar. Antes disso convém emparelhar a QX10 ao smartphone, tarefa extremamente simples e que é feita através de bluetooth ou NFC, sendo depois a comunicação conseguida através de Wifi Direct.

 Sony-QX10-and-QX100-Smartphone-Lenses-1

No ecrã do smartphone

Depois de conectado, abre-se uma app própria denominada PlayMemories que se instala quase automaticamente. Através dela, o nosso smartphone passa a ser o visor e o controlador da QX10. Temos alguns controlos simples como a escolha de modo (auto inteligente, auto superior, programação modo P), o controlo do zoom, definições básicas (tamanho do ficheiro, revisão, sons de operação, temporizador, etc) e diafragma. É até engraçado olharmos para o zoom mecânico da QX10 a aumentar ou diminuir sem lhe tocarmos fisicamente, o que até pode ser uma bela partida para os mais observadores ou curiosos.

Mas começam aqui também algumas limitações da QX10, pois não existem filtros criativos e esse tipo de brincadeiras digitais que são do apreço do tipo de utilizador que até poderia ser o grupo alvo destas máquinas. Não é uma situação dramática, pois sendo compatível com Android e iOS, as fotos ficam guardadas numa pasta que depois dá acesso às inúmeras aplicações de efeitos criativos. De qualquer forma, e como App que é, adivinham-se updates num futuro breve.

Reparei também que, em situações de pouca luz, existe um atraso evidente entre a movimentação da QX10 e a sua correspondência no ecrã do telefone e que são necessários alguns milésimos de segundo para que tudo fique focado. Pode ser complicado em algumas situações onde se quer tirar um ‘fotomaton’ mais urgente.

 

Os prós e contras

A QX10 traz grandes vantagens para quem tem smartphones mais antigos ou cujas especificações da câmara sejam menos boas. Deste modo, consegue juntar uma verdadeira câmara digital que vai aumentar, e muito, a qualidade dos ‘bonecos’ e dos filmes. O zoom e o estabilizador de imagem ópticos são os pontos-chave da QX10 e uma melhoria para a maior parte do que se encontra no mercado dos smartphones.

Os resultados são francamente bons, tendo em conta a originalidade do conceito e do tamanho da peça, e os modos automáticos são uma franca ajuda para quem quer apenas guardar memórias tomadas de pontos de vista diferentes ou umas “selfies” mais pormenorizadas.

Mas, quanto a mim, as verdadeiras vantagens desta solução têm mais a ver com o facto de podermos usar a QX10 independentemente do smartphone, ou seja, deixá-la pousada (mais ou menos escondida, dependendo do que se tenciona fazer e não sejam marotos ou atrevidos) ou bem presa a um tripé para, por exemplo, fotografar bicharada assustadiça, e controlar à distância o que se quer fazer, principalmente a abertura e o zoom. E isto aumenta em muito a funcionalidade da gama QX.

Por outro lado, é uma solução cara para quem tem um smartphone básico e sofre a concorrência cada vez mais ampla de smartphones com características idênticas ou até superiores, como o próprio Sony Xperia  Z1 ou o Nokia Lumia 1020 (a PlayMemories ainda não está disponível para Windows Phone) e, por esta razão, terá um nicho de mercado bastante diminuto e para utilizadores que lhe percebam as vantagens criativas mais que as práticas.

Existem diversos acessórios, mas destaco a saqueta de transporte e a capa que a incorpora adaptando-a a um Xperia Z e que está à venda por cerca de 30 euros.

Preço Sony Cybershot DSC-QX10: 190 euros

Especificações técnicasDSC-QX10

Lente

Zoom ópticoZoom de 10x (fotografia e filme)
Zoom Clear Image
Zoom digital
FF3.3 (GA) – 5.9 (T)
Distância de focagem (f= mm)f=4,45-44,5 mm
Distância de focagem(f=conversão 35 mm)f=25-250 mm (modo 4:3 para fotografia)
Macro (cm)iAuto: AF (Grande angular: aprox. 5 cm (0,16″) infinito;Teleobjectiva: aprox. 150 cm (4,92″) infinito)/Programa automático:AF (Grande angular:aprox. 5 cm (0,16″) infinito;Teleobjectiva: aprox. 150 cm (4,92″) infinito)
Diâmetro do filtro (mm)NÃO
Compatibilidade com lente de conversãoNÃO
Lente Carl Zeiss®NÃO
Sony GSIM

CCD

Tipo de sensorSensor R CMOS Exmor™
Dimensões (polegadas)Tipo 1/2.3 (7,76 mm)

Câmara

Pixeis efectivos (Mega Pixeis)Aprox. 18,2
Processador BionzSIM
Detecção de facesSIM
Desfocagem de fundoNÃO
GPSNÃO
À prova de águaNÃO
HDR automáticoSIM (ligado/desligado)
Efeito de imagemNÃO
Nitidez RAW NRNÃO
Área de focagem automática (Multi-ponto)NÃO
Área de focagem automática (Ponto central)SIM
Área de focagem automática (Ponto)NÃO
Área de Focagem Automática (Ponto Flexível)NÃO
Focagem manualSIM (Toque em Focagem Automática)
Modo Automático de AberturaiAuto (F3.3/ 8.0 (W)) / Programa automático(F3.3/F8.0 (W))
Modo de Prioridade de Abertura
Modo Manual de Abertura
Modo Automático de Velocidade do Obturador (seg)iAuto (4 – 1/1600)/Programa automático (1 – 1/1600)
Obturador lento NRNÃO
Alerta de oscilaçãoNÃO
Controlo de exposição+/2,0 EV, incrementos de 1/3 EV
Equilíbrio de brancosAutomático, Luz do dia, Sombra, Nublado,Incandescente,Equilíbrio de brancos – fluorescente 0-1-2
Equilíbrio de brancos automáticoSIM
Medição da luz (Multi-padrão)SIM
Medição da luz (Ponto central)NÃO
Medição da luz (Ponto)NÃO
Definição de nitidezNÃO
Definição da saturaçãoNÃO
Definição de contrasteNÃO
Sensibilidade ISO (REI)ISO100-3200 (iAuto), ISO100-12800(Superior Auto),ISO100-1600 (Programa automático)
Selecção de CenasNÃO
Wi-Fi®SIM
Controlo com SmartphoneSIM
Envio para SmartphoneSIM
NFC / Comando com um só toqueSIM

SteadyShot

Capacidade para SteadyShotNÃO
Capacidade para SteadyShotópticoSIM

Gravação

Suporte de gravaçãoMemory Stick Micro* /Memory Stick Micro (Mark 2)*
Suporte de gravação IICartão de memória microSD /Cartão de memóriamicroSDHC /Cartão de memória microSDXC
Formato de gravaçãoJPEG, MP4
DCF (Regulamentos de Design para Sistemasde Ficheiros para Câmaras)SIM
DPOF (Formato de Ordem de Impressão Digital)NÃO
Modo Burst (fotografias)NÃO
Intervalo Burst (aproximadamente seg.)NÃO
Tamanho de imagens fixas (20 M 5472×3648 – modo 3:2)NÃO
Tamanho de imagens fixas (18 M 4864×3648 – modo 4:3)SIM
Tamanho de imagens fixas (5 M 2592×1944 – modo 4:3)SIM
Tamanho da fotografia (13 M 4896×2752) (modo 16:9)SIM
Tamanho de imagens fixas (4,2 M 2720×1528 – modo 16:9)SIM
Tamanho de imagens fixas (13 M 3648×3648 – modo 1:1)SIM
Tamanho da fotografia (2 M 1920×1080)SIM
Tamanho de imagens em movimento(1440×1080 30 fps Fina Aprox. 12 Mbps – MP4)SIM

Generalidades

Indicador de Carga Residual da BateriaSIM
Indicador de HistogramaNÃO
PTP (Picture Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Imagens)NÃO
Print Image MatchingSIM
PictBridge™NÃO
Modo DemonstraçãoSIM

Tomadas

Terminal multi-usos com HDTerminal Multi/Micro USB, USB de alta velocidade
Terminal multi-funçõesSIM
Saída AVNÃO
Alta velocidade USB 2.0SIM

Corrente/ Outros

BateriaIões de lítio
Bateria fornecidaNP-BN
STAMINA (duração da bateria) com a(s)bateria(s) fornecida(s)em condições de filmagem normaisAprox. 220 / Aprox. 110 min.
Bateria para relógioNÃO
Peso (g)Aprox. 90 g (3,2 oz.)
Peso com acessórios (g)Aprox. 105 g (3,7 oz.)
Software fornecidoPlayMemories Home
Acessórios fornecidosBateria recarregável (NP-BN), cabo Micro USB,pega para o pulso, acessório para smartphone,manual de instruções

Dimensões

Largura (mm)62,4
Altura (mm)61,8
Profundidade (mm)33,3

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *