Ensaio Hama IR111, o rádio online com estações de todo o mundo

Perfeito para descobrir esse o quase infinito mundo das rádio e podcasts online, o HAMA IR111 é também um Hub para ouvirmos a nossa música a partir de qualquer equipamento.
8 Design
6 Construção
7 Inovação
8 Qualidade
8 Factor X5
7.4

_1000818

Muito compacto (15,2 x 15 x 12.2 cm) e leve (1,3 kg), este quase perfeito cubo da Hama possibilita ligarmo-nos às mais variadas estações radiofónicas do mundo, fazer pesquisa por países, géneros musicais, até mesmo podcasts, para ouvir a alto e bom som as vozes e escolhas de milhares de pessoas que gostam de comunicar desta forma. É, acima de tudo, a descoberta de um novo mundo e senti-me novamente um adolescente a pesquisar canais atrás de canais. Felizmente que este Hama tem memória (30, para ser exacto) para guardar as que vamos descobrindo, pois no meio de tanta opção é difícil lembrarmos o que já gostámos e regressar-lhes.

_1000820

A Hama IR111 é o mais pequeno de dois rádios em tudo similares excepto no tamanho (e ligeiramente na qualidade de som devido à maior caixa de ressonância do modelo DIR3110). Uma construção que parece algo frágil devido à aposta no plástico que, nesta cor branca, não é muito conseguida (mas gostos não se discutem). O painel frontal é simples e evoca os rádios mais antigos com os tradicionais botões redondos e rotativos, Estes também rodam, mas se o esquerdo está dedicado ao volume, o direito é a forma com que entramos nos múltiplos menus. Seis pequenos botões e um bom visor LCD compõem o quadro. Estes botões são de acesso directo à informação do sistema ou do que estamos a ouvir, às estações que já guardámos em memória, menu, alarme, modo (selecção de entrada Spotify, leitor de música, Aux In, Internet Radio) e ao muito útil botão “back”. Infelizmente, não são retroiluminadas e num ambiente escuro são bastante difíceis de ler. No topo, o grande botão “Snooze” mostra que este rádio é um excelente despertador. Nos lados estão colocadas as colunas e respectivas grelhas circulares e no painel traseiro encontramos uma saída de ar central e o conjunto de entradas (AC, auscultadores, Aux in, Line Out, LAN e USB. Pouco mais é preciso, confesso. É através do comando que podemos escolher as funções de transporte, entre outras acções.

_1000821

Temos à disposição a App “Smart Radio – Powered by UNDOK” para conectar esta Hama ao PC e ao Smartphone e, desse modo, conseguir ouvir as nossas listas musicais através das suas colunas. Vamos a elas? Deparei-me com uma informação técnica que informa que elas têm uma potência de saída de 10 W mas o que me foi dado a ouvir, à medida que ia aumentando o volume, sugere que essa informação peca por defeito. O som é bom, consegue até ficar bem alto. Dependendo da rádio escolhida, o volume máximo pode ocasionar uma ligeira distorção. A Hama pensou neste “cubo online” para quartos ou cozinhas, ambientes em que faz todo o sentido (até a cor branca) mas também experimentei no escritório e ele comportou-se muito condignamente. O som é cristalino, com algum corpo, suficiente para ouvir rádios como ambiente de fundo. Podemos ainda escolher algumas equalizações pré-programadas como alterar o som à nossa vontade através do menu.

A instalação foi, no meu caso, imediata. Tanto em casa como no escritório, o IR111 “agarrou” imediatamente o modem. Basta carregar no WPS do Modem e já está. Mas li aqui e ali algumas opiniões que conheceram problemas, nomeadamente utilizadores britânicos. Não lhes dei muita importância. Afinal, o Brexit pode ser o responsável por uma fraca ligação Wi-Fi ou falta de conhecimento básico, certo?

_1000822

De qualquer forma, e para quem tiver problemas, há sempre a opção de fazer a primeira ligação (ou manter ligada) o Hama através de um cabo ethernet (não vem incluido na caixa). Tudo o resto é muito simples: queremos ligar um leitor MP3 ou o smartphone por cabo? Basta conectar o cabo. Queremos ouvir Spotify? Basta carregar na opção. Queremos ouvir música guardada no PC por WiFi? Basta… já perceberam onde quero chegar. Até a USB com os discos preferidos tem entrada directa que também recarrega o smartphone.

A informação mostrada pelo visor é perfeita: nome e número da estação, o título da música e descrição do autor, e algumas vezes, um sumário sobre a estação que estamos a ouvir. Ainda existe um ícone com o sinal wifi. Simples, directo e muito informativo (mais do que alguns modelos de gama e preço bem superior).

_1000826

Podemos ouvir até 20.000 estações de rádio online e mais de 10.000 Podcasts. Não temos tempo para tudo, portanto, a vida deste pequeno rádio pode servir para descobertas infinitas. Os menus estão bem feitos, são simples de seguir e perceber. Uma pessoa habituada a um smartphone percebe o funcionamento deste Hama de forma automática.

De vez em quando perde o sinal WiFi. Não cheguei a entender a razão, visto que numa das situações até reforcei a força do sinal com um repetidor. É, talvez, o único defeito a apontar. O preço é francamente apelativo. De resto, fiquei fã, mas fui superado pela minha mulher, fervorosa fã de David Bowie que descobriu uma estação dedicada: “8080s Bowie”. E agora, o que faço para entregar o material à proveniência quando a primeira coisa que ela faz é ligá-lo de manhã?

selo-Xá-das-5