Num mercado dominado pela Canon, como é o caso do português, esta nova 6D tem a árdua tarefa de medir forças com duas concorrentes muito similares em características, sendo a mais sonante e desejada o sensor Full Frame 35mm. Já fiz o teste à Alpha 99 que me maravilhou mas, infelizmente, a política da Nikon em não ligar ao mercado nacional faz com que esta marca esteja sempre arredada destes ensaios e comparativos.

A 6D é uma câmara tipicamente Canon, o seu design, o enquadramento dos botões e as soluções não enganam. É mais pesada do que parece (bem mais que a a99) e robusta, com uma qualidade de construção impecável e um grip muito confortável, mas é a mais leve e compacta DSLR fullframe do mercado (a Sony é uma DSLT, sem espelho). Para quem gosta de números, são 770g com 144,5 x 110,5 x 71,2mm com corpo em magnésio e à prova de salpicos e poeiras.

O renovado sensor CMOS de 20 mp é um garante qualitativo e o ISO (100 a 25600 e extensível a 50-102,400) é só perceptível a partir das 1600. Os resultados são sempre de topo.

Outra melhoria é o novo sistema de auto focagem com 11 pontos que oferece um bom desempenho em condições de fraca luz. A marca aponta mesmo uma capacidade até EV-3 (equivalente ao luar) com uma focagem precisa e constante, com o menor ruído possível. E consegue resultados realmente impressionantes. Dá gosto fotografar com a 6D motivos nocturnos banhados por lâmpadas aqui e ali, como por exemplo, à beira Tejo.

A 6D, como apontada para também os entusiastas com menores conhecimentos técnicos, usa-se do processador de imagem DIGIC 5+ para oferecer uma vasta gama de modos automáticos e semi-automáticos e funções criativas, cada vez mais presentes em máquinas de topo, mas logicamente que é na possibilidade de controlar manualmente todas as funções que lhe dão a aura pro que todos nós gostamos.

HR_6D_EF50_FRONT_CL

Wireless

Pela primeira vez, encontramos a conectividade Wi-Fi e GPS numa EOS, o que tem a sua utilidade, principalmente para quem quer ou necessita de controlar a câmara à distância. Existem apps para smartphone e/ou tablet exactamente para isso. Por exemplo, imaginem-se estar no meio de um batalhão de fotógrafos que se empurram para conseguir tirar o melhor boneco a algum ministeriável ou socialite que faz uma declaração. Basta-nos colocar num tripé a 6D e apontá-la para o palco e depois, através das apps, podemos controlá-la sem estar no meio da ‘guerra’, aliás, até estamos à frente dela com o equipamento e atrás da confusão com o smartphone. Aplicações no campo há muitas, principalmente para fotografias de fauna e flora. Dará para estar mais perto de algum animal sem a presença humana, outro bom exemplo.

Esta Canon tem também características que facilitam em muito o trabalho de um fotógrafo. O modo HDR, por exemplo, consegue tirar o melhor partido de situações luminosas mais complicadas e desafiadoras, mas o que mais me seduziu, por não ser habitual encontrá-la, foi a função Exposições múltiplas. Esta permite combinar até nove exposições separadas numa única fotografia final, o que garante um efeito visual muito interessante e, bem preparada, um poster magnífico para se pendurar numa divisão lá de casa.

Z-canon-6d-back

Visor e ecrã

O visor é brilhante e tipicamente Canon (mas só capta 97% do tamanho total da imagem), mas é o ecrã LCD Clear View de 7,7cm (3.0”) fixo e táctil com alta resolução, equipado com um tratamento anti-reflexo para o visionamento em ambientes de luz intensa e ângulos extremos, que garante uma grande rapidez de funcionamento para além de algumas soluções que este tipo de sistema oferece, como a focagem por toque que, continuo a dizer, é a melhor característica que estes ecrãs trouxeram à arte (rapidez) de fotografar.

Confesso que prefiro ecrãs articulados e acho estranho a 60D oferecer um e a 6D não (como também acontece com o tradicional flash), mas à parte disso é muito fácil aprender onde estão as principais funções (os menus são fáceis) tanto no ecrã como no layout físico. Fez-me falta, contudo, um botão directo e manual para o balanço de brancos.

Chegamos ao auto-focus que, com os seus 11 pontos, não é a melhor característica da 6D, principalmente porque são concentrados no centro do ecrã (cross-type para aumentar a sensibilidade), mas que depois obriga a uma recomposição nos extremos. A 6D merecia melhor, pois trata-se, afinal, de uma câmara apontada para um utilizador mais experiente ou exigente. As 4,5 imagens por segundo (fps) também não encantam ninguém.

Mas a performance geral é de alto nível e compensa estes pontos menos bons.

Downloads8

Vídeo

A qualidade em vídeo é, como tem sido normal nas novas Canon, muito boa. Podemos escolher entre 24, 25 e 30fps em formato AVC a 30 e 50Mbit/s, com qualidade full HD 1080p.

Como temos controlo manual de exposição (mesmo durante a gravação), velocidade de obturação e focagem, tudo está ao nosso dispor para conseguirmos resultados de grande qualidade, mas não chega às poderosas Lumix GH3 (principalmente) e Alpha99, duas câmaras tão viradas para esta acção que será difícil alguma da mesma gama conseguir ultrapassá-las.

Depois existe o problema do auto focus em vídeo, o calcanhar de Aquiles da marca, que se perde momentaneamente e não é tão rápido quanto os das rivais. Também não se entende porque não há uma simples saída monitor out para a utilização de auscultadores.

Canon-EOS-6D-top

Conclusão

Compacta, leve, resistente e muito bem construída, esta Full Frame garante resultados fotográficos fantásticos e é suficiente em vídeo para a maior parte dos utilizadores. Tem prós e contras, principalmente se a compararmos com modelos da própria marca, e está ali a meio entre uma 5D Mark II e uma 60D. Será o pulo lógico de quem usa uma 60D ou 650D, mas essas duas estão imensamente bem feitas para a gama de preço e a 6D, mais onerosa, só realmente compensa o investimento para quem sabe tirar partido de uma full frame que garante uma magnífica profundidade de campo, menor ruído, etc. O Wi-Fi e GPS são úteis para algumas pessoas, mas não para todas, contudo são factores acumulativos para escolhermos uma 6D.

Contudo, é mais barata que a Alpha99 e tem um ecossistema privilegiado, com todos os acessórios e lentes e tudo o mais que realmente a tornam na preferida de uma grande parte dos profissionais.

IMG_7520

Características principais

  • CMOS de 20,2 megapixels
  • Sensor grande para máximo controlo sobre a profundidade de campo
  • Grandes fotografias em condições de baixa luminosidade
  • Disparo contínuo
  • Escolha de pontos AF para um enquadramento criativo
  • Poderoso processamento DIGIC
  • Visualização grande e nítida da cena
  • Ecrã brilhante de grande dimensão para uma visualização com maior nitidez
  • Modo Alta Gama Din.
  • Combine vários fotogramas numa única imagem
  • filmes impressionantes em 1080p
  • Marque as suas imagens com dados sobre o local
  • Partilhe as suas imagens e controle a sua câmara através de Wi-Fi
  • Edite e processe imagens RAW na câmara
  • A mais vasta gama de objectivas

EOS-6D-SIDE-LEFT-TERMINALS

fotos originais de João Gata sem qualquer tipo de edição

 

SENSOR DE IMAGEM

Tipo

CMOS 36 x 24 mm

Pixels Efectivos

Aprox. 20,2 megapixels

Pixels Totais

Aprox. 20,6 megapixels

Aspecto

3:2

Filtro “Low-Pass”

Incorporado/fixo com revestimento de fluorite

Limpeza do Sensor

Sistema de limpeza integrado EOS

Tipo do Filtro de Cor

Cor Primária

OBJECTIVA

Encaixe da Objectiva

EF (exclui objetivas EF-S)

Distância Focal

Equivalente a 1,0x a distância focal da objetiva

FOCAGEM

 

Tipo

TTL-CT-SIR com um sensor CMOS dedicado

Sistema AF/Pontos

11 pontos (tipo cruzado de f/5,6 no centro, sensibilidade adicional a f/2,8)

Intervalo de funcionamento AF

EV – 3 – 18 (a 23 °C e ISO 100)

Modos AF

AI Focus
One Shot
AI Servo

Selecção de Ponto AF

Seleção automática
Seleção manual
Os pontos AF podem ser selecionados separadamente para disparar na vertical e na horizontal

Visualização do ponto AF seleccionado

Sobreposto no visor e indicado na parte superior do LCD e no ecrã de controlo rápido.

Bloqueio AF

Bloqueado quando carregar até meio no botão do obturador no modo One Shot AF ou quando carregar no botão AF-ON.

Luz auxiliar AF

Emitido por um flash Speedlite dedicado, opcional

Focagem Manual

Selecionada na objetiva

Microajuste AF

C.Fn II-9
+/- 20 passos (zoom com definição ampla e à distância)
Ajusta todas as objetivas ao mesmo valor
Ajusta até 40 objetivas individualmente
Ajustes das objetivas lembrados por número de série

CONTROLO DA EXPOSIÇÃO

Modos de medição

Medição TTL de abertura completa com SPC de dupla camada de 63 zonas
(1) Medição matricial (ligada a todos os pontos AF)
(2) Medição parcial (aprox. 8% do visor no centro)
(3) Medição pontual (aprox. 3,5% do visor no centro)
(4) Medição ponderada com predominância ao centro

Intervalo de Medição

EV 1 – 20 (a 23 °C com objetiva 50 mm f/1,4 ISO 100)

Bloqueio AE

Automático: No modo 1-shot AF, com medição matricial, a exposição é bloqueada quando se atinge a focagem.
Manual: utilizando o botão de bloqueio AE nos modos da zona criativa.

Compensação de Exposição

‘+/-5 EV em incrementos de 1/3 ou 1/2 pontos (pode ser combinado com AEB).

AEB

2, 3, 5 ou 7 disparos +/-3 EV em incrementos de 1/3 ou 1/2 pontos

Sensibilidade ISO*

O ISO automático (100-25 600), 100-25 600 (em incrementos de 1/3 pontos ou completos)
pode ser expandido para L: 50, H1: 51 200 e H2 102 400
Durante a gravação de filmes: o ISO automático (100-12 800), 100-12 800 (em incrementos de 1/3 pontos ou completos) pode ser expandido para H: 25 600

OBTURADOR

 

Tipo

Obturador de plano focal, controlado eletronicamente

Velocidade

30-1/4000 seg. (incrementos de 1/2 ou 1/3 pontos), Bulb (Intervalo total de velocidade do obturador. O intervalo disponível varia conforme o modo de disparo)

BALANÇO DE BRANCOS

 

Tipo

Equilíbrio de brancos automático com o sensor de imagem

Definições

AWB, Luz do dia, Sombra, Nublado, Tungsténio, Luz
fluorescente branca, Flash, Personalizado, Definição da Temperatura da Cor.
Compensação de equilíbrio de brancos:
1. Azul/Âmbar +/-9
2. Magenta/Verde +/-9.

Balanço de Brancos Personalizado

Sim, pode ser gravada 1 definição

Variação WB

‘+/-3 níveis em incrementos de um nível
3 imagens enquadradas por libertação do obturador.
Desvio selecionável Azul/Âmbar ou Magenta/Verde.

VISOR

Tipo

Pentaprisma

Cobertura (Vertical/Horizontal)

Aprox. 97%

Ampliação

Aprox. 0,71x¹

Ponto de visão

Aprox. 21 mm (a partir do centro da ocular da objetiva)

Correcção de Dioptrias

‘-3 a +1 m-1 (dioptria)

Ecrã de Focagem

Intermutável (3 tipos, opcional). Ecrã de focagem standard mate de precisão Eg-A II

Espelho

Meio espelho de retorno rápido (transmissão: rácio de reflexo de 40:60, sem obstrução do espelho com EF600 mm f/4 ou inferior)

Informação no Visor

Informações AF: pontos AF, luz de confirmação de focagem.
Informações de exposição: velocidade do obturador, valor da abertura, velocidade ISO (sempre visível), bloqueio AE, nível de exposição/compensação, círculo de medição pontual, aviso de exposição, AEB.
Informações de flash: Flash pronto, sincronização a alta velocidade, bloqueio FE, compensação da exposição do flash.
Informações da imagem: prioridade do tom de destaque (D+), sequência máxima de disparos (visor com 2 dígitos), informações
do cartão
Verificação da bateria: informações de composição
Nível eletrónico
Símbolo de aviso: apresentado se for definido qualquer dos seguintes: monocromático, correção de equilíbrio de
brancos, velocidade ISO expandida ou medição pontual.

Pré-visualização de profundidade de campo

Sim, através do botão de pré-visualização de Profundidade de Campo.

Obturador da ocular

Na correia

LCD

 

Tipo

Clear View TFT com 7,7 cm (3,0″), aprox. 1 040 000 pontos

Cobertura

Aprox. 100%

Ângulo de Visão (horizontal/vertical)

Aprox 170°

Revestimento

Antirreflexo duplo

Ajuste do Brilho

Ajustável a um de sete níveis

Opções de Visualização

(1) Ecrã de controlo rápido
(2) Definições da câmara
(3) Nível eletrónico

FLASH

 

Modos

Flash Automático E-TTL II, Medição Manual

Sinc. X

1/180 seg.

Compensação da Exposição do Flash

‘+/- 3 EV em incrementos de 1/2 ou 1/3

Variação da Exposição do Flash

Sim, com Flash Externo compatível

Bloqueio da Exposição do Flash

Sim

Sincronização da Segunda Cortina

Sim

Base/Terminal para PC

Sim/ Não

Compatibilidade do Flash Externo

E-TTL II com Speedlites da série EX, suporte de multiflash sem fios (com acessório opcional)

Controlo do Flash Externo

através do ecrã de menu da câmara

DISPARO

 

Modos

Cena automática inteligente, Sem flash, Automático criativo, Retrato, Paisagem, Grande plano, Desporto, Retrato noturno, Cenário noturno sem tripé, Controlo de contraluz HDR, Programa AE, Prioridade de obturador AE, Prioridade de abertura AE, Manual

Picture Styles

Automático, Standard, Retrato, Paisagem, Neutro, Fiel, Monocromático, Definido pelo Utilizador (x3)

Espaço de Cores

sRGB e Adobe RGB

Processamento de Imagem

Prioridade Tom de Destaque
Optimizador de iluminação automático (4 definições)
Redução de ruído de longa exposição
Redução de ruído em sensibilidades ISO elevadas (4 definições)
Redução de ruído em disparos múltiplos
Correção automática da iluminação periférica da objetiva
Correção de aberração cromática
Redimensionar para M, S1, S2 ou S3
Processamento de imagens RAW – apenas durante a reprodução de imagens
Exposição múltipla
Imagens HDR

Modos de avanço

Único, Contínuo, Temporizador (2 seg. + remoto, 10 seg. + remoto), Disparo individual silencioso, Disparo contínuo silencioso

Disparos Contínuos

Máx. Aprox. 4,5 fps. (velocidade mantida até 1250 imagens (JPEG)¹² ou 17 imagens (RAW))³ (com cartão UHS-I)²

MODO LIVE VIEW

Tipo

Visor eletrónico com sensor de imagem

Cobertura

Aprox. 100% (na horizontal e na vertical)

Taxa de Fotogramas

30 fps

Focagem

Focagem Manual (Ampliar a imagem 5x ou 10x em qualquer ponto do ecrã)
Focagem automática: Modo rápido, Modo Direto, Modo de deteção de rosto direto

Medição

Medição matricial em tempo real com sensor de imagem
O tempo da medição ativa pode ser alterado

Opções de Visualização

Sobreposição de grelha (x3), histograma, rácios de aspeto, nível eletrónico

TIPO DE FICHEIRO

Tipo de Imagem Fixa

JPEG: Fina, Normal (compatível com Exif 2.21 [Impressão Exif]) / Regra de design para o sistema de Ficheiros da Câmara (2.0),
RAW: RAW, M-RAW, S-RAW (14 bits, RAW original da Canon 2.ª edição),
compatível com Formato de Ordem de Impressão Digital [DPOF] Versão 1.1

Gravação simultânea de RAW+JPEG

Sim, é possível qualquer combinação de RAW + JPEG, M-RAW + JPEG, S-RAW + JPEG.

Formato da Imagem

JPEG: (L) 5472×3648, (M) 3468×2432, (S1) 2736×1824, (S2) 1920×1280, (S3) 720×480
RAW: (RAW) 5472×3648, (M-RAW) 4104×2736, (S-RAW) 2736×1824

Tipo do Filme

MOV (Vídeo: H.264 Intra frame/inter frame, Som: PCM linear, o nível de gravação pode ser ajustado manualmente pelo utilizador)

Formato do Filme

1920 x 1080 (29,97, 25, 23,976 fps) intra ou inter frame
1280 x 720 (59,94, 50 fps) intra ou inter frame
640 x 480 (59,94, 50 fps) inter frame

Duração do Filme

Duração máxima de 29 min. e 59 seg.

Pastas

Podem ser selecionadas e criadas manualmente novas pastas

Número de Ficheiro

(1) Numeração consecutiva
(2) Reinício automático
(3) Reinício manual

OUTRAS CARACTERÍSTICAS

Funções Personalizadas

21 funções personalizadas

Etiqueta de Metadados

Informação sobre direitos de autor do utilizador (pode ser definida na câmara)
Classificação de imagens (0-5 estrelas), coordenadas GPS.

Painel LCD / Iluminação

Sim/ Sim

Resistência à Água/ Poeira

Sim (igual à EOS-1N)

Anotação de Som

Não

Sensor de Orientação Inteligente

Sim

Zoom de reprodução

1,5x – 10x

Formatos de Visualização

(1) Imagem única com informação (2 níveis)
(2) Imagem única
(3) Índice de 4 imagens
(4) Índice de 9 imagens
(5) Visor de Salto

Visualização Contínua

Seleção de imagens: Todas as imagens, por Data, por Pasta, Filmes, Fotografias, Classificação
Tempo de reprodução: 1/2/3/5/10 ou 20 segundos
Repetir: Ligado/Desligado

Histograma

Brilho: Sim
RGB: Sim

Alerta Destaque

Sim

Eliminação de Imagens/Protecção

Apagar: Imagem única, Todas as imagens na pasta, Imagens marcadas, imagens não protegidas
Proteção: proteção contra eliminação imagem a imagem

Categorias de Menu

(1) Menu de disparo (x6)
(2) Menu de reprodução (x3)
(3) Menu de configuração (x4)
(4) Menu Funções Personalizadas
(5) Meu Menu

Idiomas de Menu

25 idiomas
Inglês, alemão, francês, neerlandês, dinamarquês, português, finlandês, italiano, norueguês, sueco, espanhol, grego, russo, polaco, checo, húngaro, romeno, ucraniano, turco, árabe, tailandês, chinês simplificado, chinês tradicional, coreano e japonês

Actualização de Firmware

Atualização possível pelo utilizador.

INTERFACE

Computador

Hi-Speed USB

Outros

Minissaída HDMI, saída de vídeo (PAL/ NTSC), microfone externo (minitomada estéreo)

DIRECT PRINT

Impressoras Canon

Impressoras fotográficas compactas e impressoras PIXMA que suportem PictBridge da Canon

PictBridge

Sim, compatível com PictBridge (USB e LAN sem fios)

ARMAZENAMENTO

Tipo

Cartão SD, SDHC ou SDXC (UHS-I)

SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS

PC e Macintosh

Windows XP, incluindo SP3/Vista, incluindo SP1 e SP2 (excluindo a Starter Edition)/7 (excluindo a Starter Edition)
OS X v10.6-10.7 (requer um processador Intel)

SOFTWARE

Procurar e Imprimir

ImageBrowser EX

Processamento de Imagem

Digital Photo Professional

Outros

PhotoStitch, EOS Utility (inc. Remote Capture), Picture Style Editor

FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Bateria

Bateria de iões de lítio recarregável LP-E6 (fornecida)

Duração da Bateria

Aprox. 1090 (a 23 °C, AE 50%, FE 50%)¹
Aprox. 980 (a 0 °C, AE 50%, FE 50%)

Indicador de Carga da Bateria

6 níveis + percentagem

Poupança de energia

Desliga-se ao fim de 1, 2, 4, 8, 15 ou 30 minutos.

Fonte de Alimentação e Carregadores de Bateria

Kit do transformador de CA ACK-E6, Carregador de baterias LC-E6, Carregador de baterias para veículos CBC-E6

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Materiais do Corpo

Proteções frontais e traseiras do corpo em liga de magnésio. Tampa superior em policarbonato

Ambiente de Funcionamento

0 – 40 °C, 85% de humidade ou menos

Dimensões (L x A x P)

144,5 x 110,5 x 71,2

Peso (só o corpo)

Aprox. 755 g (padrão de teste CIPA, incluindo bateria e cartão de memória)

ACESSÓRIOS

Visor

Apoio ocular Eb, Objetiva de ajuste de dioptrias da série E com encaixe de borracha Eb, Extensor da ocular EP-EX15, Ecrãs de focagem Eg (com grelha Eg-D, Mate de superprecisão Eg-S), Visor angular C

Transmissor de Ficheiros Sem Fios

Incorporado

Objectivas

Todas as objetivas EF

Flash

Canon Speedlites (90EX, 220EX, 270EX, 270EX II, 320EX, 420EX, 430EX, 430EX II, 550EX, 580EX, 580EX II, 600EX, 600EX-RT, Macro-Ring-Lite, MR-14EX, Macro Twin Lite MT-24EX, Transmissor Speedlite ST-E2, Transmissor Speedlite ST-E3-RT)

Punho de Bateria

BG-E13

Telecomando

Telecomando com contacto tipo N3, telecomando sem fios LC-5, telecomando RC-6

Outros

Correia de pulso E2, GP-E2

Ampliação

¹ Com objetiva de 50 mm ao infinito, -1m-1 dpt

Disparos Contínuos

¹ Resolução Grande/Fina (Qualidade 8)
² As capacidades máximas de fps e memória intermediária podem ser inferiores dependendo das definições da câmara e do nível de luz
³ Com base em condições de teste da Canon, JPEG, ISO 100, Standard Picture Style. Varia em função do motivo, da marca e da capacidade do cartão de memória, da qualidade de gravação da imagem, da sensibilidade ISO, do modo de avanço, do Picture Style, das Funções personalizadas, etc.

Duração da Bateria

¹ Com base na Norma CIPA e utilizando as baterias e o formato de cartão de memória fornecidos com a câmara, salvo indicação em contrário
  • *Índice de Exposição Recomendado
  • Todos os dados têm por base os métodos de teste standard da Canon, salvo indicação em contrário.
  • Sujeito a alterações sem aviso prévio.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *