devolo-WiFi-Repeater-ac-productpicture--xl-4256

Viver num duplex tem a sua graça, pois a casa é mais castiça, tem escadas românticas, espaços realmente diferentes e, arquitectonicamente, é (para mim) uma mais valia. Contudo, existem desvantagens, sendo a principal ter de subir e descer as ditas escadas num rodopio diário. E depois existem obstáculos “invisíveis” sendo um deles, nesta vida ligada e moderna, a passagem de sinal e rede de um andar para o outro.

A devolo tem sido uma companheira do Xá das 5 e uma das marcas favoritas no que respeita à conexão de equipamentos lá por casa que também é escritório. Imaginem o drama que é passar cabo de um andar para outro, para ligar duas TVs à rede, por exemplo, ou ligar dois ou mais computadores fora os restantes equipamentos digitais, como smartphones, tablets, NAS, etc. E, continuem a imaginar, o que seria ter que andar à caça de tomadas e cabos “livres” para ligar os TVs, aparelhagens Hi-Fi, enfim, tudo o que surge para um ensaio do Xá das 5… inclusive os próprios devolo.

Em tempos idos, ainda no milénio passado, dei por mim a pedir a instalação de uma rede por powerline à única operadora que entretanto surgiu com essa extraordinária solução. Consegui uma conexão de um extremo ao outro, salvo erro e sem querer exagerar, umas duas vezes. Nunca mais funcionou. Mais curioso ainda: quando fui entregar o material ao Forum Picoas (agora ficaram a saber qual era a dita operadora), eles não sabiam o que fazer aos módulos powerline pois nem estavam na lista do que me tinham instalado em casa.

Quando o primeiro pack devolo surgiu para ensaio, o dLan500AV (ler ensaio), todas as minhas preces (à altura) foram respondidas. Finalmente, consegui passar sinal de um canto ao outro da casa sem qualquer cabo, apenas usando a instalação eléctrica da casa. Achei fenomenal e tenho sido um defensor do powerline desde então.

Desta vez, e após muitos ensaios (e passatempos) com material devolo, surgiu a possibilidade de fazer um ensaio ao novo Repetidor Wifi com norma AC. E digo novo porque a devolo comercializou em tempos um equipamento semelhante mas que não foi um sucesso. Desta feita, e apostando na qualidade típica a que já nos habituou, este novo equipamento abre algumas possibilidades muito interessantes porque, também, é uma solução bem menos onerosa que os restantes módulos da marca.

Este não é um equipamento powerline mas apenas e só um repetidor que serve exactamente para o que o designa, ou seja, repetir (reforçar) o sinal WiFi que temos em casa. É perfeito para situações como da sala para o anexo, ou cave ou até mesmo varandim ou terraço, pois sabemos bem que graças à boa construção do imobiliário nacional, há paredes que afectam mesmo a capacidade do sinal.

devolo-WiFi-Repeater-ac-productpicture-Single-Adapter-xl-4261

Este devolo é AC, ou seja, usa as frequências 2,4 GHz e 5 GHz para transmissão de dados (WiFi-n, WiFi-ac), o que significa maior flexibilidade para selecção automática de canal e uma velocidade combinada de WIFI até 1200 Mbps. Mas ainda tem outra vantagem que é uma ligação Gigabit LAN que possibilita ligarmos qualquer equipamento mais antigo que não tenha módulo WiFi. É uma verdadeira mais valia, pois existe sempre um computador esquecido que pode ter uma renovada função.

Fiz duas experiências, a primeira simples que foi ligar o repetidor na cozinha, área mais longínqua do modem e do sinal WiFi. Após a configuração simples (através de WPS mas que também pode ser feita manualmente) para o reconhecimento automático do sinal WiFi, a coisa aconteceu. Este repetidor tem um indicador luminoso com cinco níveis que mostram a força de sinal. Deste modo, podemos escolher de forma simples uma das tomadas eléctricas cuja localização consegue mais níveis de luz. Dependendo das pessoas (e dos gatos) a passar defronte do repetidor, consegui sempre entre 4 a 5 níveis de luz, ou seja, o máximo. Passar a usar os smartphones na cozinha tornou-se mais confortável e muito rápido, sem os engasgos que aconteciam anteriormente.

A segunda experiência levou-me a colocar o repetidor no hall do prédio, junto à porta de entrada. Consegui dois níveis de luz, por vezes três, o que resultou numa sinfonia de plins-plans-pluns sonoros assim que me aproximava do prédio: eram as notificações de entrada das muitas mensagens, facebooks e messengers no smartphone. Anteriormente, esta situação só me acontecia quando estava a subir o lance de escadas do prédio, portanto, e por aqui, percebe-se bem o tipo de alcance que o devolo WiFi Repeater ac consegue.

Gostei das capacidades deste pequeno equipamento. Resulta em muitas situações e pode ser o que falta para melhorar o sinal WiFi em muitas situações.

O preço poderia ser um pouco mais baixo, mas já sabemos, a qualidade paga-se e os devolo são também oferecem 3 anos de garantia.

PVP: 69,99€ 

selo-Xá-das-5

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Análises – reviews

Breves

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata