A Envy 120 é, sem sombra de dúvida, a impressora tudo em um mais bonita que me passou pelas mãos. Mas uma coisa é apreciar o seu corpo de design muito limpo e fluído, com uma tampa de vidro colocada no topo que nos abre o scanner e o Lcd informativo e táctil embutido no painel frontal também em vidro, outra é vê-la em funcionamento.

Tudo é automático e um regalo para olhos que gostam deste tipo de coisas. Não necessitamos de puxar nenhuma aba de plástico para suportar as folhas impressas. Ela abre-se sozinha. Não precisamos de puxar o ecrã (e painel) uns graus para cima, isso acontece automaticamente. Começam a perceber um pouco o porquê de tanto entusiasmo? Nunca tinha passado tanto tempo à frente de uma impressora a olhá-la e a apreciá-la. Esta Envy 120 encheu de… inveja a minha Epson multifunções que ficou bastante acanhada, no seu plástico idêntico a tantos outros com as suas linhas iguais às demais.

HP-ENVY-120-1

Vidro e mais vidro

Salta à vista o tampo de vidro colocado no topo desta HP que também é o primeiro cartão de visita para uma das inovações desta impressora. Os scanners fazem-se com a folha virada para cima e é o sistema invertido, com uma cabeça mais leve e pequena em relação ao que é status quo, colocada tipo sandwich no meio de duas “folhas” de vidro, que desliza rapidamente de uma ponta à outra. É notório também o silêncio de toda a operação.

E o que dizer do painel frontal também em vidro cujo ecrã LCD embutido é extremamente fácil de usar, com legendas e ícones grandes e coloridos e até uns addons da Disney para maravilhar a criançada (desenhos para depois colorir)? Um painel que se abre até ao ângulo pré-definido pelo utilizador quando se liga a impressora e que dá mesmo gosto usar. Não cheguei a testar a capacidade dos gestos porque nem me apercebi que existia tal possibilidade a não ser já no último dia de ensaio, mas ela existe para o utilizador mais geek.

Ao lado do LCD, mas também tácteis, estão os restantes botões de operação: on/off, wifi e eject e, mais próximos do ecrã, um ponto de interrogação para tirar dúvidas ou sair de uma anomalia, um botão back, o home e uma cruz vermelha que avisa os problemas.

Uma tampa descobre as entradas para cartões SD, Memory Sticks e pens USB de que podemos imprimir directamente ou então guardar o que editámos (infelizmente o Pictbridge não está disponível).

A gaveta dá para 80 folhas de papel A4 de gramagem normal, mas temos de retirá-las para colocar papel fotográfico das várias dimensões possíveis o que é um incómodo. Mas o design tem disto e por vezes a forma é inimiga da função ou praticabilidade. De qualquer forma, e sabendo que mais de 90% das impressões serão em papel normal, também não é um fardo muito grande.

Envy120_front_for-iF_1

Instalação

Se é Wireless, para quê cabos, certo? Mas a HP não facilita muito e até nos obriga a um registo no Centro ePrint que depois nos envia uma password (através do telemóvel) que nos garante a possibilidade de mandar imprimir fotos do próprio e à distância, o que pode ter a sua utilidade.

Mudar os tinteiros é uma operação muito facilitada também através das instruções onboard e é tarefa rápida.

Impressões

É rápida e silenciosa, o que também demonstra a qualidade de construção e os materiais utilizados. Esta Envy 120 imprime a mesma folha de ambos os lados, o que potencia trabalhos mais profissionais e exigentes.

Não é difícil tirar e recolocar a gaveta, assim como também é fácil perceber como as miras funcionam e de que lado se coloca o papel.

O que mais gastei (a HP enviou um press kit com papel normal e fotográfico 15x10cm) foram essas impressões a cores, puxando o máximo desta HP e os resultados convenceram-me muito positivamente. Os negros são densos e com degradé natural, as cores bem definidas, sólidas e até brilhantes. Talvez os vermelhos pudessem ser mais vivos, mas não é de todo dramático. A impressão de uma foto 15×10 demora sensivelmente minuto e meio.

A impressão normal é muito rápida e de excelente qualidade. Já as cópias saem ligeiramente atenuadas em relação aos originais.

O scanner cumpre eficazmente o seu papel, sendo a rapidez e a facilidade de utilização o seu grande e principal factor diferencial para a concorrência.

488-HP-Envy-100-open

Conclusão

Muito bonita, excelentes materiais, design muito sóbrio e elegante, a Envy 120 foi feita também para deslumbrar. Os automatismos poupam-nos trabalho mas também suscitam aquele tipo de dúvidas sobre possíveis problemas mecânicos a longo prazo (tal como num automóvel cheio de funções).

A originalidade do scanner vale como curiosidade mas também pela rapidez. Não se trata de uma unidade profissional, contudo cumpre eficazmente o que se pede tradicionalmente de um scanner. Ponto menos positivo, por vezes o computador não foi reconhecido quando quis guardar o documento ‘scanado’.

A possibilidade de impressão frente/verso é bem vinda, assim como o leitor de cartões e a conectividade wireless.

Os cerca de 250 euros pedidos podem parecer altos para uma impressora multifunções, principalmente quando existem modelos de marcas conhecidas por 50 ou 70 euros, mas basta olhar e tocar nesta Envy para perceber onde está esse dinheiro. E se não fizer muita falta, vá em frente. Não se vai arrepender.

 

 
Funcionalidades

  • O estilo fino significa que esta all-in-one é mais pequena e arruma-se facilmente em qualquer parte da casa.
  • As bandejas de entrada e saída de papel estendem-se automaticamente e depois encolhem quando já não forem precisas.
  • Funcionamento ultra silencioso.
  • Carregue o seu iPhone diretamente a partir de uma porta USB optimizada de fácil acesso – ou utilize-a para imprimir diretamente de uma pen USB.
  • Grande ecrã tátil a cores para imprimir, copiar, digitalizar e aceder a conteúdo web útil – apenas com um toque e um deslizar.[1]
  • Digitalizações e cópias com a ajuda da tampa de visualização e digitalização diretamente para a sua conta de email.[3]
  • Consumo até menos 50% de papel ao imprimir em ambos os lados com a impressão frente e verso automática.
  • Imprime até 3x mais páginas a preto e 2x mais páginas a cores com tinteiros de alta capacidade opcionais.[4]

Imprima sem fios e permaneça ligado – mesmo em viagem.[1],[2]

  • Mantenha-se ligado em viagem com a impressão móvel HP ePrint e imprima a partir do seu smartphone ou tablet a partir de qualquer lugar.[1]
  • Desfrute de uma fácil impressão e partilha – ligue-se à sua rede sem fios através da HP Auto Wireless Connect.[2],[5]
  • Imprima facilmente a partir de dispositivos móveis com capacidade de comunicação sem fios sem uma rede, utilizando o HP ePrint Wireless Direct Printing.[6]
  • Imprima sem fios a partir do seu iPad®, iPhone® ou iPod touch® com o AirPrint™, ou utilize o Google Cloud Print™ para imprimir a partir do seu dispositivo móvel.[7],[8]

Mais pormenores aqui

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *