ENSAIO AO DEVOLO dLAN 200 AVduo
Uma rede doméstica Plug & Play 
que diz não aos cabos de ligação
Senhoras, estas maquinetas brancas cheias de luzinhas são para vocês!
Não acreditam? E não querem ter mais coisinhas com luzinhas lá em casa?
Então vou explicar porque, no final da leitura deste ensaio, vocês vão pedir à cara metade que vos leve àqueles corredores daquelas lojas onde geralmente, os deixam ir sozinhos.
Decidi escrever este ensaio tendo como target os utilizadores que precisam desta tecnologia e nem sabem que ela existe.
Para os começar a convencer, basta dizer que utiliza a rede doméstica de electricidade para funcionar, o que significa que não vamos ser forçados a fazer buracos entre divisões e estender metros e metros de cabos para a televisão do quarto “ter” os canais que já pagamos ou que a impressora sirva todos os computadores, tablets e até smartphones usados pela família.
Em suma, esta tecnologia designada por POWERLINE é, acima de tudo, um relaxante muscular e um comprimido muito eficaz para as dores de cabeça provocadas pela profusão de tecnologia e multiplicação de electrónica com os enervantes e inestéticos cabos de ligação.
A DEVOLO é uma marca germânica com largo curriculum nesta gama de equipamentos, tecnologicamente irrepreensível e bastante astuta no que toca às reais necessidades dos utilizadores. Existem vários adaptadores Powerline no mercado, até um com uma única entrada USB onde podemos ligar a nossa impressora ou um disco rígido externo e assim promovê-los a equipamento central e utilizável por todos.
Já começam a perceber como funciona, não é?
Por exemplo, têm um adaptador principal e outro secundário. O principal liga-se por cabo RJ45 ao modem/router (onde serão ligados outros equipamentos conforme as necessidades) e o secundário liga-se ao segundo equipamento também por RJ45 (como outro computador noutra divisão da casa ou escritório) e assim estabelece-se a ligação ao modem/router que ficou ‘lá longe’.
Simples e eficaz!
Logicamente que, se o modem/router for wireless, todos os equipamentos equipados pela norma wifi ficam em comunicação.
Os responsáveis máximos pela marca estiveram em Lisboa e foi durante uma agradável reunião que nos mostraram os novos adaptadores e algumas ideias (já concretizadas em mock up) para um futuro muito próximo (como uma câmara de video de segurança pelo método powerline).
O anúncio mais importante incidiu no sistema dLAN 200 AVduo, um adaptador com DUAS portas Ethernet, extremamente compacto e energeticamente eficiente. Isto quer dizer que a poupança de energia foi trabalhada exaustivamente e é bem real (consumo máximo de 2,6 Watts, médio a 2,2 e mínimo/stand by a 0,5)
As duas portas respondem às preces de muitos utilizadores que se viam obrigados a adquirir mais conjuntos ou forçados a desligar uma impressora para ligar outro componente, por exemplo.
Assim, o 200 AVduo permite a ligação directa de dois equipamentos distintos em duas interfaces de rede (um segundo PC e um disco rígido, uma consola de jogos e uma Smart TV, uma impressora e um disco multimedia, etc).
Desta forma cria-se uma, para muitos, “assustadora” rede doméstica, tão simples como ligar um aparelho dvd ao televisor.
Os adaptadores Devolo são directamente ligados à corrente (nunca a uma tripla) e transforma essa tomada num ponto de acesso à recém-criada rede doméstica e/ou à internet. É uma ligação estável e segura, com uma velocidade até 200 Mbps (megabites por segundo) com encriptação de dados incluída (128 bit AES). E isto tudo sem drivers a instalar o computador e muito menos complicados softwares para gerir. Basta o programa que vem no CD de instalação e pronto, podemos monitorizar a nossa rede no ecrã do computador. Plug & Play!
Por muito que a Devolo queira tornar quase invisíveis os seus adaptadores, certo é que as luzinhas intermitentes que mostram a força do sinal (verde), um ou outro problema de configuração (amarelo e vermelho geralmente resolvidos apenas com uma pressão num botão físico para reinicializar a encriptação), podem ser foco de perturbação, principalmente (e como acontece em casa do Xá) num quarto escuro à noite enquanto “puxamos” um filme guardado no disco rígido que está ligado lá ‘em cima’ ao modem/router para o segundo LCD pendurado na parede.
Convém mesmo tapar essa informação visual com qualquer coisa, um móvel, livros, etc. Quem avisa amigo é e ficam também a saber mais uma utilização para os Devolo.
Totalmente desenvolvida na Alemanha, a qualidade de construção é notória e a preocupão com todas as exigentes normas europeias uma constante. Qualquer equipamento da marca tem 3 anos de garantia o que, convenhamos, é um ponto importante quando estamos a tratar de caixinhas que ficam ligadas à electricidade.
O dLAN 200 Avduo já se encontra à venda em Portugal, assim como outros componentes, e pode ser adquirido em pacotes de uma, duas (starter kit) e três unidades (network kit) com os preços respectivos de 44,90, 79,90 e 119,90 euros.
O Xá das 5 recomenda este produto para muitas situações e espera que o target feminino compreenda as vantagens directas, tudo ligado sem cabos a atravessar o caminho.
Um sonho tornado Devolo.

Camila Hoffman

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Breves

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata