Quando se procura uma câmara de vídeo há que ter a exacta noção do que se pretende fazer com ela. E isto porque, hoje em dia, qualquer câmara fotográfica filma em alta definição com resultados espantosos e isso serve para… 90% dos utilizadores? Estou em crer que sim.

Mas, quem gosta mesmo de vídeo e quer fazer umas reportagens, seja dos filhos nas férias ou dos elefantes na África do Sul, sabe que há limites nas câmaras fotográficas, para além de que se lhes exige uma função que elas oferecem como extra (e tudo tem a ver com a construção da óptica, entre tantos outros factores).

Mesmo dentro da oferta das câmaras vídeo, há (como em tudo) diversos patamares. Quanto mais completa, mais cara. Quantas mais funções, mais pesada. Quanto mais ligações, maior.

Portanto, quem compra actualmente uma câmara de vídeo? O entusiasta amador, o semi-profissional ou, numa categoria aparte, os estudantes, curiosos ou profissionais de imagens em movimento? Todos! Principalmente quando têm algumas noções técnicas e sabem muito bem que há diferenças abismais entre uma câmara de 300, 500 e até 700 euros e uma que ultrapassa os 1000, nem que seja por 100 como é o caso desta Panasonic HC-X920.

HC-X920EG-K-Additional_WebImage__HiRes-Image--[1]((Europe))-1ZoomA1001001A12L28B35239I41774

Esta gama da marca nipónica, que está na base do segmento semi-profissional, já nos habituou a certas designações técnicas, uma delas, e mais importante, a 3MOS. Significa que, em vez de utilizar apenas um sensor, tem três! E esta alteração permite que cada um seja responsável por uma cor, RGB (red/green/blue). Sendo assim, é apenas lógico que uma câmara com 3 CCDs grave mais detalhe e melhor cor, ao mesmo tempo que reduz o ruído pois exige-se muito menos esforço a cada um.

Isto é notório quando se compara as gravações desta X920 a uma câmara fotográfica já de média gama. Notam-se diferenças a olho nu em macros de flores, por exemplo, ou na dinâmica constante aquando um zoom e, se mencionarmos a ausência de arrasto digital numa panorâmica, entendemos que o mundo visto pela 920 é um bocadinho mais estável, com maior resolução e contraste que a das fabulosas DSLR que gravam em HD.

Não me interpretem mal: gosto muito do resultado vídeo das DSLR, Nex e Micro 4/3, por exemplo, a Sony Nex6 ou da nova 6D da Canon ou da fabulosa Lumix GH3, pois são tremendos. Tanto que nem pensava em utilizar uma câmara de vídeo para, por exemplo, filmar os ensaios a automóveis que comecei a realizar. E até tenho de mencionar a razão porque, num acaso, tive a oportunidade de utilizar esta 920 para esse trabalho. Estava todo feliz a “brincar” com a Panasonic Lumix GH3, uma máquina que está pensada quase de propósito para entusiastas vídeo mesmo sendo uma fotográfica, quando a marca ma pediu de volta porque havia mais jornalistas interessados em testá-la. Com pena deixei-a ir, mas recebi em troca esta X920. Se a princípio fiquei um tanto ou quanto triste, mal a comecei a descobrir readquiri todo um novo entusiasmo pelo vídeo em si. Tanto que esta é apenas a primeira de uma série de ensaios já programados ao que as marcas oferecem neste mercado semi-pro que eu pensava mais adormecido.

 

HC-X920EG-K-HiRes-Image__Image--[1]((Europe))-1ZoomA1001001A12L28B35237A32795

O corpo

É uma camcorder pequena, leve, muito bem construída e que se adapta perfeitamente à mão. A pega, em pele (e com um toque de classe com um perponto vermelho que condiz com a risca no anel de função) é excelente e confortável. Nesse lado direito, encontramos o botão de escolha entre função de reprodução/foto/vídeo, a tampa AC, a curiosa e estranha abertura para se conectar um adaptador (incluído) que é a sapata externa e, no limite com a base e também numa colocação estranha, a entrada para o cartão de memória. Existe ainda outra tampa que cobre as muito desejadas conexões para microfone externo e auscultadores.

No topo, temos o microfone de cinco vias (5.1ch Zoom), o controlo do Zoom (que também é volume na reprodução) e o botão directo para tirar fotos. Um pouco mais ao lado, os botões de modo iA (modo automático superior) e Wi-Fi, duas características muito importantes nesta 920.

O lado esquerdo tem um pequeno e fundamental botão mesmo ao lado do anel da objectiva e que tem a legenda “Camera Function”. Aliás, é exactamente este botão que faz com que a 920 seja uma semi-profissional, pois clicando-o, escolhemos a função que o anel vai comandar: focagem manual, balanço de brancos, velocidade de obturador e abertura do diafragma.

Uma grande tampa, que é o ecrã LCD de altíssima resolução e táctil (o que dá mesmo muito jeito) cobre o resto das funções, como o power (embora se possa desligar/ligar a 920 através da abertura do ecrã ou do visor óptico, o que é muito intuitivo, prático e extremamente rápido), o botão OIS (estabilizador de imagem on/off), uma coluna de som e as ligações HDMI, A/V e USB.

 

er_photo_186634_52

A objectiva

Uma tal qualidade de imagem, para além dos três sensores, tem de ter uma objectiva com resolução à altura e esta 920 está equipada com uma Leica Dicomar F1.5 grande angular 29,8mm com distância focal 2.84-34.1 mm e Zoom óptico 12x, híbrido com 24x e digital 40x/700x.

Já mencionei o sensor 3MOS, mas há que sublinhar o melhorado Crystal Engine Pro II.

A legenda diz anda que são 20.4 megapixels para tirar fotografias e 38.28 mp (12.76 mp x 3 ) para vídeo. Mas há conversões para fazer e todo este jargão técnico está disponível na tabela oficial de características lá mais para baixo, portanto, passo à frente.

 

hc-x920_cf_5

O anel e o Mic in

Como se sabe, câmaras que filmam em HD há muitas. Mas, para quem quer mesmo fazer coisas à séria, existem duas características que são raras e, por isso, mais dispendiosas. Ambas estão nesta 920. Destaco, desde já, o anel rotativo manual que tem a largura da objectiva. De funcionamento perfeito, suave e inaudível, este anel é multi-funções, bastando escolher a que queremos usar com o botão de função dedicado. É um prazer e torna-se viciante a sua utilização, tão intuitiva e rápida que até esquecemos outras ajudas visuais como o excelente medidor de nível com indicador horizontal e vertical.

A segunda característica, também física, é a “simples” entrada para microfone externo. Esta garante toda uma opção qualitativa no que respeita à gravação áudio e torna possível, mediante a utilização de microfones específicos, reportagens de âmbito mais profissional, como entrevistas ou monólogos, só para citar exemplos.

 

panasonic_hc_x920_2

Características

Pode ligar-se a 920 de duas formas: abrindo o imenso ecrã LCD de excelente qualidade e táctil, muito informativo e de fácil utilização, ou puxando o visor electrónico para fora. Este tem 263,424 pixels e é uma ajuda extraordinária aquando filmagens com luz diurna, principalmente porque torna mais visível o ponto de focagem, e esta característica é apenas fantástica, e que a Panasonic resolveu de uma forma muito “visual”: um ligeiro borrado de linhas a azul mostra exactamente o ponto que está a ser focado, criando contornos por cima do objecto. Parece estranho explicado assim, mas acreditem, é ver para crer e quiçá a informação visual e técnica mais fantástica desta 920.

O estabilizador digital de imagem Hybrid O.I.S tem modo activo, bloqueador e nível, garantindo resultados excelentes.

Quem gostar de efeitos criativos, pode contar com uma lista onde estão incluídos os Miniatura, Filme Mudo, Filme de 8mm, Gravação com Intervalo de Tempo, entre outros, que, se bem utilizados, garantem resultados muito interessantes.

Outra novidade tem a ver com a função Wi-Fi que permite transmissão em tempo real (Ustream) enquanto se grava em full HD. A App Panasonic Image possibilita, atavés de tablet ou smartphone o controlo do nível áudio, zoom e obturador. Podemos ainda enviar Sms para uma conta de email e a muito útil “monitorização no lar”, ou seja, deixamos a 920 a filmar um certo ângulo ou divisão para vermos o que o júnior faz na nossa ausência e recebemos a informação no smartphone ou tablet. Podemos, inclusive, gravar imagens e manter uma conversa áudio…

Quanto aos formatos e gravação vídeo, as opções são tantas e a lista tão extensa que vos convido a lerem o quadro técnico mais abaixo onde tudo está descrito.

 

Conclusão

Esta 920 tem um preço muito atractivo para uma unidade com características semi-profissionais. A grande vantagem é a qualidade de imagem, soberba, ajudada por um corpo muito leve e de dimensões reduzidas, óptimo para ser companheira de grandes viagens e reportagens. Convida mesmo a que andemos sempre com ela de um lado para o outro.

Rapidez de funcionamento, um excelente ecrã táctil, o anel rotativo e as conexões respondem às necessidades mais requisitadas por um entusiasta que leva os seus vídeos muito a sério.

Por outro lado, é também esta sua dinâmica física que pode ser um contra, pois muitos operadores de câmara gostam de ter mais peso na mão para assim controlarem melhor os travellings ou panorâmicas.

Mas quem deseja uma unidade que garante uma excelente gravação imagética, total controlo manual, opções de ligação q.b. e dimensões compactas com peso mínimo, tem nesta X920 uma bela oportunidade.

Os 1100 euros são um valor muito justo para esta Panasonic.

 

 

01

Especificações técnicas

 

SENSOR
Sensor de imagem1/2.3-tipo Sensor BSI MOS x 3
Pixeis totais38.28 megapíxeis (12.76 megapíxeis x 3 )
Pixeis efectivos
Imagem em movimento8.49 megapíxeis (2.83 megapíxeis x 3) [16:9]
Imagem fixa8.49 megapíxeis (2.83 megapíxeis x 3) [16:9] /7.62 megapíxeis (2.54 megapíxeis x 3) [3:2] /6.78 megapíxeis (2.26 megapíxeis x 3) [4:3]

 

Wi-Fi
StandardIEEE 802.11b/g/n
FrequênciaBanda 2.4GHz
NFC

 

SECÇÃO DE LENTES
Valor FF1.5 (WIDE) / F2.8 (TELE)
Zoom Ótico12 x
Distância focagem2.84 – 34.1 mm
35 mm Film Câmara Equivalente
Imagem em movimento29.8 – 399.2 mm [16:9]
Imagem fixa29.8 – 399.2 mm [16:9] / 33.1 – 397.1 mm [3:2] / 36.0 – 431.7 mm [4:3]
Diâmetro de Filtro49 mm
Marca das lentesLentes Leica Dicomar

 

SECÇÃO DE CÂMARA
Iluminação padrão1400 lx
Iluminação mínima1.6 lx (Modo de Cena de Pouca Luz 1/25), 1 lx (Vista de Cor Noturna)
FocagemAuto / Manual
Zoom
Zoom Inteligente OFF12 x
Zoom Inteligente ON25 x
Zoom digital40 x / 700 x (Máximo valor de ampliação de zoom)
Equilíbrio de brancosAuto / Interior1 / Interior2 / Ensolarado/ Nublado/ Configuração de Branco
Velocidade do obturação
Imagem em movimento[50p / 50i] / Obturador Lento Automático ON : 1/25 – 1/8000 /Obturador Lento Automático OFF : 1/50 – 1/8000 / [25p] /Obturador Lento Automático ON : 1/25 – 1/8000 / Obturador Lento Automático OFF :

1/50 – 1/8000

Imagem fixa1/2 – 1/2000, (Vídeo Flash ON : 1/2 – 1/500)
IrisAuto / Manual
Estabilizador de ImagemHYBRID O.I.S.+ com Modo Ativo, Bloqueador O.I.S., Função Nível de Disparo
Controle CriativoEfeito Miniatura, Filme Mudo, Filme de 8mm, Gravação com Intervalo de Tempo

 

SECÇÃO DE GRAVAÇÃO
Suporte de gravaçãoCartão de memória SD/SDHC/SDXC
Formato de gravação[AVCHD] AVCHD 3D / Progressivo / [iFrame] MP4
Método de Compressão[2D] MPEG-4 AVC/H.264 / [3D] MPEG-4 MVC/H.264
Gravação/ Modo Playback1080/50p (28Mbps / VBR), (1920 x 1080) / PH (24Mbps / VBR),(1920 x 1080) / HA (17Mbps / VBR), (1920 x 1080) / HG (13Mbps / VBR),(1920 x 1080) / HE (5Mbps / VBR), (1920 x 1080) / iFrame (28Mbps / VBR),

(960 x 540) / AVCHD 3D (28Mbps / VBR), (1920 x 1080) / SbS (17Mbps / VBR),

(1920 x 1080)

Thumbnail Display20 miniaturas/page, 9 miniaturas/page, 1 miniatura/page
Sistema de gravação de áudio1080/50p, PH, HA, HG, HE: Dolby Digital (5.1ch / 2ch) / iFrame, MP4: AAC (2ch)
Microfone5.1ch Ambiente, Zoom, Foco e Microfone Estéreo
AltifalanteTipo dinâmico

 

SECÇÃO DE IMAGEM FIXA
Tamanho da imagem de gravação
Imagem fixa[16:9] 20.4 megapíxeis (6016 x 3384), 9.4 megapíxeis (4096 x 2304),2.1 megapixels (1920 x 1080) / [3:2] 16 megapíxeis (4896 x 3264),8.0 megapíxeis (3456 x 2304), 2.0 megapixels (1728 x 1152) /

[4:3] 15.1 megapíxeis (4480 x 3360), 5.8 megapíxeis (2784 x 2088),

0.3 megapixels (640 x 480) / [3D] 2.1 megapixéis (1920 x 1080) [16:9]

Gravação simultânea[16:9] 20.4 megapíxeis (6016 x 3384), 9.4 megapíxeis (4096 x 2304),2.1 megapixels (1920 x 1080) / [3D] 2.1 megapixles (1920 x 1080)
Formato de gravaçãoJPEG (DCF/Exif2.2), MPO
FlashSim

 

SECÇÃO GERAL
Alimentação7.2V (Bateria) / 9.3V (Adaptador AC)
Consumo de energiaMax. 9.3W (Gravação) / Max. 10.3W (Carga)
Dimensões (largura x altura x profundidade)Aprox. 67 x 72 x 150 mm (2.64 x 2.83 x 5.90 inch)
Peso(com bateria e cartão SD)Aprox. 417g (0.919 lb)
Monitor de LCD8.8 cm (3.5″) Monitor LCD Amplo(1,152,000 pontos)
View FinderSim
Manual RingSim
Interface
AVSim
HDMISim (mini)
Microfones (mini estéreo)Sim
Auriculares (mini estéreoSim
USB2.0 Hi-Speed
Carregador USB
Multi AV
LED Video Light
Sapata de acessórioSim(cold)
IdiomaInglês, Alemão, Francês, Italiano, Espanhol,Polaco, Checo, Norueguês, Turco, Sueco

 

ACESSÓRIO STANDARD
Adaptador ACSim
Cabo ACSim
Cabo DCAdaptador AC Incluido
Pack de baterias recarregáveisSim(1,250 mAh)
Carregador de Bateria
IR Remoto
Cabo HDMISim (mini)
AV Multi Cabo
Cabo AVSim
Adaptador ShoeSim
Sombrinha para a lenteSim
USB CaboSim
Lens cap
Lápis stylus
Bandled SoftwareHD Writer AE 5.0

 

Modo de Disparo 3D
Lente de ConversãoVW-CLT2
Dimensões (largura x altura x profundidade)73 x 59 x 82 mm (2.87 x 2.32 x 3.23 inch)
Peso189 g (0.408 lb)
Valor FF2.0
Distância focagem1.64 mm
35 mm Film Câmara Equivalente36 mm
Base Estéreo18.3 mm
Iluminação mínima12 lx (1/25, Luz Baixa, Modo Cena)
Minimum Shooting Distance1.2 m

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *